Após mais de 10 anos frequentando congressos de fotografia presenciais, queremos deixar aqui a nossa opinião sobre eles em 10 fatos!

Por exemplo, nós frequentamos os 10 anos de Wedding Brasil e palestramos em 6 deles. Essa é uma boa referência para você entender, já que esse é o maior congresso de fotografia da América Latina!

1 – O networking é animal!

Muitas vezes, o networking é melhor do que muitas palestras. E esse é um dos motivos para esses eventos serem tão especiais e a gente gostar tanto. O que é feito nos corredores do congresso, nas conversas com fotógrafos semelhantes a você é muito valioso. Projetos como o Fotologia Podcast surgiu disso! A ideia veio quando pensamos em compartilhar na internet as conversas que gostávamos tanto.

2 – O seu macbook não é bem-vindo

Pois é, não tente trabalhar durante o evento. Primeiro, não vai dar tempo; também não vai ter tomada para carregar, nem você conseguiria prestar atenção em alguma das coisas. Tire da cabeça essa ideia de que você consegue trabalhar e prestar atenção numa palestra ao mesmo tempo. Afinal, ninguém faz duas coisas perfeitas ao mesmo tempo. Quer saber a real? Você apenas vai carregar um tralha por todo lado, nem vai conseguir terminar o que estava fazendo e, além disso, vai perder a palestra. Então, prefira ter um foco.

3 – Você pode conhecer pessoalmente o seu palestrante preferido

Se você foi em algum congresso e ficou com dúvida se poderia conversar com a pessoa que você viu no palco, não pense duas vezes, vá e fale! Quem é palestrante gosta de ouvir o feedback da galera e de conversar sobre o que as pessoas estão vivendo. Nós gostamos de ouvir o problema das pessoas para poder entender mais o outro e ajudar. Se você acha que essa troca vai ser importante, aproveita, que vai ser difícil ter outra oportunidade.

4 – Você não precisa levar sua câmera!

O seu celular resolve tudo o que você fará num congresso de foto, não precisa levar sua Mark 1000. Qualquer equipamento, mesmo que maravilhoso, se resume apenas em mais tralha para carregar. Não aproveite o congresso para “exibir” equipamento, afinal, todo mundo já sabe que você é muito bom no que faz! Haha

5 – Aproveite a cidade do evento

A gente falou sobre o Wedding Brasil como referência, então, ele acontece em São Paulo!

Durante o evento, você deve estar mesmo aproveitando cada segundo nas palestras e os intervalos para conversar com a galera. Mas, depois, você pode aproveitar o cinema, o museu,  o teatro, restaurantes e muitas outras coisas. Aproveite os outros “ares”,  vá curtir a outra cidade se alimente culturalmente. Isso vai te tornar alguém mais interessante.

6 – Marketing pessoal

Provavelmente ninguém nunca te deu essa ideia, mas é uma dica extraordinária! Use muito o seu celular, mostre nos stories cada detalhe, mostre os stands, diga quais as palestras está vendo, compartilhe o que puder de maneira interessante! Tudo isso mostra a tua autoridade no assunto e as pessoas vão respeitar ainda mais o que você faz.

7 – O trabalho dos gaúchos com a cuia

Dá muito trabalho esquentar água, carregar a água e preparar o mate. Então, se algum gaúcho te convidar para dividir, valorize! Aproveite o momento, pode ter certeza que muita conversa boa vai surgir daí.

8 – Sempre tem tiozinho (a) dormindo

Em congresso online, não dá pra saber disso. Mas, quando é presencial, você acaba notando que não está conectado com o evento. Tem gente de todo tipo! Inclusive, gente que só vai de corpo presente. Pode prestar atenção no próximo que você for! Hahaha

9 – Feira de negócios

Além do congresso com muita palestra boa; na feira, você encontra os melhores produtos do mercado! Você vai ter acesso a todas as novidades, inclusive para testar equipamento e conseguir muita coisa preço bom. Por exemplo, a Alboom sempre traz coisa nova em todo evento, então você pode entender bem como cada ferramenta pode ser boa para o teu negócio.

Provavelmente, se você leu até aqui, é por ter interesse em participar desses eventos. Então, a Alboom está com uma promoção de que quem adquirir alguma ferramenta sua (com até 80% de desconto), de acordo com os requisitos da promoção, ainda vai GANHAR INGRESSOS para o Wedding Brasil! Então, dá uma conferida e aproveita!

10 – A VIBE DOS CONGRESSOS DE FOTOGRAFIA!

Quando você vai em congresso presencial, é incrível a energia! Você sai para fazer as coisas acontecerem!  Não sabemos explicar o que acontece, mas a motivação para agir vai nas alturas!

Já foi para algum evento do tipo?! Conta pra gente a sua experiência, e se viu a gente por lá também 😀

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto: