Ahhh, antes que eu esqueça, já se inscreve aí na “Semana do Fotógrafo Vendedor” para não perder a tua vaga, elas são limitadas! Clica agora no link abaixo porque essa web-série é grátis e rola de 27/08 à 03/09:

http://www.vitaminav.com.br/sfv


Recebeu um e-mail solicitando um orçamento de fotografia
?!

Que alegria não é? 😊😊😊
Agora é só encaminhar aquele arquivo PDF para o “Whatsapp” da cliente, com a proposta de orçamento, linda, bem pensada, organizada e super descolada. Não é mesmo?

Não??? Então você ainda não tem uma proposta bacana para retornar pra ela? 😱😱😱

Esse momento do primeiro contato é crucial, porque uma abordagem surpreendente aumenta muito as suas chances de fechar o negócio. Pense se fosse você procurando por um fotógrafo e o cara não te enviasse uma proposta apresentável. Você confiaria no trabalho dele? 🧐🧐🧐 Acho que não né?

Apresentações de orçamento de fotografia e propostas em PDF bem feitas conferem credibilidade.
Bóra então resolver esse problema?
Minha ideia ao escrever esse artigo é te ajudar na busca da… PROPOSTA EM PDF PERFEITA.

Todo esse conteúdo foi desenvolvido com base nas nossas experiências de mais de 20 anos no mercado fotográfico, mescladas com os testes de nossos mais de 1000 alunos no treinamento Vitamina V.

Agora que já entendemos a importância de uma apresentação bonita e vendedora, e que um arquivo “PDF” bem preparado pode ajudar muito nos negócios, então…

1) Por onde começar? O que uma proposta de orçamento de fotografia precisa ter? 🤔

Pra começar, o seu PDF de orçamento de fotografia precisa chamar a atenção. Por isso preocupe-se com o layout (limpo e bonito), a qualidade dos textos (erros de português não são admitidos) e principalmente com a seleção das fotos (use as mais lindas e impactantes que você já produziu).

A capa da apresentação deve contar sempre com uma foto impactante, diferenciada, autoral e que fale muito sobre a sua personalidade de fotógrafo, por isso, pense muito bem em qual será essa imagem.

Logo depois da capa, apresente-se! Muitas das pessoas que entram em contato não te conhecem direito, por isso, uma página de apresentação (sempre com um belo retrato seu) é fundamental. Esse é o primeiro passo para humanizar você frente aos seus clientes (e aumenta sua autoridade).

Não esqueça de dedicar uma ou duas páginas para apresentar quais são os benefícios que você oferece. O que você faz de especial? No que você é diferente? O que faz de melhor? Coisas como: Ser autoral, ficar até o final da festa, ter uma super equipe, contar com meninas para ajudar como produtoras em ensaios, ser especialista em retratos, amar fotos de família… Enfim, encontre os seus diferenciais e apresente de forma cordial e positiva.

Tente ser muito sucinto e apresentar tudo isso em poucas palavras, pois o cliente geralmente pula textos muito longos.

Fale da sua paixão e humanize-se mais ainda. Entenda que os clientes não compram “o que você vende” e sim o “porque você vende”!

Qual é o seu porquê? Qual o motivo pelo qual você faz o que faz? Você ama a fotografia? Abra o seu coração e fale a respeito disso, pessoas se conectam ao emocional umas das outras e você precisa abrir o caminho para que isso aconteça. Gostou desse conceito? Então assiste aí o vídeo do cara que me inspirou a escrever essa parte do artigo:

Simon Sinek – Como grandes líderes inspiram ação [Legendado]


2) E como devo redigir e montar tudo? ✍

Não esqueça de manter a simplicidade na apresentação das informações e no layout das páginas do seu orçamento de fotografia. Deixe clara a intenção de cada página explicando (direto e reto) o que você pretende com ela. Procure não misturar muitas informações em uma única página, pois a ideia é passar somente um conceito ou gatilho mental por página.

Não se preocupe tanto com o número de páginas da proposta. Seu orçamento de fotografia precisa ter a quantidade de páginas necessária para gerar valor e mostrar o seu produto como diferente. Dificilmente você conseguirá cobrir todos os pontos que abordamos aqui com apenas duas ou três páginas, então pode adicionar mais, sem medo.

A última página da apresentação serve como despedida e precisa conter todas as suas formas de contato, redes sociais e uma “chamada para ação”. Algo como: Entre em contato… Ligue pra mim… Vamos agendar uma reunião… Me chame agora mesmo… Deixe claro para a cliente qual será o próximo passo a ser dado na negociação.

Há algum tempo, no canal do YouTube do Fotologia, realizamos uma live falando especificamente sobre esse assunto e ela serve de complemento para esse tópico. Assiste lá 🤗

Orçamento de Fotografia (com exemplos) – Live

 

3) Acione muitos gatilhos mentais! 🧠

“Gatilhos mentais são argumentos ativadores das decisões que o nosso cérebro toma “no piloto automático”, para evitar o nosso esgotamento diante de tantas escolhas. … Ou seja: os gatilhos mentais são os facilitadores do nosso cérebro na hora da tomada de decisões ou atitudes.” Existem muitos destes “gatilhos mentais” e uma proposta em PDF vencedora aciona uma boa quantidade deles de maneira sequencial e estratégica. Escolhi três gatilhos que não podem faltar na sua apresentação para detalhar um pouco mais a seguir…

1) Gatilho mental da prova social!
Esse gatilho é ativado quando alguém (que não é você) fala o quanto seu trabalho é bom. Para acionar esse gatilho, capte depoimentos em texto e, especialmente, em vídeo para ilustrar o seu material. Esses depoimentos podem ser provenientes de clientes e até de outros profissionais do mercado (cerimonialistas, DJs, decoradores, etc).
Entenda que o importante é ter pessoas falando que o seu serviço é bom. Lembre sempre que o melhor momento de captar depoimentos dos clientes é logo depois que você entrega o material pronto. Vire a câmera do celular para o modo selfie, se enfie ao lado do cliente e peça, sem medo e nem rodeios: “E aí, o que achou do nosso trabalho?”
Faz o teste aí e depois me diz o que aconteceu. 😉

2) Gatilho mental da autoridade!
Mostre que você entende de fotografia apresentando suas qualificações, cursos de que participou, prêmios que já ganhou, lugares em que já fotografou, etc. Basicamente, aqui você precisa mostrar autoridade para os seus clientes usando o seu histórico profissional, resultados e conquistas.
Mostrar (caso você tenha feito) as palestras, cursos, treinamentos ou workshops que você já ministrou é super importante, porque o ato de “ensinar” é algo que mostra muita autoridade.
Ahhh, mas e você nunca deu uma palestra? Ofereça-se em escolas, feiras de noivas, eventos e similares. Coloque algumas palestras no seu curriculum, adicione na sua apresentação e veja a mágica acontecer.
Lembre-se também de não parecer “metido” na hora de acionar esse gatilho, porque a linha que separa a autoridade da arrogância é muito tênue. Fale disso de forma simpática.

3) Gatilho mental da escassez!
As pessoas tendem a se interessar mais por aquilo que é raro ou escasso e você precisa demonstrar o quanto sua agenda é concorrida mostrando o número restrito de eventos ou ensaios que realiza em um ano, mês ou semana.
Isso tudo pode ser apresentado (dentro da proposta) em uma página específica, personalizada, falando da data do evento e apresentando alguns detalhes relacionados ao quão “ocupada” é sua agenda.
Argumentos como: Essa é a minha última data para o mês… Atenderei somente mais 3 casamentos esse ano… Tenho apenas mais 2 horários nessa semana…
Demonstre também, nessa página, que você precisa de tempo e dedicação em nível artesanal para a realização de cada trabalho. Seja verdadeiro na hora de acionar esse gatilho mental, porque caso seu cliente descubra que o que você disse não é a verdade, um desastre pode ser desencadeado. Então use a escassez, mas seja verdadeiro.

Também já fizemos uma live falando sobre esse assunto, assiste lá que tem muuuito mais gatilhos para você incluir na sua proposta de orçamento de fotografia.

Live – Vendas e Gatilhos Mentais para fotógrafos – Vanassi

 

4) “Mas eu estou começando no mercado e o que você está falando não faz muito sentido pra mim…” 😞

Nesse caso, recomendo fortemente que você leia o e-book grátis que desenvolvemos pensando na galera iniciante: https://www.primeiroensaio.com/oferta-irresistivel/
Nesse e-book já abordamos temas essenciais como:

  • Definir, conhecer e entender a sua persona
  • Criar um rapport com o seu cliente
  • Apresentar os benefícios e diferenciais do seu trabalho
  • Oferecer garantias e quebrar objeções

Esse material é show de bola para você entender todo processo de atendimento apresentado nesse artigo.

 

5) Mostre os seus valores de forma inteligente 💰🤑💸

Essa parte é importante: Você só deve apresentar os seus valores depois de ter acionado os gatilhos mentais, de já ter conseguido humanizar o trabalho (se conectando emocionalmente com o cliente) e já ter agregado valor ao trabalho vendendo o “seu porquê”!

Lembre-se sempre de evitar o “paradoxo da escolha”, com um número bem pensado e planejado de pacotes (com isca e âncora).

Sei que essa parte do artigo pode ter ficado um pouco vaga, isso ocorre porque eu precisaria de outro artigo inteirinho para falar só sobre os pacotes e o paradoxo da escolha 😥😥😥
Mesmo assim posso te ajudar de duas formas:

  1. Assista o vídeo abaixo e entenda rapidamente o que diabos é o “paradoxo da escolha”

    Paradoxo da Escolha | Pacotes de fotos | #046

  2. Gravei também um vídeo rápido com reflexões sobre como aumentar a percepção de valor na fotografia, através de pacotes isca e âncora no seu orçamento de fotografia. Tenho certeza que vai te ajudar muito.Como aumentar a percepção de valor na Fotografia | #060

 

Quer saber mais sobre pacotes e como montá-los? Pede aí nos comentários! Essa é a única maneira que tenho para sondar a necessidade de vocês. É só escrever “Pacotes” 😌😌😌

 

6) “Tem como conseguir algumas propostas de outros fotógrafos, em PDF, para eu ter como exemplo?” 🙏

Claro que sim! Você sabe que nós aqui do Fotologia não deixamos você na mão. Então, pensando nisso, falamos com vários dos nossos entrevistados para reunir o primeiro “banco de propostas”, para que você possa se inspirar e desenvolver seu próprio material em PDF. É só fazer o download dos PDFs dos fotógrafos nos links aí abaixo, é grátis.

Lembrando que o conteúdo, valores, pacotes e a estrutura de cada um desses PDFs fica a critério de cada fotógrafo criador (e que nem todos seguiram a estrutura exata que indiquei nos parágrafos anteriores).
Ahhhh, depois me manda o seu orçamento de fotografia para eu ver como ficou: [email protected] 🤗

 

7) “Eu não sei como montar um arquivo PDF para enviar pros clientes!” 😖

Não tem problema, o fotógrafo Fernando Freitas fez um infográfico, com 14 passos simples para você montar hoje mesmo a sua proposta em PDF. Baixe agora mesmo!

http://materiais.fotologia.net/preparando-pdf

 

8) “Ok, mas eu não tenho tempo e preciso mandar um orçamento de fotografia ainda hoje! O que eu faço?” 😡

Sei que tem gente com muita pressa e que não consegue seguir todos os passos que descrevi ao longo do artigo. Entendo perfeitamente essa situação e para os apressadinhos gravei um vídeo especial.

PROPOSTA DE ORÇAMENTO SEM “MIMIMI” – Dicas Rápidas | #196

O vídeo foi especialmente gravado para quem precisa trabalhar, não tem tempo de fazer todo o processo acima e precisa montar um PDF de orçamento de fotografia com urgência. Basicamente as dicas que eu apresento são:

  1. Faça uma pesquisa de preços, descubra quanto a concorrência está cobrando, execute uma análise fria do nível do seu trabalho e entenda qual o seu momento no mercado. Se você é entrante calcule até 30% abaixo do valor médio cobrado pelo mercado. Reforço que, neste ponto, você assista ao vídeo para entender melhor a lógica apresentada.
  2. Baixe as propostas de orçamento de fotografia que o Fotologia conseguiu e use de base para o desenvolvimento da sua. Lembre que ao se basear nos concorrentes para desenvolver a proposta você estará fazendo mais do mesmo, por isso, não deixe de baixar os modelos que disponibilizamos no tópico anterior. Pelo menos você estará olhando fora do seu mercado.
  3. Monte a sua apresentação rapidamente no Photoshop. Caso você não saiba como utilizar os softwares desenvolvidos especialmente para esse fim (como o Indesign) recomendo fortemente que você baixe o infográfico pensado pelo Fernando Freitas que ensina de maneira rápida e fácil…
  4. Entenda que você precisa de uma vez por todas entrar no mercado e começar a trabalhar, por isso, mãos à obra e bóra clicar. Obviamente que, no futuro, você precisará de uma metodologia mais apurada para encontrar seus custos e consequentemente montar uma apresentação mais profissional, porém… AÇÃO É MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE PASSAR 45 DIAS MONTANDO PLANILHAS!

 

9) Qual o algo “a mais” que posso fazer na hora de montar um PDF de orçamento de fotografia? 😇

Pra isso, mais uma vez, indico que você assista um dos nossos vídeos rápidos:
“PDF INFALÍVEL – Clientes olham o preço e vão embora?”

A grande sacada, sugerida aí pelo Gabriel Ribeiro, é personalizar o arquivo PDF antes de enviar para a cliente. Imagina que a fera aí vai no Facebook/Instagram da cliente, escolhe uma foto bacana do casal e aplica a foto no layout da proposta. Outra boa ideia é ilustrar a apresentação com fotos da igreja, cidade e/ou salão de festas do casamento (de preferência fotos que você mesmo realizou). Segundo o próprio Gabriel, a média de fechamento das propostas subiu para 90% depois que ele começou com essa prática simples. Pense para quem você vende! Quem é a sua persona? Isso fará muita diferença porque, com uma simples ação dessas, ela sentirá que você é um dos únicos que verdadeiramente se importa com a situação atual de vida dela (casamento, gestação, recém-nascido).

 

10) “Amei o conteúdo! Qual é o meu próximo passo na direção do sucesso?” 🙌

Se isso tudo que foi mostrado faz sentido pra você, então suas propostas já sairão melhores e mais vendedoras a partir de hoje! É só aplicar o que ensinamos. E se, gratuitamente, nós já distribuímos um conteúdo com esse nível, imagina o que não rola então no nosso treinamento Vitamina V!

O VITAMINA V

Vitamina V é um treinamento completo para revolucionar negócios fotográficos, 100% online, que resolve (com métodos passo a passo) as cinco áreas mais importantes de um negócio de foto: Vendas, Atendimento, Marketing, Fotografia e Fluxo de Trabalho.

Muitos fotógrafos falham em prosperar, pois focam somente em melhorar na Fotografia, mas a maioria dos negócios de foto mal sucedidos não falham por causa das fotos. O Vitamina V mostra como montar todas as engrenagens do negócio, despertando o que é realmente importante para gerar resultados campeões.

No Vitamina V você aprende, de forma prática e botando a mão na massa, como organizar seu negócio, ter clientes, fechar contratos e VENDER!

Com isso, você vai ter a agenda cheia o ano todo, ser reconhecido no seu mercado, agregar valor ao seu produto, ter estabilidade financeira e ganhar mais tempo livre para sua vida e família.

No momento as vagas estão encerradas. Mesmo assim você pode se cadastrar no endereço www.vitaminav.com.br para ficar sabendo antes de todo mundo quando começarmos com uma nova turma.

Obrigado pela sua atenção e até o próximo artigo.

Eduardo Vanassi