Nenhum ofício pode ser exercido sem o auxílio de ferramentas. Se você está iniciando uma carreira ou já trabalha com fotografia precisa saber quais são as principais ferramentas para fotógrafo. Sem algumas delas você não consegue sequer trabalhar, sem outras você terá muito mais dificuldade para chegar ao sucesso.

Para te ajudar a compreender e identificar as coisas com as quais você precisará contar para se tornar um profissional reconhecido, separamos estas dicas. Mas primeiro é importante saber p23orque essas ferramentas são indispensáveis e qual a função delas.

A importância das ferramentas adequadas

Hoje a fotografia está muito presente na vida das pessoas. Quase todo mundo carrega consigo um telefone celular capaz de fazer fotos com uma qualidade razoável. Se você pretende fotografar profissionalmente precisa oferecer aos seus clientes algo que eles não consigam reproduzir apenas com o que têm no bolso. Por isso batemos muito na tecla de que você precisa produzir imagens minimamente vendáveis. Pense nisso, será que a sua fotografia já está nesse nível? Se não estiver, pratique.

Mas, não basta, é claro, um equipamento profissional para que possa se considerar um. Apenas com o aprimoramento técnico e o conhecimento virá a capacidade de criar um produto que seja valorizado e pelo qual as pessoas estejam dispostas a pagar um valor justo.

Investir é fundamental

Como em toda atividade comercial o investimento é o que difere os negócios que crescem e se desenvolvem daqueles que ficam estagnados e mínguam. Apenas investindo em você e no seu negócio você conseguirá se destacar e criar uma carteira de clientes que te proporcione viver daquilo que ama fazer.

Ferramentas no qual você precisa investir

Para produzir um material digno de ser reconhecido como um profissional é fundamental que você tenha consigo algumas ferramentas. Elas serão o que te possibilitará traduzir  sua criatividade e técnica em um resultado comercialmente viável e que as pessoas desejem comprar. Segue então onde você precisa investir imediatamente o seu rico dinheirinho!

Conhecimento

Embora alguma informação possa ser adquirida sem a necessidade de gastar você só conseguirá conhecimento denso e de alta qualidade se investir em cursos, workshops e treinamentos. Se especializando e crescendo tecnicamente como profissional e empresário você consegue adiantar a sua evolução e chegar a resultados melhores em menos tempo. Essa é a tal da curva de aprendizado que pode ser diminuída consideravelmente se você investir em treinamento, em resumo, você aprende mais rápido.

Câmera

É claro que você não conseguirá trabalhar sem uma câmera, mas é importante também que você tenha o equipamento certo para o trabalho que você vai fazer. Tenha certeza que o seu equipamento possui os recursos e funções para aquele trabalho específico para não se colocar em uma situação difícil. Aqui vale destacar que investir milhares de reais em um equipamento demasiadamente dimensionado para a sua realidade também pode ser um tiro no pé. Lembre que, se você fotografa casamentos, não precisa de uma câmera preparada para guerra.

Lentes

Assim como no caso da câmera aqui é importante que você conheça e possua as lentes que são fundamentais para a realização de um trabalho. Você poderá precisar de uma lente com maior luminosidade se o ambiente não puder ser iluminado, de uma lente mais angulada para espaços apertados e de uma objetiva se não puder se aproximar do objeto. Algumas lentes são específicas para retratos ou indicadas para uso em eventos, nossa sugestão é que você acompanhe os profissionais que são referência na área em que está pretendendo trabalhar e use o equipamento dos mesmos como base (lembre que ele já testou muita coisa no seu fluxo). Lentes são investimentos para toda uma carreira, por isso, pense bem e invista direito.

Tripé

A utilização de um tripé fará toda diferença nas coisas que você conseguirá criar com sua câmera. Ninguém é capaz de segurar uma câmera imóvel por vários segundos para fazer uma fotografia com uma exposição mais longa e além disso é ele que vai te dar mais conforto e segurança. É um item clássico e uma das principais ferramentas para fotógrafo. Outros usos interessantes para um tripé vão desde “segurar” uma segunda luz ou rebatedor até garantir o clique no temporizador para que você pense em um light painting ou efeito do gênero.

Rebatedor

A manipulação da luz é grande parte do ofício do fotógrafo. Muitas fotografias ficam incríveis mesmo sem nenhuma interferência na luz natural, mas dificilmente você estará em uma situação em que ela não possa ser melhorada. O rebatedor é uma ferramenta relativamente barata e que pode fazer a refração e a difração da luz para criar efeitos que farão muita diferença no resultado.

Hardware

Um computador com a configuração mínima recomendada pelo seu programa de edição é uma peça sem a qual seu negócio dificilmente crescerá. É com ele que você fará toda a manipulação das fotografias além da gestão e promoção do seu negócio. Então não economize em excesso para não correr o risco de gastar e ainda assim não ter o que precisa. Lembre que você não precisa necessariamente de um Mac e que um laptop acabará sendo mais útil nas suas atividades posteriores de venda. Outra dica legal aqui é procurar sempre por um computador com HD SSD e monitor com painel IPS.

Softwares

Embora existam alguns softwares de edição gratuitos nenhum deles oferece os recursos e funcionalidades que te colocarão em alto nível. É fundamental que você compre sempre produtos originais e os mantenha atualizados. Pirataria é crime e coloca em risco a sua credibilidade. Alguns softwares que acreditamos ser essenciais para o seu trabalho são o Adobe Photoshop, Adobe Lightroom, Adobe Indesign, Photo Mechanic e JPEG mini.

Ferramentas que você consegue sem custo

Claro que investir é fundamental mas você também pode conseguir impulsionar seu negócio com alguns recursos gratuitos. Eles são tão importantes quanto aqueles que você precisa comprar, então não perca tempo e se dedique a eles imediatamente. Obtendo estes recursos você aumentará as suas chances de chegar ao topo. Alguns exemplos de ferramentas gratuitas que nós julgamos ser essenciais são o Google Docs, Instagram, Facebook e Gmail.

Prática

A agilidade, a segurança e o olhar de um fotógrafo se fazem apenas com a prática. Se você tem o equipamento e o conhecimento ainda assim lhe faltará a parte prática (fotografar em si). Ela é talvez o recursos mais difícil de conseguir porque não pode ser comprada e leva tempo. Por outro lado, se você ama a fotografia, só precisará fazer aquilo que te dá prazer, então tire a bunda da cadeira e bora clicar.

Engajamento

Você consegue com que as pessoas te sigam nas redes sociais e curtam o seu conteúdo de várias maneiras. Sendo fazendo fotos temáticas, engraçadas, que estejam relacionadas a alguma causa relevante. Descubra o que você gosta de fotografar e seja criativo. Se você conseguir ultrapassar sua rede de relacionamento já estará próximo de ser grande. Recomendamos fortemente que você tenha consistência, constância e mantenha uma linha de trabalho coerente e criativa. Cuidado com o que posta nas redes, trate esse material como seu mais sensível e valioso portfólio. Outra forma muito valiosa de você engajar as pessoas no conteúdo que produz é mostrar através das histórias (tanto no Facebook quanto no Instagram) o quanto você é apaixonado por fotografar e como o seu estilo de vida é legal.

Portfólio

Um portfólio se consegue clicando muito. Não são muitas as fotografias marcantes que mesmo os grandes fotógrafos têm no currículo. Então é muito importante que você tenha volume de trabalho. Fique atento as tags que estão em alta e as utilize na divulgação de seu material. Também se inscreva em concursos sempre que conseguir. Uma foto premiada certamente agregará muito valor ao seu portfólio.
Um material impresso também é de grande valor, em especial para quem pretende vender algo parecido. Lembre que você só vende o que tem em amostra.

O conhecimento, a prática, a técnica e o equipamento integram o conjunto de ferramentas indispensáveis para o fotógrafo de sucesso. Além destes itens é importante também que você tenha profissionalismo, responsabilidade, honestidade e ética. A dedicação e a paixão fecham a lista.

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões para que nós possamos te ajudar a conhecer e utilizar as principais ferramentas para fotógrafo. Se você sentiu falta de algum item ou tem interesse em outro tema nós também adoraríamos saber.