fotologia

Fotologia 031 – Dicas de contratos para fotógrafos

  • CONVIDADO

12 de junho de 2016

Contratos, muitos fotógrafos não gostam de falar sobre a parte jurídica da profissão, mas o fato é que os contratos são parte fundamental das negociações dos trabalhos. Seja para garantir os direitos do fotógrafo e do cliente, ou pra proteger o que foi combinado entre as partes, esse documento polêmico é a peça chave para garantir noites mais tranquilas para os profissionais. Mas como elaborar um contrato específico para os trabalhos fotográficos? Que cláusulas colocar? O que é justo pedir e fazer? Ouça esse papo com o advogado Rodrigo Terra e saiba como ficar mais protegido e seguro com suas fotos. 😉

O FOTOLOGIA VEM ATÉ VOCÊ COM APOIO DE:

Indimagem S2

seox logo fotologia

LINKS CITADOS NO EPISÓDIO:

PRÊMIO INDIMAGEM FOTOLOGIA: Tema – Mãe – ENCERRADO

Novo Tema: Bailando!

Data limite: 10/08/2016

Regras:
– Imagens de no máximo 1MB de tamanho
– Envio somente para contato@fotologia.net
– Assunto do e-mail: “Prêmio Indimagem”
– Apenas uma imagem por fotógrafo
– Sem marca d’água na imagem
– Sem nome do fotógrafo no nome do arquivo
– Fotos em anexo no e-mail, não inseridas dentro do corpo da mensagem

Envie suas fotos para nosso e-mail contato@fotologia.net e concorra a um Fotolivro Premium da Indimagem e o prestígio do Fotologia. =)

ADICIONE NOSSO FEED: 

http://www.fotologia.net/feed/podcast

SUGESTÕES, CRÍTICAS E DÚVIDAS:

contato@fotologia.net

Whats do Fotologia: +55 (54) 9166-1840

DURAÇÃO: 96 min

EDITOR: Leonardo Amaro (Aerolitos.com.br)

ASSINE O PROGRAMA GRATUITAMENTE:
Assine no seu celular e receba os episódios automaticamente (clique aqui e assista um video ensinando) ou aperte o botão PLAY abaixo para ouvir esse programa. Você também pode fazer download do arquivo no formato MP3 clicando em BAIXAR abaixo do player (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como). Mais abaixo também existem opções para assinar em iPhones e Androids.

Para Androids recomendamos o App CastBox

  • Fernando Espinosa Souza

    Ótimo podcast.. Acredito que até fotógrafos conceituados podem pecar nesse assunto também… Eu tenho a fotografia como segundo ofício, nos finais de semana. Basicamente trabalho com eventos de dança. E SEMPRE trabalho com contrato com os organizadores. Porém, a questão do uso de imagem ainda é um problema, no meu ponto de vista. Atualmente tenho uma cláusula que autoriza o uso de imagem de TODOS os participantes do evento. Só que o contrato não é assinado por todos os bailarinos. Isso invalida a autorização. Ou posso transferir a responsabilidade dessa autorização para os organizadores? Mais uma vez parabéns pelo podcast.

    • Fotologia Podcast

      O melhor seria pegar a autorização individual, mas você pode pegar a autorização com os organizadores, pois os bailarinos sabem que o evento está sendo fotografado. Para divulgação no Facebook e no seu portfolio não tem muito problema, mas se você for usar qualquer imagem dessas comercialmente, então deve ter a autorização explícita do bailarino que aparece na foto. Abraço

  • Jean Garioli

    Boa tarde pessoal,
    uso o App Castbox Android para ouvir o Podcast porém o mesmo demora muito atualizar quando vocês postam um novo episódio.

    • Fotologia Podcast

      Oi Jean, demora pra baixar o episódio? Ou demora pra aparecer o episódio novo? Nosso programa é semanal e você sempre deve conferir na segunda-feira. Também deve conferir se o aplicativo não está configurado pra funcionar apenas no wi-fi. Abraço

      • Jean Garioli

        Demora aparecer novos episódios!
        Utilizo Wifi para download.
        Vou analisar melhor na próxima segunda. Abs

  • Uendeson Da Costa Rodrigues

    Nossa! ouvindo esse posdcast vejo que meu contrato é bem completo… tudo que falaram eu já abordo em meu contrato.. não é atoa que ele tem 5 pag. Achei sensacional essas informações.. pq, tinha no contrato mas, não sabia o que estava digamos “certo ou errado” em abordar no contrato.

  • Larissa Passos

    Valeu meninos…Muito bom este podcast!!! E sobre outros temas? ex: festa infantil, ensaios, etc….podemos usar o mesmo contrato? Alterando apenas as informações especificas? mandem um beijo pra galera do Congresso de Vitória!! =) rsrs

    • fotologiacast

      Oi Larissa, obrigado pela mensagem. =)
      O contrato deve ser elaborado para poder ser elaborado em eventos diferentes sim, mas o advogado é que deve orientar sobre os dados a serem alterados em cada situação.
      Enviaremos o abraço no programa 33. 😉