Colocar o trabalho em dia e realizar atividades grandes é sempre um desafio. Neste post, vamos compartilhar algumas estratégias encontradas no livro “A Única Coisa”, de Gary Keller e Jay Papasan. E já começamos dando uma dica: para conseguir fazer algo útil e produtivo, aumentando o fluxo de trabalho em fotografia, é preciso ter objetivos!

Esse livro fala sobre como ter um direcionamento pode ajudar a trazer resultados extraordinários para nossas vidas. Em um de seus trechos, os autores dão 9 passos para gerar essa reavaliação em nossos comportamentos e trazer tal análise para a área da fotografia.

Gostou da ideia? Então, se liga nas 9 indicações abaixo, pois elas podem ajudar você a transformar seu trabalho (ou mesmo hobby) em arte e a conquistar cada vez mais pessoas com fotos incríveis!

1. Divida o dia em blocos de tempo e seja rígido ao cumprir cada um

Isso significa que, toda vez que tiver uma atividade importante, você deve reservar uma parte do dia somente para essa tarefa. De 8h da manhã até 12h, por exemplo, vá colocando todo o seu trabalho em dia. Então, nada de ficar se distraindo nas redes sociais ou tomando aquele cafezinho para passar o tempo, combinado?

2. Construa seu QG (Quartel General)

Monte um escritório que seja livre de interferências externas. Coloque avisos de “não perturbe”, instale persianas, organize uma mesa. Enfim, encontre um lugar em que você possa se isolar do resto dos ambientes.

Se o local em que você está não abre espaço para isso, faça o possível para mudar e encontrar um QG ideal. Vale até casa na árvore!

3. Elimine a comunicação com o mundo

Enquanto você está se dedicando a uma tarefa específica (ao desenvolvimento de sua vida), elimine todo tipo de contato com o mundo exterior. No livro, há a história de um escritor que comprou um notebook e levou o aparelho para a assistência. Ele solicitou que a placa de rede fosse arrancada.

Essa atitude brusca proporcionou seu isolamento e o aumento de sua produtividade em até 3 vezes. Dá pra acreditar? Então, até que você siga o exemplo do escritor e consiga se fechar para o mundo, não reclame do que falta para colocar o trabalho em dia. 😉

4. Faça provisões para que você não precise abandonar seu QG

Enfim, desenrole tudo o que puder para não sair do seu quartel. Leve água, salgadinho, frutas — e o que for preciso! Só saia em questão de necessidade mesmo (para usar o banheiro, por exemplo).

5. Recrute apoio para colocar o trabalho em dia

Explique para as pessoas que essa é a tarefa da sua vida. O senso de comunidade delas fará com que apoiem você a cumprir com tudo isso e, ainda, vai ajudar a se isolar por um tempinho. Estabeleça que ninguém fale com você pela manhã ou que deixem para resolver coisas apenas em determinado horário, por exemplo.

6. Crie uma lista de tarefas para ampliar o fluxo de trabalho em fotografia

Já ouviu falar que tempo é dinheiro? Pois as listas ajudam você a otimizar o tempo, organizar os afazeres diários e, ainda, aumentar a produtividade.

Vejamos um exemplo: a tinta de sua impressora acabou, você foi ao shopping, mas esqueceu de comprar. Quando chegou em casa, percebeu que precisava voltar lá só por causa disso. Um desperdício de tempo, não é mesmo? Nos minutinhos que você gasta nessa outra saída, poderia estar editando uma foto ou contatando novos clientes.

Mas não é só isso: as listas também são boas ferramentas para ajudar a exercitar a criatividade. É que, enquanto você vai pensando e anotando, um item vai puxando o outro (e daí pode surge um monte de ideias novas).

E não precisa vir com a desculpa de que sua memória é ótima e você guarda tudo. Sempre tem uma coisinha que fica de fora. Então, lápis e papel na mão — ou mesmo o bloco de notas ou um aplicativo do celular — e boa sorte! Você vai ver como sua vida fluirá com mais organização.

7. Use a tecnologia a seu favor

Tem gente que acha que a tecnologia é um verdadeiro bicho papão. Mas não tem nada disso, especialmente se você souber usar com moderação.

Então, pesquise e descubra quais são as mais adaptáveis aos seus propósitos. Há ferramentas variadas, que podem ser importantes aliadas para captar mais clientes, divulgar seu trabalho, organizar o tempo e até colocar as finanças em dia.

8. Cuide bem de seus equipamentos

A gente sabe que ser um bom fotógrafo vai muito além de somente apertar um botão. Mas, para um resultado incrível nas fotos, um equipamento bem cuidado pode ser a chave. Afinal, ninguém quer comprometer aquele momento perfeito com um arranhão na lente ou uma queda que danifique um dos comandos, não é mesmo?

Pense em seus equipamentos como uma extensão de seu corpo e cuide para que eles se mantenham em dia. Isso porque, quanto mais saudáveis estiverem, melhor o rendimento.

Além disso, o conserto (ou a compra) de determinados equipamentos fotográficos pesa bastante no bolso. E você não vai querer mais uma despesa dessas, não é mesmo?

9. Tenha dedicação sempre

E agora vai uma última dica que não é mais importante do que as anteriores, mas tão essencial quanto: seja firme e dedicado a seus propósitos! O mundo pode tentar tirar você desse objetivo, mas mantenha a criatividade para encontrar as soluções necessárias. Cada dia que você deixar passar sem colocar sua ideia para funcionar é um dia perdido.

Então, não desanime da jornada, pois ela é cheia de aventuras e pode ser muito prazerosa. Além disso, cada vez mais surgem novos desafios e técnicas que podem auxiliar você a fazer um trabalho inovador, cheio de personalidade e, ainda, aumentar o fluxo de trabalho em fotografia!

Sendo assim, recomendamos a leitura do livro e queremos ver você conquistando tudo! Que tal conhecer também os 10 livros indicados pelo Gustavo Vanassi para aprimorar sua carreira? 🙂

Curtiu nossas sugestões e quer aprender mais sobre o fluxo de trabalho em fotografia? Então, siga nossas páginas no Facebook e no Instagram. E encontre ótimos conteúdos por lá!