Descubra as vantagens da divulgação de trabalho fotográfico

Começaremos este texto com duas notícias, uma boa e outra não tanto. A parte ruim, é que ainda estamos em crise. A boa, é que isso pode revelar brechas para trabalhar e ter uma renda extra, que, futuramente pode ser a sua principal forma de ganhar dinheiro e aumentar a sua renda! A divulgação de trabalho, nesse caso, é essencial para que você consiga êxito.

Estamos falando do conhecido sonho de transformar o hobby em uma profissão com reconhecimento no mercado. E, a propósito, um dos hobbies com mais apreciadores na atualidade é definitivamente a fotografia. Com o investimento em um bom equipamento e muita criatividade, você pode explorar, melhorar e no futuro lucrar com a venda de fotos em sites, bancos de imagens ou até mesmo no Instagram, por exemplo.

Como dito, no meio termo entre o começo e o sucesso, é necessário o que faz toda a diferença: a divulgação. Por isso, neste post vamos mostrar a importância da exposição do seu trabalho como fotógrafo e quais as vantagens dessa divulgação. Acompanhe!

Por que trabalhar na divulgação de trabalho?

É comum o medo de divulgar algo novo e todas as incertezas que isso traz, não é verdade? Saiba que você não está sozinho nessa angustia, há outros fotógrafos com carreira iniciante na mesma situação. E há vários outros divulgando-se, pegando clientes e ganhando dinheiro no seu lugar!

Você precisa tomar iniciativa de se colocar abertamente no mercado e gritar “eu sou fotógrafo, galera! Fecha comigo que é sucesso!”. A propaganda é a alma do negócio — mas por favor, não venda mais do que você pode oferecer. Lembre-se do que falamos acima e não estrague seu nome no mercado, especialmente no começo de uma carreira tão prazerosa como a fotografia!

Para divulgar seu trabalho, você pode começar com as redes sociais. Facebook, Instagram, Pinterest, blog, Behance, sites de depósito de fotos para a compra, todas elas funcionam como uma ótima forma de divulgação para atrair clientes.

Quais as vantagens dessa divulgação?

Todos nós merecemos trabalhar com o que amamos fazer. Dormir tranquilo sabendo que faz o que adora, e ver outras pessoas satisfeitas com nosso produto é uma grande realização não apenas profissional, mas especialmente pessoal. Afinal, o reconhecimento e a valorização de um trabalho bem feito é a chave para alavancar ainda mais a nossa carreira. A seguir, confira algumas das conveniências da sua autopromoção:

Ser profissional

Antes de sair anunciando sua nova fonte de renda, é preciso ganhar alguma experiência, e também investir em aprender fotografia profissional. E você pode começar em casa mesmo, no seu tempo livre e no seu próprio ritmo. Hoje em dia, com o poder e expansão da internet, temos diversas formas de aprender fotografia sem sair de casa.

Além disso, você já deve ter ouvido aquelas máximas de aprender com os erros, descobrir fazendo, não é mesmo? Pois é, elas continuam valendo aqui neste tópico. Não basta você investir em obter conhecimento, é preciso também se exercitar e descobrir seu próprio estilo fotográfico.

Descobrir seu estilo fotográfico

Coloque-se no lugar de quem vai contratar um fotógrafo: você pagaria para ter uma foto bonita, mas não o suficiente para ser marcante? Contrataria um profissional que parece ter todas as fotos iguais, amadoras, ou que o famoso sobrinho poderia fazer? Pois é. Nessa profissão precisamos mostrar qualidade e que podemos sempre oferecer o melhor.

Descobrir o seu estilo fotográfico requer passar por alguns testes e você precisa soltar sua criatividade para isso. Não se prenda a repetir algumas fotos mais famosas que encontra por aí. Treine o seu olhar para ver momentos que geralmente outra pessoa não vê. A diferenciação do seu produto ajudará muito na sua divulgação de trabalho.

Ser uma autoridade no mercado

Após adquirir conhecimento por meio de estudos e um estilo próprio, você precisa investir em seus argumentos de venda do seu produto. Pergunte-se: o que a pessoa deve levar em conta? Questões como prazo, preço, sua flexibilidade de tempo, o seu estilo, entre outros, são um conjunto de fatores que uma pessoa deve ter para transmitir confiança.

Mesmo que inicialmente seja uma forma de ganhar dinheiro extra, lembre-se que você investiu na sua profissionalização e tempo nos estudos. Então nada de procrastinação, hein! Para ter um reconhecimento e construir sua autoridade no mercado de fotografia — mesmo que seja o local —, você precisa entregar o que se comprometeu a fazer.

Reconhecer outros trabalhos

Se manter ativo nas redes sociais que você escolheu para divulgar sua profissão como fotógrafo requer ponderação e atenção no que fala. Elogie se quiser ser elogiado. Nunca critique. Assim como você já cometeu erros, outras pessoas também cometem. Você pode conseguir diversas oportunidades em exatamente falar sobre você! Basta reconhecer o trabalho de outros fotógrafos, tanto profissionais quanto amadores. Concorrência saudável sempre!

Abrir novos leques de oportunidades

Um dos maiores erros que podemos cometer é pensar de forma muito individual e fechada num único modelo de negócio. Ok, você descobriu um estilo que é bom fazendo e ama, mas e se ele não estiver com alta demanda no momento? Inove-se sempre. Não fique parado!

Youtubers e blogueiros estão aí para auxiliar na divulgação e parcerias. Fazer amizades com esse novo público, ser respeitoso e se manter ativo comentando em suas postagens — e elogiando os profissionais, mesmo que sejam seus concorrentes — pode abrir seu leque de oportunidades

Transformar um hobby em uma forma de ganhar dinheiro tem sido uma tendência cada vez maior entre as pessoas ao redor do globo. Vale lembrar que esta pode ser uma excelente maneira de sair daquela frustração de apenas ter um emprego e não conseguir transformá-lo em uma carreira feita com amor.

Mesmo que no começo possa parecer difícil, tudo não passa de uma questão de organização e empenho na divulgação de trabalho. Portanto, promover a sua visibilidade é uma maneira muito eficiente para que os seus parceiros e, principalmente os futuros clientes possam criar um vinculo de proximidade com o seu trabalho.

O que achou deste texto? Gostou de saber dessa nova oportunidade de transformar seu hobby em uma renda extra? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que outros amigos conheçam também! — e essa já é uma ótima forma de mostrar que você trabalha com fotografia!

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Comentários (1)

  • Abraão Venâncio

    15 Maio 2018 às 19:09

    Que matéria maravilhosa! Obrigado e continuem postando sempre.

    Responder

Últimos Podcasts