Mistificou-se que o arquivo em RAW é característico dos profissionais na fotografia e que o arquivo em JPEG é coisa de amador. Mas será que é assim mesmo que funciona? Qual o melhor arquivo para você?

RAW vs JPEG – melhor formato

Em situações em que o ambiente é controlado (há o manejo da luz, do balanço de branco e de direção), por que não usar o JPEG?! Já que o mesmo aperfeiçoa o fluxo de trabalho?

Em eventos, como casamentos, a iluminação é instável e a troca de ambientes é constante, o arquivo em RAW pode ser um grande facilitador. O RAW possibilita um maior ajuste de balanço de branco e correção da fotometria para a recuperação de um arquivo.

Fluxo de trabalho

Focando no fluxo de trabalho, sabemos que o processamento de um arquivo em RAW é bem mais demorado do que um JPEG, que já vem “revelado”. As câmeras atuais (canon, sony, fujifilm, Nikon, etc) possuem sensores de alta qualidade que produzem arquivos em JPEG excelentes. Tais aquivos que o Lightroom também proporciona a edição com maestria. Além de que muitos fotógrafos não tem a habilidade para editar em RAW (contraste, redução de ruído, brancos, sombras, etc) e chegam a uma foto com uma revelação péssima. Enquanto poderiam ter um trabalho muito melhor simplesmente por estarem usando as configurações pré-definidas que são aplicadas com muito equilíbrio no arquivo em JPEG.

O melhor arquivo para ser usado depende do que você for fazer, não do que as pessoas falam sobre ele.

Veredicto final:

Nas câmeras de hoje, principalmente quando se fala em mirrorless, é muito mais fácil enxergar na hora do click o balanço de branco e a fotometria. Então, em situações que dá para ir clicando e já verificando o resultado, o arquivo em JPEG pode ser bem mais viável.

Enfim, verifique o seu fluxo de trabalho e teste! Veja o que se encaixa com você sem medo, desapegue do misticismo do que outros fotógrafos falam sobre o JPEG e encontre o formato ideal para o seu modo de trabalhar

Materiais extra:

Presets para Lightroom gratuitos

Fotos da Fuji com Iso alto

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

 

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

Video sobre o assunto: