Pós produção

Somos fotógrafos mas também pós produtores!
Pós produção é o vilão da fotografia moderna, na era digital nosso gargalo está no tempo que levamos para deixarmos as imagens prontas para o cliente, tempo esse que nos consome a cada dia, que mata parte de toda a atenção que deveríamos dar a nossa empresa.
São intermináveis horas em frente ao lightroom, photoshop, indesign e todos os softwares que fazem parte do nosso processo. Saudosistas dirão que o analógico que era bom, onde o tratamento de imagem não existia, ledo engano, naquele tempo eram horas e mais horas em salas escuras utilizando exposições diferentes ao revelador para que tivéssemos as imagens perfeitas.
Pois bem, sem delongas, precisamos rever nossos métodos! Opa, espera lá, métodos? Sim métodos. Nossa profissão tão baseada em arte, tão glamurosa e sentimental, exige que tenhamos uma disciplina muito grande no que concerne a pós produção, pois, sem ela, não temos como garantir padrões, prazos, satisfação, e nem mesmo, nossa saúde mental, com imagens que se acumulam em HD’s esperando nossa “revelação”.
Lembra que eu falei dos métodos no parágrafo anterior? pois bem, eles nos garantem a sanidade mental e o cumprimento de prazos de uma maneira que vocês não podem imaginar, já passei por maus bocados e pude comprovar na pele o que estou dizendo, portanto, minha dica é, seja verdadeiro com você mesmo. Onde você está pecando?
Pegue papel e caneta e escreva passo a passo a ordem da sua pós produção, desde a ingestão das imagens para os HD`s, passando pelos backups, escolhas, tratamento, diagramação, embalagem e entrega, siga a risca esse novo método, você verá o quanto isso pode te ajudar, mas não engane a si mesmo, nada adianta chegar do evento e deixar os cartões de memória na bolsa até a semana seguinte ok?
Esse é apenas o primeiro passo, pretendo ir te ajudando a cada texto a tornar a tarefa de pós produção leve e prazerosa, nos vemos em breve!

Márcio Prestes
Fotologia Podcast

Você já nos segue no face?
https://www.facebook.com/fotologiacast

e no youtube?
https://www.youtube.com/fotologiavlog

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Comentários (1)

  • Paulo

    21 agosto 2018 às 12:23

    quero ser um fotografo

    Responder

Últimos Podcasts