Onde investir ou aplicar suas economias?

Aplicações, investimentos – você sabe onde guardar? Pois é, não é na sua poupança!

Você já viu o vídeo sobre como administrar o valor recebido pelos teus produtos (texto sobre)? Uma das fases lá colocada trata exatamente sobre o que vamos falar por aqui, só que agora vamos explicar detalhadamente.

1 – Nunca deixe o seu dinheiro parado

Dinheiro parado perde valor, então não é bacana deixar dentro do colchão ou lá no porquinho do armário – nem mesmo na tua conta corrente.

A inflação vai diminuindo o poder de compra de suas economias. Por exemplo: se ela subir em 10% num ano, pode significar que 1000 produtos x que você comprava em janeiro só signifique 900 produtos x no mês de dezembro. Ou seja, vai enfraquecendo e morrendo.

2 – Não deixe o seu dinheiro na poupança

É quase consenso da sociedade que o correto é colocar o dinheiro na poupança para render mensalmente. Mas não é bem assim que funciona no Brasil, claro que vai render um pouquinho, mas a poupança rende bem menos que a inflação. Significa que o dinheiro continua enfraquecendo. Em 2016, a inflação foi de 8,5% e os juros da poupança rendeu numa média de 6%, então você ainda perderia por volta de 2%.

3 – Aplique suas economias no tesouro direto

Tesouro direto é uma aplicação em que você compra um título e empresta dinheiro para o governo e ele paga juros sobre o emprestado. Por ser um investimento com o tesouro nacional, é uma das alternativas mais seguras.  Você vai receber o valor corrigido pela inflação e ainda mais uns jurinhos – o seu dinheiro vai estar ganhando força! Além de poder aplicar a partir de R$ 30,00!

Obs: mais uma dica é optar pela aplicação do tesouro SELIC, que te dá liquidez diária e funciona bem para objetivos de curto prazo. Isso é importante para dinheiro que você precisa mexer corriqueiramente para o fluxo da tua empresa. Outra informação importante é que para o começo o ideal é deixar pelo menos 30 dias, para diluir algumas taxas de banco, imposto e etc.

Quer saber mais sobre aplicações e administração financeira?

Deixe aqui as sugestões nos comentários para a gente te ajudar a fazer teu dinheirinho render mais 😉

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto: