COMO COBRAR MAIS PELA SUA FOTOGRAFIA AUMENTANDO SEU VALOR - Dica dos 5C's (parte 2/2)

Já está no mercado de fotografia com um certo fluxo, mas quer ganhar mais?! Na primeira parte desse tema, nós conversamos sobre como se posicionar no mercado e entender a diferença entre valor e preço. Agora, o objetivo é aumentar o seu valor!

Para fazer o cliente perceber valor maior e, consequentemente, pagar mais é preciso seguir a dica dos 5C’s!

Aumentando seu valor com as dicas dos 5C’s

Competência

Você precisa ter um trabalho bom. Qualidade é obrigação! Dê uma olhada no padrão da tua concorrência e veja se suas fotos estão no mesmo nível ou melhor. Se você se colocar no teu mercado com um trabalho de qualidade menor, o público não enxergará valor no teu trabalho e será muito difícil mudar isso. Hoje em dia, é muito fácil evoluir na fotografia. Você pode melhorar a sua técnica de captura, direção, enquadramento e muitas outras coisas. Até mesmo no YouTube tem muito conteúdo bom e de graça! Seja competente, a foto é sua base.

Consistência

Não basta só ter competência e boas fotos de apenas um trabalho, você precisa que isso seja constante. Consistência é você conseguir se apresentar como um bom fotógrafo em diversos trabalhos e com vários clientes diferentes. Isso mostra para o mercado que você é um fotógrafo competente em tudo o que faz. Você pode mostrar consistência num blog bem feito, em boas postagens nas redes sociais e com um excelente portfólio. Se você tiver consistência, as pessoas vão te acompanhar e te valorizar!

Confiança

Muitas vezes, no mercado, há fotógrafos que não conseguem decolar nas vendas porque não transmitir confiança para o cliente, mesmo tendo um portfólio legal. Se o fotógrafo não se demonstra confiável ao cliente, ele pode até interagir nas redes sociais, mas dificilmente irá contratar o serviço. Para mostrar que é de confiança, é bacana ter site com todas as informações de contato bem localizadas, além de responder ao cliente rapidamente. Evite informações confusas e faça com que as pessoas te conheçam, busque indicações de clientes e fornecedores. Mostre que você existe de verdade, até mesmo expondo coisas pessoais na medida que for necessário. Afinal, você é uma pessoa!

Conveniência

Quando você quer atender um cliente, por exemplo, uma gestante; pense que essa gestante tem uma série de problemas para resolver. Essa gestante precisará pedir diversos orçamentos, ver vários sites, ligar, conversar, conferir agenda e mais uma série de coisas até conseguir receber as fotos do ensaio. Você precisa entregar soluções para o cliente antes mesmo que ele gaste energia com os problemas. Se você tem contato com uma gestante, já converse com ela e ofereça a solução antes. Você pode até mesmo fazer a estratégia da inversão de risco, que sempre comentamos por aqui.

Pense em tudo o que você pode fazer para facilitar a vida do cliente. Pense no que fazer para melhorar o atendimento, para deixar mais fácil o pagamento, agendamento e tudo que for preciso para ser mais rápido e melhor. Sendo conveniente, o cliente tem uma experiência sensacional e, consequentemente, enxerga mais valor no teu serviço. Além disso, é certo que essa pessoa irá te indicar muito!

Comparação

Diferente um pouco dos outros C’s, a comparação acontece quando você precifica o trabalho e os outros clientes, a partir disso, observam o teu trabalho e comparam com outros profissionais do mesmo nível. Se a comparação existe, você precisa ser melhor ou um pouco diferente. Não estamos apenas falando da qualidade das fotos, mas ser melhor em atendimento e diversos outros fatores. Já em ser diferente, você se especializa em algum nicho específico e tem mais liberdade para trabalhar com o público específico. Lembre-se: não se compare com quem está lá pra baixo, busque referência de quem está bem no mercado.

Essa comparação é em tudo, então tenha um material legal de orçamento porque o cliente vai observar isso, é o primeiro contato. E, para te ajudar nessa tarefa, preparamos um material com diversos PDF’s de orçamento de fotógrafos de sucesso de todo o Brasil! Assim, você pode observar com detalhes e ter ideias de como fazer o seu. Mais um presente nosso para você, só clicar aqui!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="autoplay; encrypted-media" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts