A fotografia é uma das formas de arte mais acessíveis do mundo para o indivíduo moderno. Ela está presente em toda parte: nas telas de nossos aparelhos celulares, notebooks, computadores, nos outdoors, nas propagandas, em folhetos recebidos nas ruas e em uma enorme quantidade de momentos históricos que são registrados a todo o momento.

Vivemos em um momento altamente imagético, em que, por vezes, tomamos o ato de fotografar como algo corriqueiro, quase natural, como se a fotografia fosse apenas mais uma extensão de nosso comportamento humano. Não paramos para pensar que, como qualquer habilidade, como qualquer forma de arte, ela deve ser antes de tudo, cultivada.

No entanto, é necessário um aperfeiçoamento para que ela possa se sobressair e espelhar os sentimentos daquele que fotografa — promover reflexão e despertar admiração. A fotografia traz uma série de informações e possibilidades de se comunicar, expressar ideias, sentimentos, visões de mundo, crítica social, beleza, aquilo que inquieta e que acalma.

Nesse sentido, fazer um curso online de fotografia pode te auxiliar nesse desenvolvimento de habilidades e ainda mostrar maneiras de se profissionalizar, transformando uma atividade comumente relacionada a hobbies em uma carreira de sucesso.

Quer saber de que modo estudar fotografia à distância pode ser benéfico para você? Então continue a leitura e conheça algumas vantagens a partir desse momento!

1. Estudar como, quando e onde quiser

Uma das maiores vantagens de se inscrever em um curso online é a possibilidade de organizar seus horários e ter a flexibilidade de encaixar o conteúdo didático das aulas nos momentos mais apropriados para você. Além disso, não ter compromisso com um lugar físico específico é uma boa oportunidade de otimizar seu aprendizado.

Dessa forma, você pode aproveitar mais o curso e obter conhecimentos aprofundados, afinal, não será necessário se preocupar com outras tarefas como se deslocar por longas distâncias ou perder horas no trânsito porque esse tipo de ensino te proporciona assistir às aulas sem sair do conforto do seu lar.

2. Assistir às aulas várias vezes

Um curso online permite que você assista aos conteúdos quantas vezes forem necessárias. Assim, caso você sinta que ainda não compreendeu perfeitamente o que te foi explicado, basta retornar à videoaula e assisti-la novamente até que se sinta preparado para avançar seus estudos.

É muito importante ressaltar que cada indivíduo tem uma relação diferente com a aprendizagem. Cada um possui seu próprio ritmo de evolução no processo de aprender e saber reconhecer isso é o primeiro passo para a construção de um conhecimento de qualidade.

3. Interação com complemento ao conteúdo online

Em uma aula presencial pode ser que ocorram dúvidas acerca de algum conteúdo, mas que devido ao número de alunos em demanda pela atenção do professor, ou pelo tempo regulado, elas não possam ser devidamente respondidas. Assim, é possível que nem todos tenham uma experiência satisfatória.

Por outro lado, no curso online existem possibilidades de se interagir direta e imediatamente com os instrutores ou com a equipe de apoio, que estarão a postos para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir ou ainda prover alguma forma de complemento aos conteúdos passados.

4. Possibilidade de assistir em velocidade mais alta e assimilar mais conteúdo em menos tempo

Poder regular a velocidade das videoaulas de modo que possa acessá-las confortavelmente é outra grande vantagem de se fazer um curso online de fotografia. Você pode optar por diminuir ou aumentar a velocidade e assim aperfeiçoar o andamento dos seus estudos.

Alguns conteúdos demandam uma maior capacidade de absorção, ou seja, sua mente precisa de mais tempo para reflexão e armazenamento; outros são mais simples e só precisam ser fixados. Os ritmos variam de indivíduo para indivíduo, e níveis de facilidade ou dificuldade também, portanto, saiba como utilizar a tecnologia a seu favor.

5. Se profissionalizar e conseguir uma vaga no mercado de trabalho

A fotografia permite que você reúna uma tarefa em que se diverte realizando com um trabalho que te proporciona retorno financeiro. Nesse cenário, um curso online de fotografia pode te auxiliar a derrubar essa barreira entre dois polos aparentemente opostos. Se qualificar profissionalmente pode, portanto, te posicionar proficientemente no mercado.

Trabalhar com aquilo que se gosta é privilégio de poucos, e pode ser que entre seu sonho e sua realização seja necessário apenas um ou dois passos. A vida traz ansiedades e dificuldades que, por vezes, são provocadas pelas condições precárias em que a criatividade é confinada, sendo assim, libertá-la e cultivá-la é uma forma de viver com mais leveza e qualidade.

6. Estudar com experts na área sem precisar ir até eles

A cada passo que o mundo se globaliza, são encurtados espaços e se coloca à distância de um clique aquela pessoa que está geograficamente do outro lado do globo. Cursos online estão aptos a explorar essa comodidade contratando profissionais de renome que talvez, em um curso presencial, não poderiam atender devido a problemas de logística.

O inverso também é verdadeiro: o indivíduo que tenha interesse em se matricular em um curso com profissionais reconhecidos e com vastos conhecimentos, pode fazê-lo independente do lugar onde se encontra. A internet é capaz de promover e intensificar experiências e possibilidades, ampliando o mundo percebido ao mesmo tempo em que encurta distâncias, e permitindo sua maior apreensão.

Um expert é aquele profissional que vai ensinar os fundamentos do curso, e também aquelas peculiaridades que apenas alguém que trabalha diariamente no ramo sabe, ou seja, o conhecimento que vem com a experiência. Desde a forma certa de segurar o equipamento, como posicioná-lo, os ângulos existentes e formas de captar momentos, até o treinamento do próprio olhar artístico.

Aulas com profissionais que realmente entendem sua profissão fazem toda a diferença na formação do aluno. Nesse contexto, um curso online de fotografia te coloca em contato com profissionais de outras regiões e você não precisa se ver refém das opções existentes em sua cidade, por exemplo.

O mundo muda, tecnologias inovadoras são inventadas a todo o momento e, a cada minuto, surgem novas possibilidades de experimentação. Investir em algo que te faça feliz, que te deixe satisfeito e seja relaxante ao mesmo tempo em que exercita a imaginação e a criatividade, é uma forma de cultivar suas capacidades intelectuais e manter a saúde mental.

Em um curso online de fotografia com profissionais capacitados que possam dividir sua experiência com seus alunos, é uma forma agradável de especializar na arte de fotografar ao mesmo tempo em que se alcança satisfação pessoal.

Se você gostou deste post, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer a nossa metodologia de ensino e ficar por dentro de todas as experiências que compartilhamos com nossos alunos. Vamos lá!

Quer conhecer o Vitamina V nosso projeto online? Entre na nossa lista de espera –