Você está começando na fotografia de casamento e gostaria de uma parceria com aquela cerimonialista bombástica?! Ou não sabe como conseguir indicações? Uma de nossas ouvintes solicitou que a gente falasse sobre como conseguir parcerias, já que o normal é ter “panelinhas” de indicação das cerimonialistas. Então, se você também tem esse problema, fica aqui com a gente.

Como conseguir indicações

Primeiro, tente pensar como uma cerimonialista. O natural é que a cerimonialista sempre procure os melhores fornecedores. Por exemplo, para um casamento ela sempre vai procurar quem ela confia. Isso significar indicar quem ela tem um relacionamento próximo e de confiança. Para conseguir indicações dessas pessoas, é preciso entrar sutilmente dentro dessa panela. E, para isso, é preciso mostrar que tem as qualidades necessárias e manter um relacionamento saudável. Não estamos falando em montar um cartel ou coisa do tipo. É bastante simples, estamos falando de um profissional que confia no outro profissional e indica-o.

1º Passo – Vá até lá!

Marque uma reunião com a cerimonialista e diga que quer trocar uma ideia. 90% das pessoas que tem esse problema não tentaram bater na porta da cerimonialista e dizer “oi, eu sou fulano e esse é o meu trabalho”. É importante você saber que e-mail não resolve, nem ligação, muito menos mensagem no Facebook ou Instagram! CPF compra CPF, faça isso com olho no olho!

2º Passo – Pergunte o que ela precisa!

A pergunta é simples “do que você precisa?” ou “o que eu posso fazer para te ajudar?”. Pergunte como pode fazer para trabalhar juntos. Mostre seu trabalho, sua dinâmica, pergunte se ela gosta das fotos que você faz e diga que você pode dizer que pode fazer parte dos fotógrafos indicados. Lembre-se: ofereça seu trabalho, mas também ofereça uma solução para essas pessoas.

Também existe a possibilidade da cerimonialista pedir a “reserva técnica”, que é nada mais que um apelido carinhoso para comissão. Tem gente que diz que de forma alguma paga reserva técnica, mas, dependendo das circunstâncias não é tão absurdo assim. Algumas vezes, a cerimonialista faz todo o processo do contrato e o fotógrafo só precisa ir no dia do casamento; aliás, nesse caso, a cerimonialista atuaria mais como uma vendedora do teu trabalho. Quanto ao que a cerimonialista irá cobrar por trabalho ou por porcentagem vai de acordo com o negócio entre vocês. Mas ter uma comissão de forma indiscriminada, só por simplesmente “indicar”, não aparenta ser algo muito justo para nós.

Enfim, não se surpreenda caso ela solicite isso.

3º Passo – Acione o gatilho mental da continuidade

De forma grosseira, esse gatilho mental dispõe que as pessoas tendem a continuar comprando e negociando com pessoas que elas mantêm contato. Portanto, dê um jeito de manter o contato com essa cerimonialista através de fotos. Por exemplo, você pode entregar um livrinho de fotos de todos os casamentos feitos com ela; caso ela seja decoradora, essa proposta é mais interessante ainda. Isso vai ser ótimo porque ela vai saber que toda indicação vai resultar num material de excelente qualidade e que ainda facilita as vendas dela.

Não se esqueça de sempre que for postar algo no blog  colocar a ficha técnica marcando todos os fornecedores e mostrar isso para eles, principalmente para a decoradora. As suas publicações podem se tornar portfólio, então não tenha medo de colocar fotos da decoração e de diversos detalhes. Enfim, dê um jeito de ativar o gatilho mental da continuidade e faça com que a cerimonialista sempre lembre de você e saiba que sempre será bonificada quando te indicar.

Vamos lá!

Esses são os três passos básicos para começar uma parceria e conseguir indicações. Se você fizer isso, já estará na frente de 90% dos fotógrafos que não fazem. Mas, a parte mais importante é que você pratique o fazejamento, como costuma falar o Gustavo. Para de planejar e vai para ação! Nós queremos ver você com as parcerias montadas e depois vem contar pra gente o resultado de seguir esses passos 😀

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto: