Imagina só ter todo o equipamento que sempre sonhou?! Uma loucura, né?

compartilhar equipamento não é uma ideia tão louca assim! haha

Futurologia

Antes que você pense, não é uma galera louca tentando prever o futuro com uma bola de cristal haha. Mas é um pessoal que estuda cientificamente a sociedade e busca compreender qual a tendência para o quem vem por aí e como será que tais coisas ocorrerão. Numa palestra desse pessoal, discutiam sobre a posse e o uso das coisas.

A furadeira

Imagina só isso: você tem uma furadeira em casa (ou seu pai, pelo menos haha) e ela serve para pendurar uns quadros e tal, talvez em algum ajuste de móveis. Mas quantas vezes você usa a furadeira no período de um ano? :/ Quase nada.

Hoje, a gente tem muito a ideia de que precisamos possuir objetos para realizar algumas coisas. Anos atrás, era ultra comum alguém casar e ter uma furadeira nos itens da casa, mesmo não sendo muito usada.

Enfim, imagina essas outras situações: um condomínio ter uma furadeira (que a galera toda pagou) e cada pessoa podendo usar quando fosse necessário; ou talvez alguém “compartilhar” a furadeira com o pessoal de uma rua inteira. No lugar de pensar no bem da furadeira, que tal pensar numa posse coletiva para fazer alguns serviços?!

Uma coisa que podemos notar isso é através do Uber. Muita gente está preferindo aderir ao serviço do que ter todos os gastos necessários para comprar e sustentar um carro. Dependendo da quantidade do uso, não faz sentido pagar IPVA, seguro e manutenção enquanto se pode locomover de Uber ou de táxi por um valor bem menor.

Imagina só isso funcionando para fotógrafos?! Que tal compartilhar equipamento?!

Essa é a ideia que queremos compartilhar com você! Imagina só ter todas as objetivas da Canon (35mm, 1.4; 85mm, 1.2; 50mm, 1.2; 70-200mm, 2.8 e por aí vai!), seria bacana, né?

Se você pensar, seria possível comprar todo esse equipamento se talvez juntasse um grupo de fotógrafos e compartilhasse todo o material.

Antes que você pense que na sua idade não funcione e blá blá blá. Vamos explicar mais uma situação haha.

O que o Gustavo notou

O Gustavo já dialogou num grupo de 7 fotógrafos de sua região sobre equipamentos e viu que todo mundo tinha uma 70-200mm para usar quando precisasse. Mas a gente sabe que não é todo dia que todos usam a 70-200mm, nem é todo dia que todos tem trabalho. Provavelmente, o grupo inteiro já estaria resolvido apenas com 2 ou 3 das objetivas mencionadas e com um pouco de organização todo o grupo estaria satisfeito e com uma redução gigantesca de gasto. E com a grana que “sobrou” poderia investir em diversas outras lentes e aumentar as opções.

A mesma coisa também poderia funcionar para corpos de câmera, flashs e diversos outros equipamentos.

Tem galera pelo mundo que monta uma espécie de associação para comprar o equipamento e os participantes pagam apenas uma mensalidade para a manutenção e seguro.

Então, no mundo que vivemos hoje, é inteligente pensar em dividir os custos. Se todo mundo ajuda a pagar e for galera honesta, certeza que todo mundo deve cuidar bem. Isso é pensar racional.

Pense de maneira compartilhada, isso é o futuro! Unidos somos mais fortes!

(mesmo não sendo esse o objetivo da indústria de equipamentos, afinal, eles querem vender o máximo possível, até mesmo o que é desnecessário).

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net25

vídeo sobre o assunto:25