Abertura do diafragma, velocidade do obturador, exposição, ISO… Quem acha que tirar uma fotografia é simplesmente apertar um botão está muito enganado. Além de sensibilidade e um olhar apurado, fotografar requer conhecimento e técnica.

Se você é um amante da fotografia e quer se aprofundar na área, saiba que em todo o Brasil existem excelentes escolas e diversas universidades que oferecem o curso superior. No entanto esses não são os únicos meios de apurar as suas habilidades.

Com toda a sua abrangência e facilidades, a internet também é uma ferramenta que pode auxiliar o seu progresso com fotógrafo. Descubra 5 ótimos canais para aprender fotografia na internet e se torne um profissional mais qualificado!

1. Canon College

A Canon, reconhecidamente uma das gigantes do ramo da fotografia e filmagem, disponibiliza materiais — pagos e gratuitos — de altíssima qualidade, tanto para iniciantes e amadores, quanto para fotógrafos profissionais. São centenas de tutoriais em vídeo, apostilas em PDF, entrevistas e dicas de fotógrafos consagrados, e um catálogo atualizado dos modelos de câmeras, lentes e acessórios da marca Canon.

As informações do site englobam conceitos teóricos fundamentais da fotografia, tais como composição e iluminação, além de abordar técnicas de uso do flash dedicado e de fotografias de longa exposição, entre outras.

O catálogo, por sua vez, pode ser muito útil para quem pretende adquirir a primeira câmera ou para aqueles que têm a intenção de substituir o seu equipamento por modelos mais novos e arrojados. Por fim, a página também traz testes, exercícios e simuladores para que o fotógrafo coloque em prática todo o conhecimento obtido.

Endereço: www.college.canon.br

2. Letra na foto

Como dito anteriormente, fotografar requer técnica e conhecimento. No entanto, como toda atividade de cunho artístico, a prática também requer criatividade que, segundo Albert Einstein, nada mais é do que a inteligência se divertindo. Américo Sperandio, do Letra na foto (que já foi entrevistado no Fotologia Podcast), tem a inteligência, a criatividade e a diversão como pilares de seu trabalho.

Seu canal no Youtube está repleto de tutoriais que utilizam materiais acessíveis e inusitados para produzir fotografias esplêndidas. Valendo-se da sua larga experiência, Sperandio, discorre em Vlogs e FAQ’s sobre fotografia em geral, mercado, eventos e marketing, além de temas bastante caros aos fotógrafos modernos.

No seu site também é possível encontrar reviews de diversos equipamentos e acessórios, bem como dicas valiosas para a correta utilização de softwares de pós produção como o Photoshop e o Lightroom.

Endereço: www.letranafoto.com.br

3. Flickr

Há quem considere as redes sociais como mero meio de entretenimento, mas a verdade é que também é possível aprender fotografia na internet com elas. O Flickr é uma plataforma que perdeu espaço com o surgimento do Instagram, mas apresenta uma série de vantagens em relação à esta última.

No Flickr você não fica limitado a postar imagens quadradas, com a espetacular resolução de 612 pixels. Pelo contrário, você pode fazer o envio de uma fotografia panorâmica, em alta resolução, sem se preocupar com restrições ou perda de qualidade. Além disso, as fotos upadas ficam salvas no site e é possível que você faça um catálogo ou até mesmo um portfólio utilizando os recursos da plataforma.

Todas essas funcionalidades atraem um grande número de fotógrafos profissionais, que se reúnem em grupos e comunidades. Uma conta no Flickr representa a possibilidade de entrar em contato com outros fotógrafos e poder receber, diretamente deles, feedbacks, elogios e muitos ensinamentos.

Endereço: www.flickr.com

4. Fotologia Podcast

O podcast do Fotologia é a prova de que você não precisa ficar de olhos vidrados no computador para aprender sobre fotografia. Com um tom informal e divertido, o programa (feito em áudio) se destina àqueles que vivem ou pretendem viver de fotografia. O grande diferencial é a possibilidade de baixar o conteúdo e ouvir onde e quando quiser, mesmo se estiver em meio a uma interminável jornada de edição e tratamento de imagens ou preso num engarrafamento, por exemplo.

O Fotologia Podcast é atualizado semanalmente pelos irmãos Gustavo e Eduardo Vanassi, fotógrafos com anos de mercado, que ostentam experiência e conhecimento vastos e lideram o mercado de fotografia de casamento no sul do país. A discussão é enriquecida com a participação de diversos profissionais convidados, que trazem novos pontos de vista e opiniões interessantes. O conteúdo também abrange reviews de equipamentos e serviços, entrevistas e desafios fotográficos.

O Fotologia também conta com um acervo de vídeos bastante diversificado, que fazem sucesso em seu Canal de YouTube, trazendo sacadas para organizar o fluxo de trabalho, aumentar as vendas, montar um portfólio digital e melhorar a administração de recursos financeiros, afim de otimizar a rentabilidade da fotografia como negócio.

E não é só isso, além de podcasts e vídeos, o Fotologia também tem um blog muito bacana, recheado de artigos e materiais que elucidam as dúvidas mais comuns dos fotógrafos, quer sejam iniciantes, quer não. Todos esses conteúdos, sempre 100% gratuitos.

Endereço: www.fotologia.net

5.Vitamina V

Como foi dito antes, existem centenas de ótimas escolas de fotografia no Brasil. Entretanto, o treinamento Vitamina V é único, porque ele não trata apenas de fotografia, mas se vale dela como meio para assegurar o crescimento pessoal e profissional. Os Vanassi (os feras do www.fotologia.net ) detém know-how da fotografia como negócio e ensinam várias estratégias práticas, passo a passo, sobre:

  • montagem do negócio de fotografia;
  • marketing e abordagem de clientes;
  • formação de parcerias e relacionamento;
  • vendas, precificação e atendimento;
  • gestão fácil da empresa;
  • fluxo de trabalho e softwares de fotografia;
  • ensaios profissionais, casamentos, formaturas e muito mais.

Além de todo este conteúdo, o Vitamina V tem bônus exclusivos: dicas de direção de meninas, acesso ao grupo secreto do Facebook, aulas extras e mentorias online.

Os resultados são incríveis — agendas lotadas, melhoras consideráveis na rentabilidade do negócio e fechamento da maioria das propostas de trabalho que chegam até você.

O método dos Vanassi, ensinado detalhadamente no Vitamina V, faz com que o fotógrafo deixe de ser apenas alguém que tira fotos, para virar um profissional capacitado, seguro, que dá resultados e fica ciente de todas as variáveis que podem influir no seu trabalho. É realmente transformador e sem enrolação.

Quando começam, todos os alunos tem 20 dias para testar o curso e, caso não se sintam satisfeitos, podem solicitar o reembolso integral do valor investido, sem perguntas e sem mimimi. E não para por aí, o treinamento é tão revolucionário e transformador, que o valor investido costuma voltar aos participantes já na execução das primeiras estratégias. Não existe nada igual na fotografia brasileira.

Endereço: www.vitaminav.com.br

Gostou da nossa lista de sites para aprender fotografia na internet? Então, clique aqui e baixe um super e-book grátis, com um curso completo de Fotografia Fundamental. Presente do Fotologia pra você. 😉