Afinal, o que é que diferencial um fotógrafo profissional de um fotógrafo amador?

Só uma pequena observação: não é a qualidade do trabalho de cada um! Haha

Achamos que o fotógrafo profissional é aquele que tem um trabalho de nível alto e o amador está começando a desenvolver a arte da fotografia, mas não é bem assim. Tanto um profissional como um amador tem condição de fazer um trabalho incrível.

O que diferencia um fotógrafo profissional de um amador?

O amador faz fotos incríveis quando ele consegue e quando ele quer. Já um fotógrafo profissional tem que fazer fotos incríveis todos os dias.

Então, se você quer aprender a ser um fotógrafo profissional é preciso aprender a técnica, a mexer bem numa câmera, além de ter um bom processo criativo para fazer fotos incríveis todos os dias. Afinal, é por isso que os clientes vão te pagar para isso.

Outra coisa importante de lembrar é sobre a mistura de paixão e profissão. O amador pode fazer as coisas sempre do jeito que ele quer e no momento que desejar, sem responsabilidade.

E o que muda na prática?

Quando você profissionaliza, você transforma a paixão em trabalho. E essa palavra trabalho traz muitas responsabilidades junto. Então, você vai ter que fazer várias coisas para atender as expectativas dos outros, além da sua. Trabalhar com fotografia significa que você vai precisar focar bem no cliente e saber administrar isso – a fotografia não é mais só autoral. Se não está pronto para isso e quer só paixão e diversão com a fotografia, é melhor deixar só como hoobie. 😛

Resuminho

Para entender melhor: observa só essa tabela 😛

Profissional Amador
Paixão x x
Trabalho Incrível x x
Expetativa do Cliente x

 

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

Por: Rebecca Martins