5 PASSOS ANTES DE COMEÇAR NO MARKETING DIGITAL (pra fotógrafos)

Antes de começar no marketing digital é preciso ter algumas coisas bem resolvidas Para isso, eu fiz uma lista do que você precisa conseguir antes de investir pesado no marketing!

5 passos antes de começar no marketing digital:

1 – Sair da zona de foto bosta!

Antes de tudo, você precisa ter fotos comercialmente viáveis ou que o seu cliente não consiga fazer com o celular. Se você não acredita que as suas fotografias são lindas, é preciso investir nisso antes de qualquer outra coisa. Afinal, ter um produto bom é o mínimo pra qualquer marketing. Nenhum produto ruim consegue se perpetuar no mercado.

Para sair da zona de foto bosta é preciso estudar diariamente e fotografar muito!  Portanto, fotografe seus primos, o cachorro da vizinha, quem aparecer pela frente! O que importa é você exercitar tudo o que está aprendendo!

2 – Falar para todo mundo que você é fotógrafo

Muita gente não faz isso porque tem vergonha ou não acha legal contar que é fotógrafo. Essas pessoas são praticamente fotógrafos agentes secretos, que talvez só a mãe saiba da profissão. Entretanto, é preciso falar claramente para as pessoas que é fotógrafo! Adianta de nada fazer um anúncio sensacional se ninguém da família ou do círculo de amigos sabe que você é um fotógrafo comercial. Então, fale pra todo mundo e se coloque a disposição para trabalhos. As pessoas não têm como adivinhar que existe a oportunidade de serem fotografadas por você! Além do mais, você deve marcar ensaio com todos os seus conhecidos para treinar e ainda pode ganhar uma graninha se aplicar a estratégia de inversão de risco.

3 – Uma foto por dia no feed

Eu sei que isso não é fácil. Eu também sei que você acha que não tem foto suficiente para postar todos os dias. Por isso é importante que você comece revisitar os seus trabalhos para separar mais fotos bacanas para publicar. Se mesmo assim não for suficiente, você deve fotografar mais!

Independente se é de ensaio repetido ou de alguém que já apareceu várias vezes no seu feed, poste! Para falar a verdade, as pessoas se esquecem do que viram com o tempo. Se algo deu certo, poste de novo!

4 – Mantenha seus stories funcionando

Muitas pessoas não olham o feed sempre, então o ideal é postar pelo menos 1 story por dia. Nos stories, evite postar só fotos finalizadas de trabalhos. Enquanto você estiver fotografando, use a câmera frontal do celular para mostrar as pessoas e o que está acontecendo! Se possível, chame alguém para te filmar nos ensaios ou casamentos. Além disso, você pode brincar e criar novas formas de interação através das perguntas, enquetes e testes.

A perspectiva de engajamento é de sempre aumentar se você manter a frequência, é praticamente impossível ninguém curtir algo seu. Com atenção e bom tratamento, o seu público vai aumentar aos poucos.

5 – Não seja um robôzinho na internet

Evite parecer um “robô” nas redes sociais, as pessoas querem se conectar com outras pessoas. Humanize-se e dê atenção a todos que engajarem de qualquer forma. Você provavelmente não tem 1 milhão de seguidores para isso ser impossível. Além do mais, você não precisa de 500 casamentos por ano. A noiva que você dá atenção e trata bem hoje pode ser o casamento que você vai fechar no próximo mês!

Seja alguém real e encante as pessoas por quem você é! Esse é o começo que todo fotógrafo deve seguir antes de começar no marketing digital. Caso você tenha pulado algum desses passos, ainda dá tempo de aplicar! Essas dicas só vão ajudar o seu negócio a crescer.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts