As câmeras mirrorless têm conquistado o coração e o bolso de muitos fotógrafos. Por ser leve, e, muitas vezes, ter uma dinâmica melhor no quesito de granulação (iso elevado); elas se tornaram o desejo de consumo de muitos fotógrafos. Mas, talvez esse não seja o melhor momento para comprar uma câmera mirrorless. Quer saber por quê? ¯\_(ツ)_/¯

Motivos para não comprar uma câmera mirrorless

Primeiro Motivo

A manutenção da câmera mirrorless é trabalhosa. Não tem local especializado, peças para substituição e pessoas especializadas nelas. E a previsão para esse mercado de manutenção surgir não é das mais animadoras, deve demorar um bocado para que assistências de qualidade surjam no Brasil.

Segundo Motivo

O processamento do RAW é mais lento. Não se sabe ao certo qual o parâmetro e o que provoca isso, mas é comum entre os fotógrafos que usam câmera mirroless a reclamação que o processamento do RAW no lightroom é mais lento depois que começou a usar as pequenas câmeras.

Terceiro Motivo

A forma de trabalhar com uma câmera mirrorless é bem diferente de uma DSLR. É preciso uma adaptação geral para a mudança de equipamento; a imagem simulada é diferente, o posicionamento dos botões também mudam e é preciso manter a agilidade para sustentar a qualidade do click no momento certo com as configurações perfeitamente ajustadas.

Quarto Motivo

A mudança das objetivas. Será preciso trocar todas as lentes para conseguir um bom resultado. Existe a galera que usa sony e se arrisca nos metabones, mas não faz muito sentido querer uma câmera mais leve para usar metabones com uma 70-200. Será preciso uma média de pelo menos o investimento de R$ 10.000,00 na substituição das lentes. Será que essa é a prioridade da sua empresa no momento?

Quinto Motivo

A sua câmera guerreira não vai desaprender a fotografar. A sensação que temos quando vemos novos equipamentos sendo lançados é que os nossos estão deixando de funcionar tão bem e que são insuficientes, mas a tua câmera vai continuar fazendo fotos tão boas quanto as que foram feitas semana passada.

Além disso, é melhor investir em conhecimento do que em equipamento em diversas situações. É o conhecimento que vai te fazer fotografar muito melhor, independente do equipamento.

E você, o que acha disso? Deixe aqui nos comentários o que você pensa e, se tiver alguma experiência com as mirrorless, conta pra gente!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

Para saber mais sobre o tema assista: