O assunto de hoje é o melhor marketing que existe, mas que tem nada a ver com publicidade. Dá pra acreditar?!

Muita gente pensa que marketing é publicidade, divulgação, é só se mostrar para o mercado, que isso é fazer o melhor marketing.

Isso não é fazer marketing

Marketing, na verdade, é solucionar problemas. Essa é a melhor definição de marketing que podemos encontrar.

É tudo aquilo que você pode fazer pra entregar valor pra alguém, ou seja, entregar soluções, entregar aquilo que a pessoa está procurando. Essas são as soluções que a gente busca para ter um bom marketing.

Então, você já entendeu que o melhor marketing que existe é resolver problemas!

Resolver problemas

O melhor marketing que você pode fazer pra sua empresa, para os seus negócios e pra tudo aquilo que você coloca comercialmente na sua vida é ser um resolvedor de problemas. Se você for alguém que resolve problemas, se você for alguém que cumpre o que promete, esse é o melhor marketing possível. Dessa forma, você vai se tornar conhecido, as pessoas vão falar de você, e as pessoas vão confiar em você.

As pessoas passam a confiar e, quando as pessoas confiam, elas indicam. E essa é a famosa indicação “boca a boca”, que é uma das ferramentas mais poderosas para fazer seu nome crescer dentro no mercado e trazer novas oportunidades de negócios pra você.

Você não faz ideia da quantidade de profissionais dentro do mercado que ao invés de serem solucionadores de problemas são criadores de problemas.  E eles não fazem a menor ideia disso.

Quando é que um fotógrafo pode ser um criador de problema?

Quando ele não entrega as fotos no prazo que prometeu pra noiva. Quando ele cria caso dentro do casamento por alguma questão que a noiva não tinha nada a ver. Quando ele não tranquiliza a noiva nas reuniões orientando ela para que ela faça as melhores escolhas. Quando ele, dentro do casamento, não oferece soluções para ela que vão além do só fotografar. Quando o fotógrafo não tem essa atitude proativa ou quando ele está sendo um criador de problemas e em diversas outras coisas.

Enfim, tem uma série de fatores que podem transformar o fotógrafo num criador de problemas. E enquanto o cara for um criador de problemas o marketing dele vai andar mal, o nome dele vai andar mal no mercado.

E quando tem problema? O que fazer?!

Mesmo quando você teve um problema junto ao seu cliente. Se, por exemplo, aconteceu alguma coisa e você não conseguiu cumprir o prazo. Existe uma pesquisa que mostra que, muitas vezes, o cliente para o qual você resolveu algo e se empenhou em resolver logo,  esse cliente que você ajudou continua a te indicar mais do que aquele cliente que só teve a expectativa satisfeita.

Então, uma grande dica pra você é sempre tentar superar as expectativas resolvendo problemas, assim você pode ter certeza que o seu marketing vai ser maravilhoso, as pessoas vão falar de você e o seu nome vai crescer dentro do mercado e você vai ser indicado! o///

Sabe como é ser indicado por algo ser de qualidade, não só por ser barato? É isso que vai acontecer contigo!

E esse tipo de indicação só existe porque as pessoas confiam em quem resolve os problemas, e elas acabam indicando e acabam fazendo esse marketing do “boca a boca”.

Então, por favor, seja um resolvedor de problemas e SUCESSO com o melhor marketing! 😀

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto: