Já sabe qual é o resultado de postar fotos durante 10 dias seguidos no Instagram?!

Como vocês sabem, boa parte do tempo e da nossa energia é investida para ensinar a vocês e ajudar no que for preciso. Então, uma consequência de se envolver com projetos tão intensos é que foi preciso fotografar cada vez menos. E, quando isso acontece, a procura diminui. Os clientes do Eduardo chegavam, na maioria, por indicação de amigos e outros clientes. Por exemplo, em 2018 a quantidade de casamentos feitos foi por volta de 18 casamentos.

10 dias postando foto no Instagram?! Qual é o resultado?

Com o intuito de fazer uma experiência com o Instagram para desenvolver uma estratégia para vocês, o Eduardo fez o teste de postar 10 dias no Instagram! Isso, tanto no feed quanto nos stories. Além disso, ele convidava o pessoal para conhecer o trabalho dele. Isso foi feito ininterruptamente  por 10 dias! Sabe qual foi a consequência disso? Simplesmente, 18 pedidos de orçamento que brotaram apenas dessas postagens.

O que podemos tirar disso é que não precisamos postar os nossos trabalhos de maneira rotineira e contínua; às vezes, essa maneira não é tão efetiva quanto causar um impacto na audiência.

Você pode postar as suas fotos de maneira periódica de ciclos. Por exemplo, postar 10 dias, deixar 5 dias livres e depois entrar num ciclo de uma semana. Mas, para isso realmente ter efeito, é necessário que tenha um propósito. Ou seja, um método. Eu apareci, nessa temporada, no Instagram das pessoas sem provocar um ruído branco.

O ruído branco

O ruído branco é aquele ruído como turbina de avião. O ruído existe, mas, depois de um tempo, é ignorado. No Instagram, por exemplo, isso acontece quando as pessoas veem as tuas fotos, mas nem notam elas.

A conclusão é que você também faça testes de ciclos de 10 fotos. Por exemplo, um ciclo de fotos de gestante, postando sem parar por 10 dias. Uma ideia legal é colocar no feed uma foto de família e nos stories um retrato bem feito. Depois, você pode até criar destaques quanto a esses trabalhos para ficar acessível para o cliente que procurar. Isso torna teu feed mais organizado, além de deixar muito mais movimentado.

Para quem não tem uma dinâmica de postagem sistêmica, crie um novo sistema! Tente, pelo menos, a cada 15 dias postar 10 dias seguidos. Pense em como organizar isso, mas não se torne um ruído branco nas redes sociais.

Outra coisa importante de lembrar é que as fotos não precisam ser recentes. Você pode revisitar o acervo e a partir daí ver aquelas fotos que você gostou anteriormente e reeditar elas. Afinal, as pessoas também não vão rolar o seu feed lá pra baixo e dizer “AHAAA, que absurdo que essa foto foi postada antes”. Normalmente, a audiência sempre vai aumentando e nem sempre a galera viu o que foi postado antes.

Eu vou fazer!

Gostou da ideia?! Então comenta aqui “eu vou fazer” para a gente saber quem vai conseguir impactar no Instagram!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto: