Se você quer empreender e fazer da sua paixão um negócio lucrativo é importante se dedicar a descobrir como ter estabilidade financeira como fotógrafo. Como profissional você terá que gerir uma empresa e para ter sucesso e se desenvolver é importante fazer uma gestão consciente.

Neste artigo explicaremos o conceito e apontar os caminhos para você conseguir alcançar a sua própria estabilidade financeira. Tomando algumas precauções e seguindo os passos destacaremos aqui você conseguirá manter o seu negócio estável e proporcionará que você atinja as suas metas. Então vamos lá!

Afinal, o que é estabilidade financeira?

Uma empresa possui estabilidade financeira quando consegue cobrir os custos da sua produção com as receitas recebidas e ainda gerar lucro. Para conseguir isto é importante que você adquira uma carteira de clientes que te possibilite previsibilidade e estabilidade da entrada de dinheiro.

Mas não basta que tenha dinheiro entrando em caixa. É preciso que na elaboração do orçamento e formação do preço do trabalho você considere todos os gastos que terá e acrescente a eles um lucro justo e condizente com o mercado. Somente assim você conseguirá ter um negócio sólido.

Qual a importância da estabilidade financeira para o sucesso de um negócio?

A estabilidade financeira é uma condição indispensável para que a empresa consiga crescer e se desenvolver. O cuidado com os números é muito importante para o profissional de fotografia. É importante compreender que embora o trabalho seja criativo e artístico o fotógrafo é também um gestor.

Com a lucratividade você adquire capacidade de investimento e isto possibilita que você se desenvolva profissionalmente. Sem investir em estudo e conhecimento técnico você ficará estagnado e dificilmente subirá o patamar da sua empresa.

Porque buscar estabilidade desde o início?

É justamente no início, quando seu negócio ainda é pequeno, que se faz mais necessário ter estabilidade financeira como fotógrafo. Seu negócio precisa crescer para se tornar uma empresa de sucesso e isto só será possível se ele estiver com boa saúde financeira.

Além disso, no começo temos menos vícios de comportamento e estamos mais dispostos a elaborar e seguir as rotinas com disciplina e dedicação. É importante que desde o princípio você adquira o hábito de controlar e conhecer bem os seus gastos e a forma correta de determinar o preço que cobrará.

Por que é importante alcançar a estabilidade financeira para ser um fotógrafo de sucesso?

É uma ilusão pensar que apenas fazendo fotos boas você conseguirá deslanchar profissionalmente como fotógrafo. Como em qualquer empreendimento a qualidade do serviço é apenas um dos fatores que leva ao sucesso. A boa gestão é tão importante quando a sua capacidade profissional.

Alcançar o sucesso somente será possível com muita prática e estudo, além da dedicação exclusiva. Você só conseguirá se manter no mercado tempo o bastante para chegar a um nível superior se o seu negócio for rentável e te proporcionar seguir investindo no desenvolvimento das suas habilidades. A única maneira de financiar de forma sustentável a sua paixão pela foto é ganhando dinheiro com ela.

Como obter estabilidade financeira com a fotografia?

Para alcançar a estabilidade financeira é muito importante que o fotógrafo se comporte como um empresário e gestor, não apenas com um artista. Uma carreira não se faz do dia para a noite e nem pode estar baseada apenas no talento e “dom” do profissional.

É importante que você tenha os seus números sob controle e saiba estabelecer prioridades e necessidades. O conhecimento do mercado e a escolha certa do nicho de clientes que pretende atender também serão determinantes. Conhecendo os valores, os clientes e quanto pode ser cobrado será possível planejar as entradas de dinheiro no seu caixa.

Quais os cuidados necessários na gestão financeira de um fotógrafo?

A coisa mais importante no início da carreira é ter os custos da operação sob controle. Isso significa que você precisa conhecer em detalhes todos os itens que geram despesa. Isso vai desde o material de escritório, água, luz , o seu próprio salário até o investimento em equipamentos. Nada pode ser negligenciado.

Da mesma forma é preciso que o dinheiro que entra seja controlado e tenha previsibilidade. Dispor de algum capital de giro (dinheiro em caixa disponível prontamente para o pagamento de contas) é fundamental se você pretende vender o seu serviço parcelado, dessa forma você conseguirá cobrir os seus custos até que tenha recebido todo o pagamento e manterá as contas em ordem. Ah, e não esqueça que ainda pode existir a inadimplência (alguns calotes são inevitáveis).

Como fazer um planejamento financeiro?

Dominando os custos você conseguirá saber quanto dinheiro precisará ganhar mensalmente para que seu negócio prospere. Depois de determinar estes números você precisa planejar a captação de clientes que será necessária para que você obtenha lucro.

Vá atrás dos seus clientes. Se inscreva no canal Fotologia no Youtube e aprenda técnicas de marketing para fotógrafos e as melhores formas de atrair clientes fazendo o curso Vitamina V. Este conhecimento é fundamental para que você consiga gerar a receita necessária para cobrir suas despesas.

O que não pode faltar?

É comum que o fotógrafo confunda o faturamento da empresa com o famoso “pagamento de dividendos”, ou seja, a retirada que lhe cabe nos lucros que a empresa gerou. Todo dinheiro recebido pertence a empresa e não a você. Separe dentro do seu planejamento um salário (justo e fixo) e o acrescente aos seus custos. Respeite rigorosamente este valor.

Também é fundamental que conste no seu orçamento a previsão de um valor para investimentos. Você deve priorizar o seu desenvolvimento profissional e a sua formação. O conhecimento não desvaloriza e não pode ser tirado de você, então invista em cursos, oficinas e seminários.

Seguindo estas dicas você conseguirá fazer da sua atividade um negócio rentável e uma empresa saudável e próspera. Controlar os gastos, captar receitas com consistência e manter o constante investimento em treinamento são os itens indispensáveis para atingir o sucesso e a estabilidade financeira como fotógrafo. Empreender com consciência requer dedicação, mas traz resultados fantásticos e consistentes.

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro das melhores dicas sobre a carreira de fotógrafo se inscreva e receba a nossa newsletter. Assim você confere em primeira mão o nosso material e estará se preparando para alcançar seu objetivo de chegar ao sucesso clicando. Com conhecimento e dedicação você chega lá!