5 Dicas para montar seu portfólio digital

Você sabe que precisa fazer e atualizar seu portfólio digital, mas na hora de escolher as fotos é uma indecisão que só… Por isso nós decidimos separar 5 dicas pra você botar a mão na massa, fazer seu portfólio lindo e riscar de uma vez por todas esta tarefa da sua lista de afazeres. Bora lá?

1 – Escolha suas 20 melhores fotos
Temos sempre que pensar como um cliente neste momento, quantas fotos você (cliente) aguenta olhar em uma hora? E se antes de encontrar seu site você já tenha passado por outros 3 com mais 50 fotos cada um? Pois é. Os clientes têm o tempo na web regulado pela atratividade do que está sendo mostrado, por mais que você tenha 100 fotos maravilhosas no seu portfólio, dificilmente o cliente vai se sentir atraído para olhar todas, pense que além de você, a um clique de distância, estão as fotos dos amigos e os memes de cachorrinho no facebook, suas imagens competem com isso?
Comece com 20, este é um número interessante para que as pessoas tenham noção do que pode ser feito no seu trabalho e também criar uma certa consistência naquilo que você faz.
Cuidado para não se autocriticar demais nesse processo, sim, parece ser uma missão quase impossível selecionar e resumir todo o seu trabalho em 20 fotos, mas tenha em mente que esse é um portfólio digital e ele pode ser atualizado sempre que você quiser!

2 – Não repita momentos
Quatro fotos da noiva entrando, três do buquê, sete de silhueta ao pôr do sol… Por mais lindas que estejam essas fotos, você precisa convergir e chegar a uma que represente este momento e ponto. As que sobrarem podem ser utilizadas no seu portfólio físico por exemplo. Uma foto de cada momento já mostra para os seus clientes que você tem capacidade técnica e sensibilidade suficiente para fazer fotos incríveis de cada situação.
Então, pegue as suas fotos, olhe para as parecidas ou do mesmo momento e tire aquelas que causam menos impacto, mesmo que isso te traga uma pequena depressão por deixar de fora fotos lindas (a gente te entende). O importante é que você não se engane, você sabe qual é a mais impactante! Esta é a que deve estar no seu portfólio. Não esqueça que você pode trocar essas imagens sempre, então você pode fazer testes e ver o que mais agrada.
A ideia principal é que haja uma foto impactante de cada momento, para deixar claro e sucinto como é o seu trabalho e o que o cliente poderá encontrar marcando uma visita com você.

3 – Use imagens grandes
Quando uma pessoa acessa o site de um fotógrafo ela espera ver imagens grandes, imagens em alta resolução e que façam o olho brilhar. A dica prática é que você use pelo menos 1000 pixels na aresta longa. Não se preocupe tanto com a questão de deixar o site lento pois imagens em JPG ou em PNG com 1000px na aresta longa não são imagens pesadas para a web. Vai por mim!

4 – Melhores imagens vão no início e no fim
Já selecionou as suas 20 fotos? Agora olhe pra elas e separe as TOP 4, aquelas que quando você mostra as pessoas arregalam o olho e falam UAU. Essas mesmo. Duas destas vão no começo, pra quando o cliente abrir o seu portfólio já sentir o impacto e ficar com vontade de ver mais. E as duas que sobraram das TOP 4 você joga lá no final, pois essas vão ser a cereja do bolo e vão fazer os clientes quererem marcar um atendimento com você. Isso é ciência! As pessoas tendem a achar que seu portfólio é mais bacana se elas ficarem impressionadas no final, se as fotos do final forem fotos medianas comparadas com as iniciais, as pessoas tendem a desconfiar da consistência do seu trabalho. Por isso o segredo é: comece bem e termine maravilhosamente. O restante das fotos poderão ser distribuídas no meio do portfólio, criando altos e baixos.

5 – Atualize Periodicamente 

Parece até meio óbvia essa né? Mas pensa aí, tá atualizado mesmo? Já separou as melhores fotos dos trabalhos do final de semana passado? Pois é…
Que tal fazer hoje? Pega as melhores fotos e já atualiza.
Depois busque um tempo dentro do seu fluxo de trabalho para separar as fotos para o portfólio, isso pode ser feito uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês. Mas não deixe de atualizar, pelo menos uma a cada período. Você, mais do que ninguém, sabe o quanto o seu trabalho evolui de um tempo pra outro. O seu portfólio digital muitas vezes é a sua primeira impressão para o cliente, vale à pena caprichar.

Dica Bônus
Não perca tempo esperando ter o portfólio perfeito para botar no ar. Monte um agora com as suas melhores fotos até hoje. Mostrar algo razoável para os seus clientes hoje é melhor do que não mostrar nada. A verdade é que você sempre vai pensar que pode fazer melhor. Então não te enrola e faz hoje. São pequenos passos na direção certa que te levam longe.

Bom essas foram as nossas 5 dicas para montar o portfólio digital de fotógrafo, esperamos que vocês gostem, botem em prática e tirem proveito disso tudo. 😀

Caso prefira veja essas dicas também em vídeo:

Quer ver como está o nosso portfólio?
Confere aqui
http://eduardovanassi.com/blog/
http://www.gustavovanassi.com/site/

Quer ver como está o nosso portfólio?
Confere aqui
http://eduardovanassi.com/blog/
http://www.gustavovanassi.com/site/

auto

auto

Você já nos segue no face?
https://www.facebook.com/fotologiacast

e no youtube?
https://www.youtube.com/fotologiavlog

Um grande abraço
Fotologia Team