Como fidelizar clientes? Confira 8 dicas matadoras!

Muitas vezes, passamos boa parte do nosso tempo de trabalho prospectando e buscando aumentar a nossa carteira com a obtenção de novos clientes. Claro que isso é fundamental e deve sim fazer parte das nossas rotinas de marketing. Mas você já parou para pensar em como fidelizar seus próprios clientes pode ser ainda mais importante para o manutenção do seu negócio?

Manter os clientes que você já tem não se trata apenas de fazer com que eles voltem a passar pela frente da sua câmera. Quer dizer mais: significa que eles gostam tanto do seu trabalho que são capazes de indicá-lo a outras pessoas.

E é aí que está a chave para o sucesso. Pessoas que chegam até você sem que seja necessário qualquer esforço direto de prospecção. Quer entender melhor do que estamos falando? Continue conosco!

Entenda as vantagens da fidelização de clientes

Para manter e fidelizar seus clientes é preciso planejar bem a sua atuação e enxergar como é possível trabalhar mais e melhor quando seu público está satisfeito e, principalmente, feliz com seu trabalho. Veja como fidelizar clientes vai ajudar a alavancar seu negócio:

  • reduzindo o seu investimento em marketing por meio da indicação expontânea do seu trabalho para outras pessoas;
  • facilitando a negociação com parceiros comerciais e fornecedores, pois ajuda a criar autoridade para seu nome;
  • seus preços deixam de ser o principal motivo para que seu trabalho seja escolhido, ou seja, você poderá cobrar um valor justo, coerente com a sua entrega;
  • aumento do número de clientes por meio da indicação daqueles que já são fiéis ao seu trabalho.

Comece a fidelizar clientes, na prática

Até aqui, já deu para entender por que a fidelização de clientes é tão importante para que a sua agenda esteja sempre lotada de trabalhos e, por consequência, seus rendimentos cresçam. Agora, é hora de aprender a fazer isso, na prática, usando essas 8 dicas.

1. Ser você mesmo, criar conexões

Ao fazer uma venda, você está entregando o seu talento, mas é mais do que isso: é preciso entregar cuidado. É preciso que o cliente perceba que há algo a mais, um capricho, uma excelência. Isso ajuda a criar uma conexão com o seu público e é ela que fará com que ele volte a procurá-lo e indique o seu serviço a outras pessoas.

2. Uso de ferramentas

Mesmo que a sua base de clientes ainda não seja muito grande, é importante pensar no uso de ferramentas de gestão de dados sobre eles para ajudar você na organização de todo o fluxo das etapas de venda, de relacionamento e de pós-venda. Alguns CRM’s podem ajudar nessa função. Neles, você pode inserir as informações sobre o seu público e receber alertas sobre os momentos em que poderá oferecer novos serviços.

3. Tratamento VIP

Clientes que já utilizam seus serviços há algum tempo devem ser tratados como tal, ou seja, merecem receber benefícios por escolherem seu trabalho tantas vezes. Portanto, vale a pena investir em presentes, brindes, que podem ser um álbum, ampliação, uma sessão de fotos extra, entre outras vantagens. É uma forma interessante de aproximá-los ainda mais do seu negócio.

4. Depoimentos

Essa regra é básica: ninguém melhor para mostrar a qualidade do seu trabalho a outras pessoas do que um cliente satisfeito! Portanto, não hesite em colher depoimentos positivos e usá-los no seu marketing. Muitas vezes, isso ocorre de forma espontânea, com um comentário nas redes sociais. Mas pode ser potencializado se você publicar esses depoimentos em seu site, por exemplo. Não esqueça que o tipo de depoimento mais poderoso que existe é o vídeo, logo, use e abuse dessa plataforma.

5. Base de dados

Essa dica está relacionada àquela em que sugerimos que você utilize ferramentas de gestão de clientes para facilitar o seu trabalho e melhorar seu relacionamento com eles. É fundamental ter um banco de dados do seu público, com contato, informações sobre o tipo de serviços que eles podem se interessar, prováveis datas em que poderão precisar de você, entre outros. Aqui fica a máxima “feito é melhor que perfeito ou não realizado”, então, faça uma planilha simples de Excel e comece de uma vez.

6. Script

O script nada mais é do que o planejamento da sua abordagem de venda e de pós-venda. Você deve definir previamente os próximos passos para manter a conexão com o seu público, que podem incluir o envio de e-mail marketing, telefonemas ou o oferecimento de um brinde ou vantagem para que ele volte a fotografar com você. Sempre que possível se utilize de diferentes plataformas para contactar com o seu cliente, porém, finalize com um bom e velho telefonema. Ligações telefônicas tendem a converter muito melhor que qualquer outra forma de contato.

7. Pós-venda para fotógrafos

O pós-venda é muito importante para você medir o nível de satisfação do seu cliente. É preciso entrar em contato posteriormente com ele, conversar e tirar dúvidas a respeito do produto. Às vezes, o cliente comprou um produto e não sabe direito como usá-lo. Ele pode ter dúvidas, e o pós-venda é fundamental para você saná-las. Imagina só aquela cliente que recebeu as imagens em alta resolução e não está conseguindo postar nas redes sociais porque são muito pesadas, ela pode estar insatisfeita com o trabalho sendo que você poderia resolver isso em minutos.

O pós-venda também é importante para resolver pequenos problemas. Se o álbum vem com um problema de acabamento, por exemplo, às vezes o cliente fica sem graça de falar, mas, no fundo, está insatisfeito. Quando você entra em contato no pós-venda, você dá abertura para que ele fale do problema e você resolva, revertendo uma possível imagem negativa do seu trabalho.

8. Classificação dos níveis de reclamação dos clientes

Nesse trabalho de pós-venda, você poderá ouvir algumas reclamações dos seus clientes. É preciso classificá-las por ordem de relevância e atender a todas, sem deixar que ninguém saia insatisfeito. Priorize aquelas mais urgentes e que devem ser sanadas imediatamente. Assim, seu público jamais deixará de ser um promotor do seu trabalho.

Deu para perceber que para ser um fotógrafo bem-sucedido, é preciso ir além de ter uma boa técnica. É fundamental termos uma veia empreendedora, saber lidar com os clientes e ter uma visão mais aberta para o mercado. Um cliente satisfeito é a melhor e mais barata forma de promover o seu trabalho.

Conseguir clientes que ajudem você nessa divulgação demanda atenção a detalhes importantes, como conhecimento profundo do cliente e das suas necessidades. Portanto, é preciso tirar um pouco o foco dos investimentos em publicidade e mirá-lo na satisfação dos clientes que você já tem, entregando um trabalho com qualidade e cuidado.

Gostou das nossas dicas sobre como fidelizar clientes na fotografia? Curta nossas páginas no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de outros temas relevantes sobre a nossa profissão!

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts