O cinema é uma grande fábrica de sonhos que alimenta nossas neuroses, nossos desejos secretos, nosso voyeurismo, nossos medos e nossas alegrias. O cinema é também uma fonte constante de inspiração nas mais variadas áreas profissionais, afinal ele atualiza nossa mente com conteúdo e ideias novas.

O início da carreira profissional demanda muita atenção e constante aperfeiçoamento, afinal, você está entrando em uma nova etapa da vida e tudo é novidade. Dessa forma, estar atento à tudo o que possa ser uma fonte de inspiração em potencial é leva o profissional à excelência. E é nesse contexto que se apresenta a sétima arte.

O cinema foi uma das maiores novidades do mundo moderno e quando um grupinho de pessoas sentou-se em cadeiras do Grand Cafè em Paris, no ano de 1895, e viu um trem que corria desabalado em sua direção, aconteceu uma mudança de proporções gigantescas que até hoje mobiliza uma indústria poderosa capaz de sobreviver por muitos e muitos séculos.

Nesse post vamos falar sobre a inspiração que o cinema traz aos fotógrafos iniciantes apresentando uma lista de filmes sobre fotografia, e também aqueles que foram contemplados com o Oscar da categoria. Continue a leitura para se inspirar também!

Filmes que todos os fotógrafos iniciantes devem assistir

1. Janela Indiscreta (1954)

Este é um clássico do cinema em preto e branco, dirigido por uma das maiores lendas do cinema, Alfred Hitchcok, e estrelado por James Stewart e Grace Kelly. O enredo traz o dia-a-dia de um fotógrafo profissional que, ao sofrer um acidente, fica preso à uma cadeira de rodas. Para se ver livre das horas entediantes, ele começa a observar as janelas de seus vizinhos, e em um desses momentos ele flagra um assassinato.

2. O fabuloso destino de Amélie Poulain (2002)

Contrastando com o preto e branco de Hitchcok, o filme francês dirigido por Jean-Pierre Jeunet é abundante em cores, além de ser um dos queridinhos dos cinéfilos. Narra a vida mediana de uma moça chamada Amelie que cresceu afastada de outras crianças porque sua mãe achava que ela sofria de uma doença no coração que poderia matá-la.

Tendo que sobreviver ao tédio e à solidão, Amélie cresce com uma imaginação extraordinária. Quando vai morar sozinha, ela acaba ajudando o morador que residia em seu apartamento e isso faz com que ela se interesse em ajudar o próximo. À partir daí, sua vida toma caminhos peculiares.

3. Closer (2004)

Dirigido por Mike Nichols e estrelados por nomes como Julia Roberts, Natalie Portman, Clive Owen e Jude Law, Closer é um filme que recebeu muitas críticas positivas quando de seu lançamento.

O filme narra às relações de uma fotógrafa, Anna, com um escritor fracassado, e com um homem que acaba se tornando seu marido, além dos embates eventuais com Alice, sua musa inspiradora que é apaixonada pelo escritor. O filme trabalha essas questões sentimentais, e também se incursiona pelo mundo da fotografia.

Filmes vencedores e indicados ao Oscar de Melhor Fotografia

Prêmio referente às categorias técnicas da produção de um filme, o Oscar de Melhor Fotografia é oferecido desde 1929, e busca premiar o diretor de fotografia responsável pela escolha das câmeras, luzes, e filtros que vão ser responsáveis por trazer às telas a visão do diretor.

4. Blade Runner 2049 (2018)

Blade Runner 2049 é um filme de ficção científica comandado pelo Diretor canadense Denis Villeneuve que retrata seres humanos artificiais — construídos a partir de grandes avanços tecnológicos — para auxiliar a manutenção da vida humana. A produção foi responsável por 5 indicações ao Oscar 2018, dos quais sagrou-se campeão em duas categorias: melhor fotografia e melhores efeitos visuais.

Uma impressionante conquista cinematográfica, traz uma fotografia diferente de seu sucessor, calcado nos antigos filmes Noir, a todo momento com deleites visuais por conta do uso de cores vibrantes, não só nas luzes da cidade futurista, os cenários e suas cores compõem a atmosfera da trama.

O contraste de cores frias e cores quentes comprova o esmero do diretor de fotografia em alinhar a construção do visual com a narrativa. A produção consagrou-se campeão em duas categorias: melhor fotografia e melhores efeitos visuais.

5. O Regresso (2015)

O filme que foi baseado em uma história real retrata uma incrível história de sobrevivência em um cenário incrível. Durante uma expedição do inexplorado deserto americano, o explorador representado pelo ator Leonardo Dicaprio, foi brutalmente atacado por um urso e impedido de prosseguir sua caminhada.

A película merecidamente arrecadou a estatueta de melhor fotografia, a estonteante força da natureza compõe constante cenário da trama, proporcionando sequências de riqueza visual e composição de estética impecável, o uso do plano panorâmico enche os olhos do espectador praticamente o tempo todo no filme, dando ainda mais força no decorrer das cenas.

6. Birdman (2014)

Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância é um romance dramático usado para contar a história de luta do protagonista contra o ego e sua tentativa de recuperar sua família, carreira e a si mesmo.

Apesar do filme não ser focado em cenários de estruturas complexas, o constante uso de enquadramentos muito bem definidos e a composição perfeita ajudou a confirmar porque o filme recebeu o Oscar de melhor fotografia, afinal, os recursos simples de planos tradicionais associado a take feito com steady cam se destacaram ao criar uma estética própria e bem definida.

7. Gravidade (2013)

Estrelado por Sandra Bullock e George Clooney, Gravidade é um thriller sci-fi que o leva ao infinito e implacável reino do espaço. Um desastre acontece e acaba deixando os protagonistas completamente sozinhos em uma espiral para a escuridão. Ao passo que eles perderam qualquer ligação com a terra, as chances de resgate vão se reduzindo e o medo se transforma em pânico.

A imensidão do espaço contrasta o tempo todo com os protagonistas a deriva no cosmos em uma composição simples porém intensa, colocando o espectador em proposital tensão. O jogo luz e sombra visualizado por meio do branco da roupa dos astronautas com a escuridão do universo também é fundamental na construção da linguagem visual do filme se fazendo do princípio de design onde, menos é mais, justificando a estatueta de melhor fotografia.

8. As aventuras de Pi (2012)

O diretor Ang Lee cria um evento de cinema inovador sobre um jovem que sobrevive a um desastre no mar e é arremessado em uma jornada épica de aventura e descoberta. Enquanto jogado mar afora, ele forma uma conexão surpreendente e inesperada com um tigre de Bengala — também sobrevivente à deriva.

A riqueza de detalhes das locações assim como as cores roubam a cena, a narrativa é tempo todo enaltecida pela da construção de imagem, farta em cores muito bem utilizadas não só visualmente, mas também simbolicamente, tornando a composição quase como um recurso artístico fazendo com que o filme recebesse o oscar de melhor fotografia.

O cinema é uma das formas de arte mais democráticas que existem. Há espaço para todos os tipos de representação e se alguns desses tipos não são suficientemente propagados, é uma discussão para outro post. Em todo caso, existe muita coisa boa que pode ser devidamente aproveitada por fotógrafos iniciantes, basta saber procurar e se abrir para a experiência.

O que achou do nosso post com essas dicas de filmes? Sentiu-se inspirado? Então, que tal continuar estudando sobre o mundo da fotografia? Leia o nosso artigo “Quanto vale seu clique? Veja quanto cobrar na fotografia” e aprenda mais sobre este assunto.