3 Dicas para suas fotos terem destaque nas premiações fotográficas - #003 Vlog

3 Dicas para suas fotos terem destaque nas premiações fotográficas

Já faz um tempo que as associações de fotógrafos e seus concursos fazem sucesso ao redor do mundo e muitos fotógrafos querem enviar fotos para participar das premiações fotográficas e tornar seu trabalho mais conhecido, mas quando chega a hora de selecionar as imagens, surge a dúvida de quais escolher.
Para ajudar a resolver esse problema, fizemos uma lista de 3 pontos importantes (listados pelos jurados dos concursos da WPPI) para você levar em consideração e escolher imagens campeãs:

1 – Impacto
O impacto da imagem é o ponto mais importante para uma foto ser premiada. É isso que os jurados buscam nos concursos. Para sua fotografia ser competitiva ela deve causar impacto, deve ser marcante, deve trazer consigo um sentimento e fazer as pessoas terem vontade de olhar pra ela por mais tempo.
Mas como conseguir uma fotografia impactante?
Bom, existem diversos meios para acertar o clique e voltar para casa com fotografias que gerem repercussão, um deles é clicar momentos fortes e espontâneos. Dentro de um casamento existem diversas situações que causam picos de sentimentos como alegria, nervosismo, emoção, comoção, etc. Estando atento nesses momentos você poderá encontrar fotos extraordinárias.
Outra maneira de causar impacto com a foto é criando uma composição forte ou trabalhar com luzes ou cores diferentes, buscando sempre criar algo provocativo e diferente.
O ineditismo também é um fator de impacto muito grande. Quando você olha para uma foto e percebe que nunca tinha visto imagens parecidas com essa, pode ser um bom sinal de que a sua foto é inédita e isso pode fazer dela uma campeã.
Uma boa dica para descobrir quais das suas fotos são realmente impactantes é mostrar seu portfólio para pessoas diferentes e pedir para elas apontarem quais fotos elas consideram mais impressionantes, isso pode te ajudar muito na hora de escolher as fotos mais fortes e enviar para as competições

2 – Técnica
Capricho técnico é extremamente necessário. Muitas vezes os fotógrafos captam um momento incrível mas, por uma série de motivos a técnica não sai tão boa, e mesmo assim, essas fotos ainda são enviadas para premiações fotográficas. Pois saiba que o critério técnico é um critério de desempate dentro das competições, então quando você enviar sua foto, é provável que ela tenha que competir com diversas outras imagens com momentos de impacto semelhante. Se isso acontecer, o que vai diferenciar a campeã é a técnica. Por isso, tente sempre escolher fotos com uma execução impecável.
Tenha um cuidado especial com o ângulo, o corte, velocidade, abertura, foco… Enfim, tente sempre acertar o clique no momento certo. Caso perceba problemas técnicos na pós-produção, busque fazer o máximo para reparar, pois no caso de alguém enviar outra foto parecida com a sua, pode ser que ele saia premiado por ter uma técnica melhor.

3 – Originalidade

Você sabe que, nos concursos, sempre tem uma fotografia de silhueta premiada não é? O mais fácil seria então enviar fotos de silhueta para ser premiado? NÃO!!!
Seja original! Todos os concursos tem muitas fotos enviadas de silhueta, de pôr do sol, etc… Então, para sua foto ser premiada nesse estilo, ela vai ter que ser melhor que TODAS as outras fotos enviadas no mesmo estilo. A concorrência nesses casos é muito maior e, consequentemente, suas chances de ganhar são menores. Só envie se acreditar que a sua foto é a mais diferente ou a mais bonita que você já viu nesse estilo. Caso contrário, tente fugir dos clichês, não deixe o jurado entediado, sua foto tem que chamar a atenção e não ser só mais uma.

Essas foram as nossas dicas para você se destacar nas premiações fotográficas. Sabemos que se você levar em conta esses pontos simples, já estará aumentando muito suas chances de ganhar aquele selinho tão almejado. Esperamos ter ajudado e não deixe de nos avisar quando ganhar algum prêmio usando essas dicas. 😀

Caso prefira, assista essas dicas em vídeo:

Link de algumas associações de premiações fotográficas:
http://inspirationphotographers.com/
http://wedgraphers.com/br
https://www.fearlessphotographers.com/
http://www.brideassociation.com/home/
http://www.fineartassociation.com.br/
https://www.wpja.com/
https://www.ispwp.com/

Você já nos segue no face?
https://www.facebook.com/fotologiacast

e no youtube?
https://www.youtube.com/fotologiavlog

Um grande abraço
Fotologia Team

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts