AS PESSOAS SABEM QUE VOCÊ É FOTÓGRAFO?

Será que as pessoas sabem o que você faz? Todo mundo que você conhece sabe que você é fotógrafo? Esse é um  passo vital para a prospecção de clientes do seu negócio de fotografia!

Eu gosto muito de contar as histórias da minha vida pra vocês e tirar lição disso. Então, vamos para mais uma!

O grupo de WhatsApp

 Um amigo meu que tem uma empresa que compra e vende sucata estava com um problema no gesso do prédio dele. Inclusive, quem construiu o prédio foi o pai dele, que tem uma construtora. Quando esse amigo contou do problema no grupo, eu falei para ele conversar com a Juli, a minha namorada. Ela trabalha na parte administrativa de uma empresa de gesso há mais de 10 anos! Eu intermediei o contato deles e deu tudo certo – conseguiram resolver o problema!

Além disso, tinha um outro colega no grupo, que não prestou atenção na primeira conversa, que, ao ler o meu amigo contando sobre o resultado, comentou que ele estava construindo a sede nova da sua empresa e tinha precisado justamente desse serviço!

Conversa vai e conversa vem sobre isso, mostrei o projeto da nova sede do Fotologia para a galera. Nisso, um amigo falou do Fernandinho, que ele tinha uma empresa bacana de móveis e ainda exportava! Mas eu não sabia disso.

O que essa história ensina sobre a prospecção de clientes

Sabe o motivo para eu ter contado essa história e ainda com nomes? Para mostrar a importância de contar para todo mundo o que fazemos sempre! As pessoas estão vivendo a vida delas e não sabem o que você faz. Apenas o Instagram não é suficiente para isso! Afinal, essa ferramenta só entrega o seu conteúdo a uma média de 20% das pessoas que te seguem. Por isso é uma atitude burra acreditar que só as redes sociais são suficientes para fazer com que todo mundo acompanhe o seu trabalho de fotografia.

Portanto, você precisa fazer com que as pessoas saibam que você trabalha com foto e lembrem disso! Alguém pode passar a semana sem ver o Instagram e na outra precisar de alguém para fotografar um evento. Você precisa ser lembrado por essa pessoa.

O adesivo escondido

Eu tive um problema com a minha máquina de lavar e eu não fazia ideia de quem chamar para arrumar! Se eu fosse procurar no Google, tinha a probabilidade de não encontrar a melhor pessoa para esse serviço. A melhor opção a gente sempre encontra com quem entende do assunto. Ou seja, com quem usa muito máquina de lavar. Então, eu fui atrás da Nice, que limpa o meu apartamento, e ela me passou o contato dos caras que trabalham com isso. 

O pessoal da empresa foi lá e, ao mexer na parte de trás da máquina, encontraram um adesivo justamente da empresa deles de 6 anos atrás! Eles já tinham consertado essa mesma máquina, dá para acreditar? 

Eu fui comentar com eles que tinha entrado em contato por causa da indicação e não lembrava mais deles. O cara me falou que era só eu ter virado a máquina. 

Mais uma lição sobre prospecção de clientes

Nunca presuma que o seu cliente vai saber como te encontrar por causa de um hábito seu. Na cabeça do cara, todo mundo vira a máquina para ver quem foi a pessoa que arrumou. Afinal, ele vira máquina de lavar todo dia e é o cotidiano dele! Mas essa não é a minha realidade, eu estou cuidando das minhas coisas e jamais ia pensar nisso. 

Quem foi seu cliente uma vez tem grande possibilidade de comprar de você novamente. Faça com que você seja lembrado e facilite a comunicação. Isso vai te ajudar bastante na prospecção de clientes.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts