Você não precisa de um cartão de visitas, mas de um cartão de abordagens!

Se você está começando a fotografar, uma das coisas que devem ter te dito foi “você precisa de um logo e de um cartão de visitas para ser um profissional”. Entretanto, a verdade é que ninguém usa mais esses cartões e é preciso fazer de um jeito diferente!

Antigamente, esses cartões eram usados para poder divulgar os dados. Desse modo, quando a pessoa tivesse interesse no serviço, teria como ligar de volta e entrar em contato. Existia até mesmo uns potinhos para que as pessoas pudessem guardar esses cartões, lembra?!

Depois dessa época, as pessoas acostumaram a distribuir cartões de visita nos balcões de parceiros para ficarem esperando algum milagre de alguém pegar um e entrar em contato. Porém, isso não funciona mais! Além disso as pessoas não são mais sensibilizadas através de um cartão. E, caso alguém pegue um cartãozinho, provavelmente é apenas para saber de preço sem se importar com o serviço.

Qual a diferença do cartão de visita para o cartão de abordagem?

A grande diferença é: no lugar do cliente ficar com seus dados, você pega os dados do cliente!

Por exemplo, João trabalha com fotografia de gestante e encontrou com uma gestante no caixa de uma loja. Percebendo que ela estava grávida, João começou um diálogo e perguntou coisas sobre a gestação e se ela já fez as fotos de gestante. Como a mulher não tinha feito, João compartilhou que ele faz fotografia de gestante e que queria dar um presente (isso nós já falamos várias vezes e você pode seguir a estratégia que preferir). Em seguida, ele deu o seu cartão e pediu o contato da gestante.

A parte importante é que João entregou as informações dele e pegou os dados da mulher! Depois ele enviou pelo whatsapp o link do site e instagram, assim a mulher pode conhecer realmente o seu trabalho!

As chances de venda são muito maiores quando o cliente é abordado, não adianta ficar esperando o cliente aparecer :/.

Se você ver alguém que tem chances de ser seu cliente, aborde! Essa é a estratégia para vender mais usando o cartão de visita!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto: