Opa, aqui é o Eduardo, como você tem passado? Espero que bem e, principalmente, que seus clientes estejam gastando muito em fotografias. =)
Mas, pensando bem, se você chegou até aqui, provavelmente as coisas não estão indo conforme o planejado, não é mesmo? Mas fique calmo, pois hoje você vai descobrir como vender mais.

Recentemente, realizamos uma pesquisa com a audiência do Fotologia e, por meio dela, descobrimos os principais problemas vividos pelos fotógrafos nesse “Brasilzão de Deus”.

Notamos que uma das maiores dificuldades encontradas pela galera é a dos clientes que não investem muito em fotografia. Você também tem enfrentado esse problema? Identificou-se com essa situação? Seus clientes não estão gastando tanto quanto você gostaria?

Se sua resposta foi “sim” para alguma das perguntas anteriores, não se preocupe. Afinal, o Fotologia está aqui para ajudá-lo a enfrentar todas essas dificuldades.

Selecionamos o melhor de nosso conteúdo e separamos os erros mais comuns entre os fotógrafos quando o assunto é aumentar as vendas. Mas não se assuste, pois cada falha vem acompanhada de uma dica e de vários vídeos ilustrativos para que você possa resolver essa pendenga! Da hora, né?

Então, continue a leitura deste post e descubra quais são as 9 principais gafes cometidas pelos fotógrafos quando o assunto é fazer o cliente gastar mais e conheça, ainda, 7 técnicas de vendas que podem ajudar você a atingir valores interessantes. Vamos lá?

Mas, afinal, o que você pode estar fazendo de errado?

Existem muitas estratégias de vendas que podem trazer benefícios, mas, para que isso aconteça, é preciso analisar de perto: 1- suas motivações; 2- quem você deseja ser enquanto profissional e 3- como quer que seu público-alvo o veja. Construir uma imagem competente já é um passo importante dessa estratégia.

Ser um bom vendedor também está conectado com algumas habilidades, como:

  • saber ouvir o cliente;
  • tirar suas dúvidas;
  • intuir seus desejos;
  • apresentar opções que possam satisfazê-lo.

As vendas são, antes de tudo, a arte do convencimento, mas o diferencial está em saber projetar a visão daquilo que pode ser útil e valioso para o cliente. Acompanhe, a seguir, os principais erros em vendas!

1. Usar softwares para a escolha de fotos online somente

Não mostrar as fotos presencialmente é um grande erro que muitos profissionais cometem. Esse tipo de situação prejudica a conexão do fotógrafo com o cliente e, com isso, ele esquece o princípio número 1 das vendas: “CPF compra CPF”. Por isso, você não pode perder a chance de encantar o cliente e mostrar sua empolgação com relação ao trabalho.

É muito importante oferecer seus produtos de maneira ativa e levar em consideração o que os clientes estão buscando. De modo geral, todos estão à procura de um bom custo-benefício, mas, além disso, confiar no profissional é um aspecto muito relevante. Quer saber como fazer? Assista aos vídeos listados abaixo. Eles são do nosso canal no YouTube e vão te ensinar de forma rápida e divertida a melhorar seu atendimento:

CARA A CARA – Esforço que gera mais vendas na fotografia | #051

Venda Sinestésica e o Poder da venda extra para Fotógrafo | #056

VOCÊ NÃO FECHA A VENDA? SOLUCIONE ESSE PROBLEMA | #093

Estratégia Comercial – Parte 2: VENDA | #079

2. Atrasar a entrega de projetos

É comum encontrarmos profissionais no ramo da fotografia que estão sempre atrasados com a entrega de trabalhos. O aspecto negativo dessa situação passa diretamente pela dificuldade em oferecer serviços extras — afinal, como fazer comprar novamente o cliente que está com seu produto em atraso?

Diante disso, controlar sua produtividade organizando a rotina nesse ofício é fundamental para evitar que problemas de tal natureza ocorram com frequência. Otimizar as entregas dos trabalhos é tão importante quanto oferecer um produto de qualidade.

Para ajudar você a ser mais produtivo e a superar essa dificuldade, preparamos as seguintes dicas:

5 passos para colocar o TRABALHO em dia e ter foco | #Produtividade | #015

CAOS – Aceita que dói menos | Produtividade | #030

COMO SELECIONAR FOTOS PARA O CLIENTE? 🖼 5 DICAS MATADORAS! | #101

3. Não colocar seus produtos à mostra

Por mais óbvio que possa parecer, oferecer seus produtos é, sem dúvida, primordial para alavancar as vendas. Muitos passam por alguma dificuldade na comercialização de um serviço simplesmente pelo fato de não priorizarem o básico.

Pensando nisso, separamos alguns de nossos vlogs que serão muito úteis para solucionar esse problema hoje mesmo:

5 dicas pra aumentar as VENDAS AGORA na fotografia | #014

DICA IDIOTA para aumentar até 40% suas vendas – Wedding Brasil 2017 | #050

Como aumentar as vendas de um fotógrafo! | #066

Como vender um Álbum de fotos extra! | #072

4. Não construir uma estratégia de venda recorrente

Você sabe o que significa e como funciona a técnica de vendas recorrentes? De maneira resumida, esse termo representa o tipo de negócio que é feito periodicamente com o mesmo cliente. Fidelizar os consumidores de nossos produtos é uma forma muito interessante de agregar valor ao nosso trabalho.

No entanto, para esse método funcionar, você deve indicar aos clientes certos qual o próximo produto que eles devem comprar. Afinal, é sua obrigação mostrar todos os tipos de trabalho que você oferece.

Ficou interessado e não sabe como fazer? Assista a nosso vídeo explicando sobre esse assunto e aprenda mais:

✈002 – Venda Recorrente em Orlando – Fotologia na Estrada

5. Não atrair os clientes com seus cliques

A fotografia é uma arte apreciada por muitas pessoas — e é inegável que essa forma de se expressar encanta todo mundo. Portanto, um trabalho bem elaborado e um ensaio fotográfico memorável são os grandes diferenciais dos profissionais, sendo justamente isso que o público consumidor está buscando.

Assim, a experiência que você provê para o cliente durante o ensaio/evento é crucial para que se obtenha uma performance ótima com relação a como vender mais seu produto. Por isso, cuide para nunca subestimar o poder de um trabalho leve, criativo, divertido e bem executado.

Fotografando um Ensaio com experiência sinestésica | #070

COMBINE COM SEU CLIENTE, mande um MANUAL para ENSAIO | #102

6. Desconhecer seu público-alvo

Outra questão muito importante na hora de aperfeiçoar seu processo de vendas é conhecer o público que se quer atingir. Fotografar o cliente certo é uma ótima maneira de resolver os problemas dessas pessoas de forma satisfatória. Além disso, tal aspecto é um fator determinante para a consolidação (ou não) do sucesso de seu negócio.

Assim, construir uma relação profissional com clientes satisfeitos pode não só ajudar nas vendas, mas também fidelizar os clientes. E, por isso, tal prática deve ser vista como um ponto indispensável na elaboração de suas estratégias de mercado. Veja, a seguir, algumas dicas novas:

FOCA! COMO DEFINIR O MERCADO FOTOGRÁFICO | #084

ONDE COMEÇAR NA FOTOGRAFIA? DICAS PARA ACHAR SEU MERCADO | #087

ESCUTE O PROBLEMA DO CLIENTE | #092

7. Não organizar uma estratégia de preço

Cobrar aleatoriamente, sem se basear na concorrência para montar sua tabela de preços, é um erro fatal. É preciso ter uma estrutura bem sólida, com todas as informações pertinentes ao trabalho que você executa. Afinal, descontos tornam-se uma constante — e, fatalmente, sua lista de preços não instiga o cliente a gastar um pouco mais.

Assista aos próximos vídeos e confira algumas dicas preciosas para reverter essa situação:

NEGOCIAR NÃO É BAIXAR PREÇO, SAIBA COBRAR SUA FOTOGRAFIA! | #104

QUANTO VALE UMA FOTO? | #112

8. Descuidar-se de sua apresentação nas redes sociais

A forma como sua marca é exposta para os clientes requer atenção, especialmente quando se trata de como vender mais. Portanto, é fundamental que seu site (ou sua rede social) seja um aliado na hora de se apresentar para o público, de modo a afetar positivamente a percepção dos consumidores.

Por isso, é preciso ser prudente quanto à estratégia comercial adotada, mas a conservação de sua imagem também é um ponto muito importante. Assista aos vídeos abaixo e veja o que precisa considerar a respeito:

AQUI É ONDE A VENDA COMEÇA! | #124

SITE VENDEDOR – Perguntas que um site de fotógrafo precisa responder. | #159

9. Não ter estratégias de diferenciação e convencimento definidas

É muito importante descobrir quais são os mercados em que as pessoas já são propensas a consumir seu produto e onde os clientes não estão preparados para receber uma oferta. Ficou confuso? Assista ao vídeo abaixo para entender, de uma vez por todas, como isso funciona!

TEUS CLIENTES NÃO TÃO GASTANDO CONTIGO? Diferenciação ou Convencimento | #161

10. Vender apenas pacotes fechados

Não oferecer opções para que o cliente compre “foto por foto” ou personalizar o produto com compras adicionais pode se transformar em um enorme prejuízo para seu trabalho. Dê play no próximo vlog e descubra como resolver este revés:

TEU CLIENTE NÃO GASTA CONTIGO POR 2 MOTIVOS – Pare de fazer errado | #162

E então? Como vender mais?

Em tempos de crise, é do interesse de qualquer fotógrafo profissional aumentar seus ganhos. Diminuir valores para fazer crescer o volume de clientes é uma das opções mais comuns, mas pode não ser a melhor saída para seu negócio. É importante que você repense algumas estratégias de mercado.

Investir em propaganda é uma boa pedida: as redes sociais são formas rápidas e fáceis de alcançar um grande número de pessoas. Prepare melhor sua equipe, para que ela esteja apta a atender com qualidade e instruída a vender mais, e invista em clientes antigos (ou seja: fidelize-os pela qualidade do trabalho entregue).

Mas, afinal, quais técnicas adotar para superar uma baixa nas vendas? Veja a seguir:

1. Defina seus preços

Saiba por quanto vender seu peixe. Valorize seu trabalho, apresentando para o cliente seu valor simbólico: mostre para ele que a fotografia é uma arte, uma forma de ver o mundo e de capturar memórias. Cobre o valor devido a uma arte que está destinada a durar.

2. Valorize seu serviço

Essa dica complementa a anterior. Nunca diminua excessivamente o custo de seu trabalho por medo da crise ou da perda de clientes. Mostre que existe um grande diferencial em sua arte e que ela vale cada centavo investido, afinal trata-se da construção de algo que vai eternizar um momento importante e torná-lo inesquecível.

3. Personalize suas vendas

O mercado de trabalho está cheio de bons profissionais oferecendo seus serviços. Seja aquele que se sobressai e faz de cada atendimento algo único, proporcionando uma experiência diferenciada a cada pessoa. Trabalhe as condições, os descontos e a assistência oferecida, mostrando que você tem todas as qualidades que ela busca.

4. Ofereça pós-venda

O pós-venda é uma forma de fazer com que seu cliente se lembre de você na próxima vez. Trata-se de um acompanhamento mesmo após o fechamento da venda — pode ser algo simples, mas que demonstre atenção, como mandar uma mensagem de agradecimento pela preferência ou para perguntar se tudo correu bem.

5. Aprenda a lidar com objeções

Aprenda a ouvir as solicitações e a lidar com opiniões que vão de encontro às suas. O cliente pode questionar uma ideia, e cabe a você, profissional, saber como encarar essas objeções de forma que ele se sinta satisfeito com a atenção e o profissionalismo demonstrados.

Não tenha preguiça de conversar. Isso será extremamente importante no processo de aprender como vender mais.

6. Seja mais organizado

É essencial que você saiba organizar projetos, horários e compromissos, não deixando que nada seja esquecido. A organização é parte de sua imagem profissional e, como tal, deve ser cuidada para que o cliente se sinta seguro em confiar seus desejos (e também seu dinheiro) a você.

7. Invista em um planejamento eficiente

O planejamento é uma forma de se blindar contra qualquer eventualidade que possa colocar seus negócios em perigo. Com ele, é possível monitorar situações que fujam de seu controle e, ao mesmo tempo, criar planos de contenção de danos. Dessa forma, você evita ser pego de surpresa por uma crise.

Investir em capacitação e usar métodos eficientes para resolver as dificuldades encontradas na hora de vender é muito importante para a consolidação no mercado de fotografias. Por isso, é essencial continuar praticando e consumindo informações sobre como vender mais.

Gostou de ficar por dentro dos erros mais cometidos no processo de vendas e de como solucionar cenários negativos? Quer aprofundar seus conhecimentos sobre fotografia? Então, baixe nosso e-book e veja como criar um álbum fotográfico perfeito!