Todos nós, que trabalhamos com imagem, conhecemos o poder da fotografia. E, nos últimos anos, esse poder vem sendo usado ainda mais por mulheres em busca de fortalecimento da autoestima, aceitação do próprio corpo ou simplesmente para despertar a sensualidade natural que cada uma tem.

Por tudo isso, o ensaio fotográfico feminino é um desafio para o fotógrafo profissional. Um trabalho que exige respeito, criatividade, cuidado, conhecimento e confiança da cliente.

Se o ensaio for sensual ou de nudez artística, o trabalho exige mais flexibilidade e paciência, pois envolve também muita intimidade com a modelo. Nesse caso, é preciso, ainda, ser discreto e usar certa dose de psicologia para garantir que a autoestima da cliente se mantenha nas alturas.

Em todas as situações ― assim como na fotografia de eventos ―, o fotógrafo deve ter pleno conhecimento do cliente, do equipamento, da locação e do estilo que se espera para esse ensaio, planejando cada detalhe para que tudo saia como desejado.

Neste post, separamos seis dicas para que seus ensaios fotográficos femininos sejam incríveis e se consolidem como uma ótima fonte de renda para o fotógrafo!

1. Saiba o que a cliente espera

Antes de qualquer coisa é fundamental ter uma reunião com a cliente. Nessa hora vale aquele ditado: “você tem dois ouvidos e uma boca para ouvir mais do que fala”. Saiba exatamente quais são os desejos e as expectativas dela em relação ao ensaio.

Após ouvi-la, aproveite o encontro para falar do seu trabalho, quais os estilos de fotos que mais combinam com o que a cliente deseja, qual a estrutura que você oferece para fazer o trabalho e a sua proposta.

Essa é a hora de vocês se conhecerem para que haja confiança mútua e afinidade ― fundamentais para que tanto o fotógrafo como a modelo fiquem satisfeitos com o resultado final do trabalho.

2. Planeje cada detalhe

Planejamento é a palavra de ordem em qualquer trabalho. Isso vale também para a fotografia e mais ainda no caso de um ensaio fotográfico feminino. A partir da conversa inicial com a cliente, construa com ela o roteiro do ensaio, colocando no papel todos os detalhes que deverão ser seguidos na hora de produzir as fotos.

Nesse planejamento devem estar previstos a duração do ensaio, o cenário, a localização, a maquiagem e o vestuário. Outra coisa: é preciso que se saiba previamente qual estilo será dado trabalho: romântico ou sensual?

Com todas as informações em mãos, fica mais fácil evitar imprevistos e garantir que a modelo fique mais à vontade na hora dos cliques.

3. Prepare-se para os imprevistos

Mesmo planejando tudo, sempre há possibilidade de algo dar errado. Esteja preparado para isso, colocando na sua lista um plano B para cada uma das adversidades.

O clima está diretamente ligado à qualidade do seu trabalho, principalmente se o ensaio fotográfico feminino for feito ao ar livre. O horário em que as fotos serão feitas também tem influência na luz e na cor.

Sempre vale, na reunião inicial com a modelo, perguntar se ela tem problemas de sensibilidade à luz do sol, alergias ou qualquer outra situação que possa afetar o resultado final do trabalho.

4. Defina o estilo do ensaio

Esse é um dos tópicos mais importantes que devem ser definidos lá naquela primeira conversa que sugerimos ter com a cliente. O ensaio fotográfico feminino pode ter estilos diferentes, mas três deles se destacam. Veja quais são os mais comuns e, a partir dessa escolha, defina todos os outros detalhes da sua produção:

Estilo sexy

Se a mulher for mais ousada e estiver mais aberta a produções mais quentes, com o uso de cores como o vermelho ou o preto, esse é o estilo do ensaio que será feito para ela.

Nesse caso dá para usar maquiagens mais pesadas, poses mais sensuais e a locação pode ser até mesmo um quarto de hotel. Tudo vai depender do quanto a cliente está aberta a novas ideias.

Estilo romântico

Nesse caso a sensualidade não precisa ficar de fora. Mas ela aparece de forma mais sutil, com ares de mistério. As cores do figurino são mais claras e os ambientes da locação são mais suaves.

Estilo fetiche

Aqui é a cliente quem manda desde o início. Normalmente é ela quem já vem para a reunião inicial com essa proposta. Nesse caso, esteja aberto aos temas que ela apresentar e abuse da fantasia e da criatividade para ajudá-la a alcançar o resultado que ela deseja.

5. Escolha as melhores roupas e maquiagem

Ter parceria com maquiador e dispor de algumas peças de figurino para os ensaios sempre ajuda nesse tipo de trabalho. Mas você também deve deixar a cliente à vontade para fazer suas escolhas e sugestões.

Algumas dicas são válidas. Se as fotos forem feitas ao ar livre, por exemplo, as roupas claras favorecem muito o trabalho. Se for branco, então, melhor ainda para que não haja tanto contraste e efeitos indesejáveis sejam neutralizados.

Além disso, o branco permite que a paisagem se destaque. Não é à toa que as noivas estão sempre exuberantes!

Mas, se a produção pedir outras cores, use refletores e rebatedores que vão ajudar a manter a qualidade das imagens. E nunca deixe de testar antes de fazer os cliques finais.

6. Use a criatividade

É certo que, para a produção de um ensaio fotográfico feminino, algumas poses são clássicas e, em alguns casos, a própria modelo já sabe quais deve fazer. Por isso, antes de começar o trabalho vale dar uma olhada em referências anteriores e pescar ideias para ajudar a dirigir as clientes. Essa é uma boa forma de começar a fazer as fotos.

A partir daí, depois que fotógrafo e modelo já estão à vontade, fica mais fácil usar a criatividade e pensar em situações diferentes e poses mais naturais, descontraídas. Essas, normalmente, são as que funcionam melhor.

Uma dica é aproveitar o cenário para brincar com a luz e as cores, usar também o preto e branco, aproveitar a brisa, o sol, a chuva e tudo mais que estiver em volta para alcançar um resultado diferenciado.

Seguindo todas essas dicas, as chances de seu ensaio fotográfico feminino ficar perfeito dependem apenas do seu talento. Claro, também do trabalho de pós-produção, que nesse caso deve ser impecável.

Siga-nos no Facebook e no Instagram para receber mais dicas sobre o trabalho do fotógrafo profissional.