Baseado em um vídeo de Marcos Fraresso, que trata sobre “5 coisas que não te contaram sobre ser fotógrafo!”, vamos falar nesse post sobre 5 coisas que não te contaram sobre ser fotógrafo de casamento!

1 – O tempo para criar é curto

No casamento tem uma série de fotos protocolares que precisam ser seguidas e que teu cliente vai cobrar. Então, nem sobra tanto tempo assim pra ficar criando e prensando nas fotos. Você vai ter só uma média de 10%-20% do tempo do casamento para fotografar com a liberdade criativa que você imagina.

2 – Você terá que estudar muito para ser fotógrafo de casamento!

Sim, muito mesmo! Para se diferenciar ser um fotógrafo bem-sucedido, esse é o caminho. No momento em que você achar que está legal e que pode dar uma relaxada, vai aparecer alguém anos mais jovem, que está indo em tudo que é curso e evento e de uma hora para outra começa a ter um trabalho mais bacana e requisitado.

Então, não adianta ficar pensando que daqui um tempinho vai poder relaxar. Quando se trata de estudo, o negócio não tem fim.

3 – Você vai “apodrecer” na frente do computador

Pois é, a cada hora fotografando você vai ter uma média de duas horas na frente do computador. Quanto mais você fica crítico com o trabalho, mais tempo você vai ter pra gastar com edição. Além do mais, vai precisar cuidar de e-mail, orçamento, marketing, mídia social e por aí vai!

4 – Você terá que administrar um negócio

Infelizmente, não dá para ser um fotógrafo de casamento bem-sucedido sem noções de marketing, finanças e vendas. :/

Você vai ter pelo menos que aprender o básico disso. Quando se trata em vendas, é preciso aprender muito para conseguir uma vida estável e com uma aposentadoria bacana. Ainda tem quem diga que vender é mais importante que fotografar. Tem uma galera muito boa que saiu do mercado porque não conseguiu vender. Dá pra acreditar?!

Já o marketing é sobre se mostrar como profissional, saber chegar no cliente e se apresentar. Do que adianta ter um trabalho muito bom, mas que tá dentro da gaveta?!

Já as finanças é outra conversa. Esse assunto vai ficar para outras publicações, mas imagina só que tem fotógrafo quebrando de tanto vender. A coisa é mais séria do que você imagina.

5 – O frio na barriga nunca passa

Sabe o nervosismo da responsabilidade chegando?! Pois é, isso nunca passa! Pode até aliviar, mas não passa.

E, primeiramente, se  prepare que bateria acaba na hora da entrada da noiva (esteja preparado com a extra no bolso). Segundo, quase toda comida do casamento tem lactose, então te prepara para levar o que pode comer, se for intolerante! Haha Ser fotógrafo de casamento sempre vai ser um desafios, mas se isso é pra você, persista. o///

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net