Falaaaaa, como vão as coisas por aí? Tudo sussa? E a agenda? Explodindo de clientes?
Sim? Então vai lá trabalhar! 😂😂😂
Não? Então lê o post até o fim! 😱😱😱
Recentemente realizamos uma pesquisa junto a nossa base de público aqui no Fotologia e descobrimos quais são as principais dores e angústias que assolam os fotógrafos brasileiros! Sabe qual foi a campeã? Acredite, a campeã foi:

MINHA AGENDA ESTÁ VAZIA.

Isso mesmo, esse é o maior problema dos fotógrafos brasileiros hoje! Se identificou com essa situação? Então vem comigo porque elaborei uma super seleção de conteúdo relacionado com as minhas 10 melhores dicas para você resolver de uma vez por todas essa pendenga.

Ahhh, antes que eu esqueça, já se inscreve aí na 3ª Semana do Fotógrafo Vendedor para não perder a vaga! Clica agora no link abaixo porque essa web-série é grátis, tem vagas limitadas, rola de 09 à 15 de abril e uma das aulas será exatamente sobre como bombar a sua agenda:

http://www.vitaminav.com.br/sfv

Antes de começar com as dicas é interessante entender que, basicamente, você pode estar em dois momentos distintos da sua carreira e que o problema “AGENDA VAZIA” os impacta de diferentes formas.

Se você está começando (ainda não formou uma carteira de clientes) a situação tende a não ser tão desesperadora porque, normalmente, a fotografia é uma fonte de renda extra e você ainda não se preocupa tanto com o fato de não ter agendamentos constantes. Agora se você realmente quer começar a viver da sua paixão pelos cliques deveria levar a fotografia a sério e começar a pensar em formas consistentes de prospectar clientes com recorrência.

Caso você já esteja inserido no mercado e trabalhando com fotografia a mais tempo sua preocupação deve ser em agregar valor ao seu trabalho e desenvolver formas consistentes de retrabalhar sua base de clientes. Você não pode, de maneira nenhuma, deixar que a peteca caia e o tesão pelo negócio diminua. Essa vontade de trabalhar é crucial para que o seu trabalho continue criativo e cada vez mais empolgante.

Então está mais do que provado que indiferente do momento que você esteja vivendo na carreira é importante colocar a prospecção de clientes como prioridade absoluta nas suas atividades. Isso fica muito mais fácil se você seguir alguns passos pré-determinados não é? Pensei nas ações abaixo a fim de nortear seu pensamento na obtenção de novos clientes, perceba que elas estão relacionadas em ordem cronológica e só fazem sentido se você for assistindo os vídeos ilustrativos. Aproveite 😬🏅😬

  1. Entenda quem é a sua persona. O primeiro passo para qualquer estratégia de prospecção de clientes é saber para quem você está falando, isso é imprescindível para que a comunicação e os esforços de divulgação sejam assertivos. Então, comece definindo seu público alvo! Como? Assite aí.

     

  2. Está começando agora e quer dicas práticas e focadas no seu caso, os vídeos abaixo vão te ajudar muito.

  3. Trabalhe em parceria com os seus concorrentes. Seu concorrente pode te ajudar a manter o fluxo constante de clientes na sua porta, como? Simplesmente tendo uma conversa franca e mantendo um bom relacionamento com os outros fotógrafos da sua região. Dica de ouro: Tome a atitude e faça o primeiro contato sugerindo uma parceria para indicações.
  4. Reveja seus pacotes e tenha tenha uma boa estratégia de precificação. Verifique como está a sua apresentação em PDF e mantenha seus preços calculados estrategicamente (de forma que te ajude nas vendas). Temos um infográfico, no estilo passo-a-passo, ensinando a preparar uma apresentação em PDF no Photoshop: http://materiais.fotologia.net/preparando-pdf
    Além disso você pode assistir os vídeos abaixo para te ajudar nessa missão:

  5. Preste atenção no seu marketing e dedique tempo para a execução das tarefas que ele exige. Você precisa entender que as ações devem ser periódicas, consistentes e que você deve se esforçar ao máximo para que as mesmas sejam realizadas custe o que custar. Dá uma sacada na super seleção de vídeos que separei para você sobre o assunto:

  6. Estratégia de marketing Digital, bem definida, consistente e com um orçamento mensal recorrente é essencial para um negócio de fotografia saudável. Assista a seleção de vídeos abaixo para entender mais sobre o assunto.

  7. Aposte no networking. Sua rede de relacionamentos é um dos principais ativos do seu negócio, por isso, mantenha contato periódico com parceiros estratégicos e não deixe essa amizade morrer. Curte só o vídeo abaixo para saber exatamente como fazer isso:
  8. Relacione-se com sua lista de clientes. Sua própria lista de clientes é uma fonte interminável de novos trabalhos, você só precisa criar produtos que sejam interessantes para eles e fazer as ofertas no momento certo! Sabe aquele ensaio de casal que “ocasionalmente” é oferecido para os clientes tipo uns 30 dias antes do dia dos namorados? Isso dá ótimos resultados para quem organiza as ações e trabalha duro.

     

     

AGORA DUAS DICAS IMPERDÍVEIS

 

Aula sobre como captar clientes do absoluto zero: Descubra nessa aula como você pode captar dezenas de clientes com três estratégias simples, testadas por alunos do Vitamina V ao redor de todo o Brasil, e que ajudarão na conquista dos seus objetivos (mesmo que você seja um iniciante no mundo da fotografia). E aí, aceita o desafio? Pegue papel e caneta e ASSISTA AGORA MESMO essa aula com mais de uma hora de conteúdo. http://materiais.fotologia.net/aula-como-captar-clientes-do-0

Semana do Fotógrafo Vendedor: Estamos muito próximos do início da nossa “Semana do Fotógrafo Vendedor”, uma super semana onde abordaremos também o tema AGENDA VAZIA, afinal um bom vendedor sabe a importância de manter uma agenda cheia! A web-série é 100% grátis, 100% online e vamos ensinar todos os detalhes para você fazer a venda perfeita. CADASTRE-SE AGORA PARA NÃO PERDER AS AULAS, AS VAGAS SÃO LIMITADAS:

http://www.vitaminav.com.br/sfv

 

Espero de alguma forma ter te ajudado!
Obrigado pela atenção de sempre…
Aquele abraço e até a próxima.

Eduardo Vanassi
Fotologia Podcast
www.fotologia.net