O sonho de grande parte daqueles que entram no campo da fotografia é poder viver desse ofício, expressar sua arte — que é, primeiro de tudo, uma paixão —, conhecer pessoas e lugares distintos e outras vantagens que o trabalho proporciona. Mas, junto com tantas realizações possíveis, os desafios da fotografia não são poucos.

Apesar da recente democratização da profissão, juntamente com os avanços da tecnologia, permitindo a muitos a possibilidade de explorar o mundo audiovisual, existem diversas barreiras a serem superadas, como as dificuldades em conquistar clientes e se consolidar no mercado.

Foi pensando nisso que elaboramos este artigo. Continue acompanhando para saber os principais desafios da profissão e como superá-los.

Começar na carreira

Um dos principais desafios da fotografia, enfrentados primordialmente por iniciantes, é a dificuldade em se iniciar na área. Muitos fotógrafos amadores gastam tempo precioso de trabalho apenas na parte teórica do ofício. São dias, semanas, meses e até anos estudando como começar na carreira, sem, de fato, dar o primeiro passo.

Claro que o estudo é essencial, mas ficar só na teoria não ajudará em muita coisa. Assim, a abordagem mais eficaz é ir praticando e aprendendo ao mesmo tempo. Dessa maneira, você ganhará experiência profissional enquanto aumenta seus conhecimentos fotográficos.

Outra preocupação que ronda os fotógrafos iniciantes é a questão dos equipamentos. Existe ainda a crença de que quanto mais caro, melhor. Mas, até a DSLR mais básica dará conta de qualquer trabalho por um ótimo custo-benefício. A necessidade de investir em equipamentos melhores se apresentará com o tempo.

Adquirir conhecimento

Obter os conhecimentos necessários para se especializar como fotógrafo pode ser bem trabalhoso, já que é necessário ter uma ampla noção de diferentes técnicas e estilos fotográficos para ter sucesso profissional. Mas como conseguir aumentar os saberes sem se limitar a um único segmento?

A dica aqui é investir em cursos, treinamentos, graduações e outras formas de aprendizagem. As certificações não só farão com que você ganhe sabedoria fotográfica, mas como lhe ajudarão a comprovar seu entendimento relacionado ao assunto para seus clientes.

Além disso, mesmo após tantas especializações, se manter atualizado é essencial. Por isso, procure acompanhar o trabalho de outros profissionais da área, páginas dedicadas ao tema e outras entidades renomadas. Afinal, a última coisa que você deseja é ficar para trás.

Prospectar clientes

Já que estamos falando dos obstáculos de ser um fotógrafo profissional, a prospecção de clientes não poderia ficar de fora. Engana-se quem pensa que apenas comerciantes precisam ter um bom conhecimento em vendas. A verdade é que, a partir do momento em que você trabalha com a prestação de serviços, saber como conquistar clientes e fazer suas vendas é fundamental.

É óbvio que, ao trabalhar como fotógrafo, toda a sua renda virá dos pagamentos pelas suas fotos. Ou seja, o contratante estará comprando os seus serviços fotográficos. Portanto, mude o pensamento de que o processo de vendas não está ligado à profissão.

Uma boa sugestão para conseguir atrair clientes é buscar parcerias com outros profissionais e pedir indicações. Procure sempre se aperfeiçoar, afinal de contas, é sua responsabilidade fechar contrato com novos clientes.

Focar nos espectadores certos

Como dito inicialmente, as novas tecnologias e a democratização da fotografia abriram portas para que mais pessoas pudessem apostar nessa área. Mais acima, também foi explicitado a necessidade de expandir os conhecimentos teóricos e técnicos acerca da profissão para se consolidar no mercado.

Contudo, o que ainda não foi falado é para onde e para quem todas essa especialização deve ser direcionada. É comum vermos muitos fotógrafos mais preocupados em construir uma boa imagem para os colegas de trabalho do que em fornecer um serviço de qualidade para seus clientes.

Por isso, evite cair nesse erro; deixar os clientes satisfeitos é muito mais importante do que impressionar outros fotógrafos. Claro que construir relacionamentos profissionais é bom para a carreira, mas entregar um ótimo trabalho para seus clientes é mais ainda, já que a divulgação de “boca em boca” continua sendo uma forte propaganda.

Trabalhar como autônomo

Um dos desafios da fotografia é a responsabilidade empreendedora que o profissional da área adquire. Como esse é um trabalho autônomo, questões como contar com uma renda instável, ter que gerir o negócio e ser o seu próprio chefe podem se apresentar mais como dificuldades do que oportunidades.

Nesse caso, o melhor a fazer é investir o máximo que você puder no aprendizado de gestão e administração. Obviamente não precisa se transformar em um expert em MBA — Mestrado em Administração de Negócios —, mas saber o básico para gerenciar um trabalho freelancer, como não misturar contas pessoais com profissionais, é crucial.

Migrar de carreira

Na maioria dos casos, os fotógrafos de sucesso de hoje trabalhavam com outra coisa antes de se lançar no mundo audiovisual. Muitos começaram na fotografia como um hobby e, com o tempo, foram percebendo que essa atividade estava se tornando mais do que um mero passatempo.

Mas, como tomar a decisão de seguir a carreira fotográfica e abandonar o emprego antigo? Antes de fazer qualquer mudança radical, contabilize todas as variáveis para não sair no prejuízo depois. Coloque no papel suas principais despesas, a renda necessária para cobri-la e se os trabalhos com fotografia são suficientes para isso.

Se a resposta for positiva, pode fazer a mudança sem medo. Entretanto, se as contas não forem satisfatórias, tenha mais cuidado. Não precisa abandonar o sonho de trabalhar no ramo, mas planeje mais detalhadamente seu caminho para isso. Uma boa solução é guardar uma renda extra para se manter até que a nova profissão traga retornos concretos.

Como você pode perceber, para ser bem-sucedido como fotógrafo é preciso ter um pouco de jogo de cintura para lidar com os desafios da fotografia. Além disso, procurar entender, pelo menos, o básico de outros assuntos, salvará sua carreira profissional de muitas situações desagradáveis. Dessa forma, mantenha a mente aberta e busque se manter atualizado sempre.

Então, gostou deste artigo? Se você acredita que já aprendeu tudo o que precisava por aqui e que já está na hora de passar para outras etapas, veja esse outro post e aprenda como ganhar dinheiro com fotografia!