Uma das coisas que mais nos perguntam toda semana é sobre o que fazer para começar na fotografia.

Dessa vez, as dicas são do Gobatto, que não é fotógrafo, mas sabe bem como receber pedidos de orçamentos de fotografia. Então, ele resolveu compartilhar o que fez para te ajudar a começar na fotografia!

1 – Tenha um produto bom 

Se você não tiver uma boa fotografia, nenhuma dica de marketing vai realmente servir. Quanto melhor for o seu produto, menos marketing agressivo será preciso fazer. Afinal, as pessoas gostam naturalmente daquilo que é bom e se destaca.

Então, invista em cursos! Busque entender sobre fotografia. Não estude apenas velocidade, abertura e ISO; estude também outros aspectos como composição, luz e direção. Se você tiver escolhido fotografar pessoas, será preciso muito estudo para conseguir encaixar tudo e fazer com que tenha harmonia. Lembre-se: não invista só dinheiro, é preciso gastar tempo e se dedicar.

2 – Faça muita foto

Além do estudo, fotografe muito! Pratique tudo o que você aprender, afinal é praticando que se desenvolve as habilidades. Convide os colegas, o pessoal da família, o namorado (a) para fotografar.

3 – Divulgue

Poste essas fotos  para as pessoas que estão ao seu redor. Sua família e amigos vão começar a observar teu trabalho. Quando você divulga, o interesse de quem te segue é desperto e, provavelmente, vão pedir orçamento quando precisar ou quando você despertar o desejo deles.

Por exemplo, o Gobatto tirou algumas fotos da namorada usando tudo o que ele tinha aprendido sobre luz e direção. Quando ela postou as fotos,  várias amigas dela ficaram loucas querendo fotos daquele mesmo jeito! Isso tudo aconteceu porque aquelas pessoas queriam fotos com o mínimo de cuidado na luz, direção e tratamento. Mesmo com uma fotografia básica, Gobatto conseguiu se destacar e até agora recebe pedido de orçamento. Se ele fosse fotógrafo, o próximo passo seria fazer uma abordagem direta com esse pessoal. Uma estratégia muito boa para esses casos é aplicar a inversão de risco, que você deve saber muito bem como faz, né?!

O importante é você saber que pedido de orçamento não vem do nada! É preciso estudar, fotografar, divulgar e, enfim, fazer uma oferta pra todo mundo que está te acompanhando! Esse é um dos inícios mais fáceis; então, se tu quer começar na fotografia: vai lá e faz!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto: