Hoje quero te fazer uma provocação diferente.

Fala aí pra mim…

Você sente que o seu trabalho é reconhecido e valorizado? 🤔🤔🤔

Ser reconhecido, virar referência na área de atuação, ganhar prêmios, receber centenas de curtidas e comentários nas postagens em redes sociais e enfim FICAR FAMOSO! Parece um sonho não é verdade?!

Heyyyyy, pera lá, quase me esqueci! Esse será um dos assuntos abordados durante a “Semana do Fotógrafo Vendedor” então, antes de terminar a leitura, vai pra lá se cadastrar para participar, é grátis e rola já na semana que vem (de 9 à 16 de abril). Clique no link aí abaixo para cadastrar o seu e-mail…
http://www.vitaminav.com.br/semana-do-fotografo-vendedor

Voltando aqui para o assunto, lembra daquela pesquisa da qual falei na semana passada? Aquela que realizamos com as nossa audiência para descobrir quais eram as maiores dores dos fotógrafos brasileiros… Lembrou? Pois saiba que a quarta dor mais comentadas por lá foi justamente:

NÃO SOU RECONHECIDO PELO MEU TRABALHO.

Sabemos que o reconhecimento é filho do sucesso e neto do trabalho duro, porém existem algumas dicas extremamente valiosas que podem ser seguidas tornando mais rápida a sua entrada nessa grande família!
Acho que você entendeu o que eu quis dizer, não é verdade? 🤨😜🤣

Quais são essas valiosas dicas? Listamos e ilustramos com vídeos nossas 9 melhores dicas sobre o assunto. Reserve um tempinho para ler, assistir e refletir a respeito de cada uma delas, tenho certeza que isso vai deixar o seu objetivo mais claro e bem definido, aproveite.

1) Pense como um vencedor! Prepare o seu mindset de artista buscando a melhor forma de clicar e, principalmente, um estilo único que possa ser replicado nos seus próximos trabalhos. Parece complicado né? Separei os quatro vídeos abaixo para esclarecer tudo para você:

2) Melhore a sua fotografia! Obviamente esse é um dos grandes pontos a serem evoluídos e sua preocupação em melhorar e aprimorar os clicks deve ser consistente e constante. Pensando nisso separei 3 aulas gratuitas para você melhorar suas fotos, assiste aí =)

3) Participe de muitos workshops! Diminua sua curva de aprendizado participando da maior quantidade possível de treinamentos e workshops. Acompanhe todos os seus fotógrafos/referências nas principais redes sociais, esteja ligado se ele oferece treinamentos e no calendário dos mesmos. Ah, outra super dica é, no dia do treinamento, perguntar ao professor:
“Quem são as suas referências?”
“Quais são os próximos workshops de que você participará?”
“Qual foi o melhor workshop que você participou na vida?”
“Qual o próximo workshop que você me indicaria participar?”
Relacionado a isso, resolvi separar um vídeo abordando um dos assuntos mais polêmicos da fotografia, tire suas própria conclusões:

4) Melhore a apresentação do seu material! O material que você entrega para o cliente é o seu cartão de visitas e melhorar sua apresentação como um todo deve ser uma preocupação constante. Temos um vídeo especial sobre álbuns e outro onde mostro todo o material que entrego para os clientes.

5) Faça parcerias! Aproveite-se do “efeito Halo” andando com as pessoas certas porque, normalmente, os melhores estão junto com os melhores. Não entendeu? Os vídeos escolhidos vão te ajudar nesse sentido.

6) Participe de concursos e competições! Concursos e competições são ótimos para ajudar o seu trabalho a ser reconhecido e valorizado, aqui vale a máxima… “Só ganha quem compete”
Suas fotografias precisam ser impactantes, marcantes, caprichadas tecnicamente e originais. Gostou da ideia? O vídeo abaixo vai te ajudar a conquistar seus primeiros selinhos…

7) Prova social.Captar depoimentos, especialmente em video, de clientes satisfeitos com os seus trabalhos ativa um gatilho mental extremamente poderoso. O gatilho mental da prova social! Outras pessoas atestando o que você faz é uma forma sensacional de reconhecimento. Entenda que isso cria um círculo virtuoso e mais pessoas confiarão em você por “osmose”. Ahhh, sabe qual a melhor hora de pedir um depoimento em vídeo? Logo depois que você entregar o material para o cliente! Ele está extasiado e empolgado com o lindo álbum finalizado e não poupará elogios fervorosos para você e as suas fotos. Assista ao vídeo para entender melhor nosso ponto de vista =)

8) Divulgue-se! Use ativamente as redes sociais informando ao mundo sobre os seus feitos, sejam eles trabalhos, prêmios, depoimentos ou o que quer que seja. Só entenda qual é a rede social certa para cada tipo de conteúdo e meta bala na divulgação, isso o humaniza e faz com que as pessoas percebam o quanto sua fotografia é boa. Lembre: “Quem não é visto, não é lembrado” e “Você só será realmente bom se falar e provar que é bom” Já viu o vídeo? Assista ao vídeo para entender melhor nosso ponto de vista =)

9) Vá aos congressos! Participe dos principais eventos do mercado em que você atua porque, além de educativos, eles reúnem boa parte das pessoas que você precisa conhecer. Pense que se você não aparecer para as pessoas certas nunca ganhará alcance e visibilidade, essas pessoas o catapultarão para o sucesso. Vá logo pra lá conhecer as pessoas, ahhhh não esqueça de ouvir mais do que falar hein.

Não esqueça também que “NÃO SOU RECONHECIDO PELO MEU TRABALHO” também será um dos temas abordados na “Semana do Fotógrafo Vendedor”! Já se inscreveu? Não??? Então corre pra lá e garanta sua vaga, é grátis e semana que vem (de 9 à 16 de abril)
http://week.fotografovendedor.com/

Te espero lá!
Eduardo Vanassi
Fotologia Podcast