Se você quer conhecer excelentes trabalhos de alguns dos melhores fotógrafos do Brasil para se inspirar, aqui você vai encontrar algumas ótimas dicas. As proporções continentais do nosso país e a incomparável variedade da nossa cultura fazem com que, no Brasil, se encontrem profissionais reconhecidos em todos os ramos da fotografia, contando belas histórias em imagens.

Aliás, o trabalho de um grande fotógrafo é sempre contar uma história. Por isso, seja qual for segmento de atuação escolhido por ele, seus registros sempre podem nos mostrar belos enredos, que falam sobre o mundo, a vida e até sobre nós mesmos.

Dessa forma, preparamos uma lista com alguns nomes em evidência (e um bônus que puxa sardinha pro nosso lado, kkkkkk) para que você encontre boas referências e descubra mais sobre o trabalho de outros profissionais. Continue a leitura e confira! 🙂

PS: Essa é apenas uma primeira lista, para entregar algumas sugestões. Não colocamos links diretos para acesso aos fotógrafos, para que você possa buscar os nomes na Internet e ver quanta coisa legal encontra sobre cada um. No futuro pretendemos fazer mais, pois o Brasil realmente muito rico em fotógrafos excelentes, muitos dos quais já passaram aqui pelo Fotologia Podcast e merecem que você conheça seus trabalhos.

1. Sebastião Salgado

Nascido no interior de Minas Gerais no ano de 1944, esse é com certeza o profissional mais reconhecido da fotografia brasileira. Ganhador de inúmeros prêmios internacionais e com incontáveis publicações e exposições, é um nome que não poderia ficar de fora da nossa lista. Dedicado principalmente ao gênero documental / jornalístico, é reconhecido em todo o mundo como uma grande referência.

Seu trabalho ficou reconhecido, principalmente, por transmitir o sofrimento e as dificuldades vividas pelo ser humano ao redor do mundo, em condições de trabalho degradantes, guerras e fome. A natureza também está bastante presente em suas fotos. Ele tem a capacidade de levar o observador a se sentir tocado pelo que outras pessoas vivem.

2. Araquém de Alcântra

O catarinense de 66 anos é o maior expoente brasileiro da fotografia de natureza, tendo registrado todos os parques nacionais e produzido material para grandes publicações sobre o tema ao redor do mundo. Seu trabalho é bastante voltado para o registro dos fenômenos naturais e animais e tem como principal vocação levar o espectador à contemplação.

Com 44 livros publicados, alguns entre os mais vendidos no Brasil, é um dos profissionais brasileiros mais bem-sucedidos e de maior rentabilidade, e sua influência está presente entre o trabalho de grandes fotógrafos contemporâneos. Para quem tem interesse no registro do meio ambiente, ele é com certeza uma figura que não pode ser esquecida.

3. Wellington Fugisse

Esse jovem fotógrafo nordestino tem seu trabalho voltado especificamente para o registro do universo do matrimônio. As cerimônias, festas e a preparação dos noivos formam o elemento principal na constituição de suas imagens. Contando com várias premiações, é um dos profissionais brasileiros que podem servir como fonte de inspiração para aqueles que estão iniciando e buscam uma referência artística dentro do mercado de casamentos e fotos de casais.

Suas fotos têm como característica marcante o humor, a estética impecável e os elementos da natureza como criadores de drama em cena, seja pela contemplação de uma ampla paisagem ou pela interação com esses elementos. É possível perceber também o cuidado e atenção aos detalhes para se conectar aos sentimentos dos clientes no seu dia mais importante.

4. Bel Ferreira

Especializada em clicar bebês e crianças, essa fotografa conta com delicadeza, carinho e humor nos trabalhos e cria ambientes lúdicos e divertidos para algumas sessões. Os pequenos são clicados de forma excepcional e ficam ainda mais bonitinhos em fotos apaixonantes de se ver.

As cenas bem iluminadas e a direção competente dos ensaios valorizam os momentos e criam registros super interessantes. Vale a pena conferir o trabalho dessa incrível mulher!

5. Roni Sanches

No momento de atender um cliente é importante ter a capacidade de compreender suas expectativas. Esse profissional, que iniciou sua carreira na fotografia publicitária (principalmente nos segmentos da gastronomia e de natureza), tem essa característica e se tornou um grande sucesso comercial, focado em entregar o que os consumidores gostam de comprar.

Dedicado atualmente ao registro de crianças, bebês e gestantes, suas fotografias são marcadas pelo emprego de boas técnicas de captura e pós-produção, aliados a um marketing consistente e competente.

6. Maíra Erlich

A jovem fotógrafa Maíra tem em seu trabalho um viés documental e jornalístico. Suas fotos têm conteúdo com bastante profundidade e requerem uma maior contemplação e abstração para serem apreciadas. Uma bela construção estética, aliada a uma excelente percepção para captura da interação humana, são elementos marcantes em seu portfólio.

Além disso são também marcantes as imagens de cenas cotidianas que, ao apressado, podem parecer simples, mas que quando observadas com cuidado, revelam significados mais profundos do que aparentam ao primeiro olhar.

7. Nei Bernardes

Especializado em casamentos e com uma carreira dedicada a se conectar com pessoas para contar histórias originais e únicas, Nei é um dos melhores fotógrafos brasileiros desse tema. Referência absoluta para iniciantes e veteranos, faz imagens de tirar o fôlego, que muitas vezes provocam e emocionam.

Suas fotografias trazem ao observador o sentimento de empatia para com os integrantes das cenas registradas. Os noivos, suas famílias, seus sentimentos e suas histórias: tudo isso cabe e é valorizado e destacado nos cliques desse profissional.

Bônus. Irmãos Vanassi

Como bônus, não podemos deixar de recomendar os irmãos Eduardo e Gustavo Vanassi, que aparecem em listas entre os melhores fotógrafos brasileiros, principalmente devido ao reconhecimento do mercado por seu desempenho comercial e empreendedor, mas também por meio de suas várias premiações recebidas e publicações importantes para o mercado fotográfico brasileiro. Cada um dos dois tem seu próprio estilo e é possível perceber as nuances de suas personalidades na expressão de seus trabalhos e a forma que escolheram para superar os desafios da fotografia.

Eduardo Vanassi

Na produção do Eduardo é marcante a busca pela expressão estética e o cuidado com as poses e com a beleza daqueles que estão apresentados em cena. Através dos cliques ele tem a capacidade de envolver o espectador e criar nele empatia, por fotos que muitas pessoas gostariam de ter. Impossível não simpatizar com os sentimentos, poses e luzes retratadas por esse profissional.

Gustavo Vanassi

A riqueza de cores e algumas provocações estéticas são marcantes no trabalho do Gustavo. A característica mais interessante de suas fotos talvez seja seu senso experimental e a busca por registrar belos momentos, tentando usar técnicas óticas para gerar impacto, estranheza ou imersão. A beleza dos cenários e das pessoas é evidenciada por cliques muitas vezes simples, mas que ganham destaque por suas sutilezas.

Esses são alguns dos fotógrafos brasileiros que você pode conhecer se tem interesse pela arte da fotografia. Não foram escolhidos em ordem de importância nem baseados em um segmento específico, mas são pessoas que têm em seus trabalhos características especiais, que podem ser relevantes para qualquer fotógrafo.

O uso correto das técnicas, a capacidade de entrar no universo das pessoas fotografadas sem causar distúrbios e a habilidade de contar histórias utilizando os elementos visuais e as expressões individuais são indispensáveis para qualquer pessoa que busque criar fotografias únicas e com conteúdo digno de admiração.

Se você está interessado em ter a fotografia como meio de vida ou simplesmente é um entusiasta, vale muito a pena ficar por dentro do trabalho desses profissionais e buscar se inspirar na forma de transmitir uma visão que alguns dos melhores fotógrafos brasileiros tem.

Se você gostou e achou interessante conhecer um pouco mais alguns nomes de melhores fotógrafos do Brasil, compartilhe este texto nas suas redes sociais e deixe seus familiares e amigos informados sobre o cenário da fotografia brasileira. 🙂