Uma das diferenças cruciais entre os profissionais bem e mal-sucedidos é o uso correto da propaganda. Vivemos em um mundo de imagens e por elas somos bombardeados todos os dias. Sendo assim, é da maior importância fazer com que o seu trabalho se sobressaia, e o marketing para fotógrafos é uma opção a ser pensada.

O que realmente preocupa e coloca algumas pulgas atrás das nossas orelhas é o fato de que, para onde quer que viremos nossas cabeças, há sempre alguém tirando foto. Comida, gato, cachorro, selfie… fotos em todos os lugares! No entanto, sabemos que o simples ato de tirar uma foto não transforma aquele que a tirou em um fotógrafo!

Cursos, dedicação, desenvolver o talento para a arte da fotografia são etapas que demandam tempo e dinheiro. Quando você ingressa no mercado de trabalho, nada é mais justo que esperar uma retribuição que esteja à altura dos seus esforços, mas ela nem sempre acontece.

Investigar os motivos pode ser um trabalho interessante para um historiador ou sociólogo, mas, em relação às estratégias de marketing, você pode fazer alguma coisa. Preparamos este post para ajudar a potencializar seu trabalho. Continue a leitura e confira algumas maneiras de utilizar o marketing para fotógrafos a seu favor!

1. Esteja sempre em evidência

Trabalhar com a imagem é, sobretudo, atentar para a qualidade da mesma e sobre como ela está sendo divulgada no mercado. Ainda que você seja um ótimo fotógrafo e consiga capturar momentos como ninguém mais, você ainda precisa que outras pessoas vejam e reconheçam essa sua qualidade. Para crescer em seu negócio, é necessária a validação de outras pessoas.

Use a internet e as redes sociais a seu favor. Construa um portfólio online e mostre para seus amigos e conhecidos. Compartilhe no seu mural, faça postagens do seu trabalho, deixe que conheçam seus talentos. A propaganda interpessoal também é muito importante na manutenção de um negócio, afinal, ao gostarem do seu trabalho, automaticamente estarão falando bem dele.

2. Cobre o valor correto

Nem mais, nem menos: cobre o valor justo pelo seu trabalho. Fotografar não é apenas apertar um botão, fotografar é uma arte para a qual você estudou, pesquisou, sofreu para desenvolver suas habilidades e, portanto, não deve ser levada com pouco caso. Trata-se de um trabalho como qualquer outro e você deve ser o primeiro a valorizá-lo.

A pechincha faz parte do processo de oferta e demanda, mas você deve ser capaz de defender sua valia. Explique seus valores e mostre que eles são justos. Se o cliente realmente tiver interesse na contratação de um profissional sério e competente, vai compreender seu posicionamento.

3. Crie contatos profissionais

Ter conhecidos no seu meio profissional é muito importante para a carreira, afinal, além de poder trocar experiências, você também poderá criar uma rede de profissionais e possibilidades de trabalho. Ser visto é ser lembrado, como diz o ditado.

4. Não acumule trabalhos

Acumular trabalhos faz com que você pareça pouco profissional e desorganizado. Para evitar esse tipo de má impressão, saiba como fazer um planejamento que organize o tempo de trabalho sem precisar te sobrecarregar com horas extras excessivas.

Planeje o tempo gasto no trabalho tendo em mente o dia prometido da entrega e faça adiamentos apenas em último caso. Geralmente, quem solicita um serviço tem pressa em obtê-lo, seja por uma necessidade real ou pela simples ansiedade. De uma forma ou de outra, é importante que você cumpra sempre o que prometeu.

5. Fidelize seu cliente

Trabalhe a relação com seu cliente e você sempre será lembrado na hora da necessidade. Saiba ouvir o que ele imagina ser o trabalho desejado, dê sugestões que levem em consideração o que ele quer. Nunca ridicularize uma solicitação e tenha em mente que você está lidando com um leigo. Dessa forma, opiniões profissionais são esperadas.

Dê um prazo com alguns dias a mais para que você possa se precaver contra qualquer eventualidade e ainda entregar o trabalho na data prometida. Cogite a possibilidade de oferecer brindes em agradecimento por terem te escolhido para trabalhar no projeto, seja uma foto extra, ou algum mimo que se relacione com o trabalho.

6. Faça promoções

As promoções fazem parte das negociações e são maneiras de captar mais clientes e fidelizar os antigos. Divulgue essas promoções e faça com que elas alcancem um público amplo e diversificado. Nada chama tanto a atenção quanto uma promoção vigente.

7. Entenda os estágios do funil de vendas

O funil de vendas ou o pipeline é uma série de estratégias que visam à captação e à manutenção do cliente, desde o momento em que ele tem o interesse despertado pelo objeto até a compra. Essa estratégia prevê uma série de movimentos, sejam eles conscientes ou não, que o acompanham desde o despertar do desejo de obter o objeto até aquele da compra, às vezes até mesmo posterior a ela.

São três os estágios do funil de vendas: o primeiro é a etapa da consciência, em que o indivíduo ainda não está cogitando a possibilidade de uma compra ou nem mesmo reconhece a necessidade do objeto em questão. Nesse estágio, é importante despertá-lo para esse espaço vazio onde pode ser inserido o objeto de desejo.

No segundo estágio, o indivíduo reconhece que está lhe faltando algo e busca uma solução para o seu problema, incluindo aí a compra do serviço ou do objeto. No entanto, ainda paira a dúvida sobre a real necessidade. É nesse momento que é interessante explicar a ele seu trabalho e suas qualidades.

No último momento, o que se discute é a compra, ou seja, a etapa final. Aqui o que você precisa fazer é auxiliar as suscetibilidades do cliente com alguma informação que lhe tire as últimas dúvidas.

O marketing para fotógrafos é uma forma de alçar o seu negócio a um patamar diversificado que permita viver tranquilamente dos frutos do seu trabalho. A satisfação por trabalhar diariamente com o que se gosta é apenas um bônus, ainda que muito bem-vindo.

Gostou de conhecer essas técnicas de vendas para fotógrafos? Então, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todos os conteúdos que compartilhamos para te ajudar a viver da fotografia. Confira!