A REGRA IDEAL PARA ORGANIZAR SEU ORÇAMENTO! (FINANÇAS 1/4)

Quer guardar uma grana? Mas sempre falta no final do mês? Então, vamos começar a organizar seu orçamento para conseguir ter dinheiro para guardar no mês!

Organizar seu orçamento pessoal

Antes de conseguir organizar a finança da empresa é preciso organizar a finança pessoal. O ideal é guardar uma reserva e começar a investir para ter uma vida financeira melhor. Mas a realidade de muita gente, no final do mês, é usar o cheque especial ou o cartão até o limite.

O que provoca esse choque nas finanças, na maioria das vezes, é o padrão de consumo além do que o salário comporta. Para descobrir se isso é verdade e entender o que acontece com você, é só usar a fórmula do 50/30/20.

50/30/20? É o quê?!

Essa fórmula é bem simples e mostra o nível de consumo. Para entender como funciona, vamos supor que José tem o salário R$ 1.000,00. Metade do salário de José (50%) deve ser suficiente para pagar todas as contas fixas, como aluguel, água, telefone, luz e etc.  Se R$ 500,00 não for suficiente para pagar todas as contas fixas mensalmente de José, provavelmente ele está vivendo num padrão de vida além do que o seu salário comporta.

Talvez, o aluguel não seja o ideal e José precise conseguir um lugar mais barato.  Talvez  também seja preciso cortar o netflix ou trocar o carro. Enfim, é necessário olhar a composição dos custos para entender bem o que precisa ser feito. Se José não puder cortar custos, significa que ele precisa conseguir outro emprego ou novas fontes de renda. Não existe mágica nisso tudo, José precisa conseguir fazer com que metade do valor entrando pague as contas fixas.

30%

O outro ponto é referente a 30% do salário. Essa parte é para José viver e aproveitar as coisas boas da vida! É complicado fazer investimento algum dia sem aproveitar as coisas supérfluas. Tem quem acredite que para investir é preciso cortar o cinema, o McDonald’s e um bocado de coisa. Mas quem corta tudo por completo não aguenta muito tempo, apenas se estiver muito focado mesmo. Talvez, José precise deslocar aquela netflix do custo fixo para a parte do lazer para conseguir manter hahaha. Portanto, é importante para José conseguir continuar fazendo as coisas que gosta!

20%

Enfim, os 20% são para coisas futuras como viagens, para comprar algo novo ou para guardar! Dessa parte, José pode aplicar para longo prazo com o intuitos como a aposentadoria e outra parte aplicar para objetivos a curto prazo.

Quando o dinheiro cair na conta, o ideal é já fazer a separação para cada coisa. Se José tiver disciplina para fazer isso já no começo do mês, ele já estará bem mais perto de ter sucesso e o controle das finanças!

Resumindo:

50% para custo fixos, 30% para o lazer e 20% para investir. Ou seja, você sempre vai precisar viver num padrão de vida mais baixo do que aquilo que você ganha, desse modo é possível ter mais segurança para o futuro. Infelizmente, vivemos num mundo que nos engana e que busca que a gente fique endividado por isso é tão importante ter esse controle.

Se para você não tiver saída além de aumentar a renda, nós te ensinamos bastante coisa por aqui sobre como conseguir dinheiro através da fotografia. Por fim, conte com a gente para conseguir viver melhor! Essas são nossas dicas para você conseguir organizar seu orçamento. 😀

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts