“Precisa ser DITO e Precisa ser FEITO!” Esse é um mantra poderoso que pode te ajudar a mudar a dinâmica do teu negócio!

Precisa ser dito

A gente tem a mania de achar que chefe bonzinho é aquele que aceita tudo e que não corrige. Mas, na prática, não é bem assim que funciona. Falar para as pessoas o que você espera que elas façam é uma dica e tanto para fazer o gerenciamento do seu trabalho correr bem.

Chefe bonzinho x Chefe responsável

Por exemplo, você está com um freelancer num casamento e ele está usando o seu equipamento. Mas não está cuidando bem dele – câmera sem lente ou tampa, leds bagunçados, pilhas desorganizadas e por aí vai. O jeito de resolver isso é conversando com o freela e pedindo para que ele cuide melhor, pode ser até mesmo que ele não tenha sido “ensinado” como cuidar bem do equipamento. Depois que você FALA o que precisa ser DITO, você tem autoridade sobre o assunto e as pessoas vão te respeitar por isso. Mas se você prefere deixar pra lá por ser legalzinho, vai ter uma hora em que a bomba vai estourar e a pessoa reclamada vai gostar nenhum pouquinho de receber a correção.

Sobre o óbvio

Outra coisa que temos o costume de desconsiderar é o óbvio, até ele mesmo precisa ser dito. Sempre que se pressupõe que o outro sabe de algo, surgeuma lacuna. Você acha que ele sabe, mas isso não é uma certeza.

Pra você ter autoridade sobre algo, é preciso que até mesmo o óbvio seja dito. Por exemplo, é óbvio que a pessoa responsável pela limpeza do studio deve varrer o chão numa determinada frequência. Mas se você vê que não tem ocorrido assim, você deve falar . Nunca podemos ficar presumindo que uma hora ou outra as coisas vão se ajustar.

Ser justo

Não é justo repreender alguém por algo que nem sabe se está fazendo errado (ou sabe que é errado, mas não foi alertado). O chefe bonzinho, que tapeia os funcionários, dificilmente consegue gerenciar uma equipe com igualdade e justiça. Mas aquele que é responsável com o compromisso de fazer a equipe funcionar bem vai falar o que precisa ser dito e fazer o que precisa ser feito.

Resolva, não fique reclamando

Quando você fala, as coisas começam a se resolver. Uma conversa simples com o pessoal do vídeo pode melhorar o posicionamento de cada um para aprimorar o resultado. Um breve diálogo com a cerimonialista resolve questão de estacionamento e etc. Isso sim é uma solução para o problema, ficar reclamando “dos caras do vídeo” não adianta muita coisa na hora do evento. :/

Precisa ser feito

Quando alguma coisa foge daquilo que a gente gosta de trabalhar, reclamar e usar isso como desculpa também não resolve o problema. Meter a mão na massa e fazer é o que ajuda as coisas funcionarem de verdade. Você é um chefe responsável para com a sua equipe, que sempre fala o que é necessário. Então, se você também fizer o que precisa ser feito pode ter certeza que o seu negócio está no caminho certo!

Viu uma iluminação ruim?! Desenrola led ou algum flash e coloca a coisa pra funcionar.

Gostou desse texto?! Assista também o vídeo sobre o assunto! hahaha

 

Não deixe as coisas para depois, mas aja logo! Com certeza o resultado vai ser vem melhor!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net