Se você começou no mundo da fotografia e deseja evoluir do que era apenas um hobby para começar a ganhar a vida fazendo fotos, significa que ainda não conhece todos os passos necessários para transformar o seu trabalho e se tornar um profissional da área. Mas não se preocupe, afinal, isso é muito natural para quem só está começando.

No entanto, fazer a divulgação de fotografias é um ponto essencial para ser bem sucedido nesse ramo. Além disso, não basta comprar o melhor equipamento. Afinal, essa é apenas uma parte do seu job. Ser capaz de buscar algo que inspire, estar constantemente aperfeiçoando as suas técnicas e saber divulgar o seu trabalho são etapas fundamentais.

A internet popularizou muito o trabalho de fotógrafos, especialmente os canais de divulgação. Para que possa mostrar aos seus amigos e conhecidos que você tem um talento escondido basta criar um portfólio e postar nas redes sociais, afinal, é onde o povo está, e é o lugar onde se descobrem coisas novas o tempo todo.

Então, já que agora está passando pela sua cabeça trabalhar com um hobby como a fotografia e você não sabe ao certo por onde começar a sua divulgação, não se preocupe! Vamos ajudar você a saber os passos mais importantes para começar imediatamente e ainda apresentaremos alguns motivos inspiradores. Anote as nossas dicas!

Motivos para a divulgação de fotografias

Fazer seu nome no mercado

Como falamos anteriormente, não é novidade que a internet tenha ajudado muita gente a se posicionar. Como consequência disso, ocorreu também a livre concorrência entre profissionais que, ou trabalham em casa ou se utilizam de meios informais de divulgação do próprio trabalho. Sendo assim, é importante que trabalhar alguma característica que possa fazer você se sobressair perante aos concorrentes.

Agregar valor ao seu nome, projetando sua imagem no mercado é uma ótima forma de trabalhar para que as portas se abram repletas de oportunidades e, à partir daí, permitir que os momentos de baixa em sua agenda sejam menos frequentes. Outra consequência do bom nome é permitir que você possa cobrar um valor justo pelo trabalho bem desempenhado.

Ter uma rede de networking

Construir a sua própria rede de clientes é uma excelente estratégia. No entanto, é necessário que você também seja um profissional reconhecido entre os seus colegas de profissão. Afinal, esse bom relacionamento com alguém que esteja no mesmo barco que você, batalhando da mesma forma para ser bem sucedido, é uma troca de experiências muito válida.

Construir seu portfólio

O portfólio é a sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Com esse documento você é capaz de mostrar para o mundo o seu talento enquanto fotógrafo. Por isso, um dos passos mais importantes no início da sua carreira é realizar uma boa divulgação de fotografias com exemplos das suas produções, que possam demonstrar seu estilo único enquanto fotógrafo profissional.

Possibilidade de trabalhos freelancers

O mercado para profissionais não vinculados a uma empresa tem crescido bastante e a internet é a grande responsável por permitir que isso acontecesse. Em um trabalho freelancer você tem o poder de decidir qual será o valor justo em troca do seu trabalho, assim como está em seu poder aceitar ou recusar clientes.

Existem meios alternativos de divulgação sem custo

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest são apenas algumas das plataformas onde você pode divulgar seu trabalho sem que incorra em gastos para você. Basta exercitar a criatividade e seguir seus instintos. Descubra qual é o seu público alvo, o que você mais gosta de fotografar, quais seus interesses e assim, você se habilita a desenvolver bem o seu negócio.

Estratégias para divulgar seu trabalho

Identifique seu público e sua necessidade

Por mais amplo que você imagine o seu público, ainda assim ele tem uma predominância em algum sentido, seja em idade, em gênero biológico, estilo cultural, poder aquisitivo, entre outros. Sendo assim, é importante que você os reconheça e comece a trabalhar para suprir o que esse público espera receber.

Com a disseminação das redes sociais, você também pode verificar se eles estão online ou off-line, se você costuma encontrar pelo Facebook, andando nas ruas, ou ambos. Dependendo dessas respostas seu portfólio será direcionado em determinada direção: fotos em preto e branco, fotos coloridas, fotos conceituais, fotos da natureza, e muitos outros estilos.

Montar estratégias para público online e off-line

Essa opção complementa a nossa orientação anterior. Como dito, as suas estratégias devem ser direcionadas ao público que você se propôs atender. Ou seja, aqueles que estão mais ligados a internet, serão facilmente alcançado pelas redes sociais, revistas digitais, ao passo que, aquele público reconhecidamente mais tradicional, poderá se interessar por um portfólio físico ou até mesmo um cartão de visita.

Criação de conteúdo

Investir em criação de conteúdo significa trabalhar com textos e resenhas de terceiros em relação ao seu trabalho. Você pode contratar um profissional para realizar este job, ou solicitar a um amigo que escreva uma apresentação para você. Esse tipo de estratégia é interessante porque se trata de opinião, o que pode ajudar a alcançar mais clientes em potencial.

Participe de eventos direcionados à fotógrafos

Feiras e eventos são locais importantes para o desenvolvimento de conexões e exposição do seu portfólio. A vantagem de frequentar esse meio está exatamente em poder trocar experiências com quem passa pelos mesmos problemas e alegrias que você. Além disso, esse tipo de reforço empático faz parte do processo de se tornar bem sucedido.

Crie parcerias

Cogite a possibilidade de trabalhar com alguém. Se você tem resistência à montar sociedade, pense em desenvolver projetos únicos com um colega de profissão, assim pode ampliar suas experiências.

Anuncie online

Hoje em dia existem muitas maneiras de anunciar seu produto ou seu serviço. As redes sociais já começaram a se modificar para abrigar esse nicho em expansão: o dos anúncios. Você pode anunciar por meio de blogs, do Facebook, do Youtube, até mesmo do Twitter que permite uma comunicação rápida e eficiente com um público amplo e diversificado.

Agora que você já se informou melhor sobre a importância da divulgação de fotografias e está ciente do quanto isso pode influenciar na atração de novos clientes, comece a trabalhar no seu portfólio prezando sempre o público ao qual ele se dirige, além de se ater ao que você mais se interessa em fotografar.

O que achou dos motivos pelos quais a divulgação de fotografias é importante? Achou interessante as nossas dicas sobre como fazer? Se sim, leia o nosso artigo “Quanto vale seu clique? Veja quanto cobrar na fotografia” e continue aprofundando o seu conhecimento no assunto.