COMO ESCOLHER A LENTE CERTA pra fotografar Teatro e Dança

Quer saber qual é a lente certa pra fotografar teatro e dança?! E o que usar para apresentações em palco?

Para escolher a lente certa pra fotografar teatro e dança é preciso analisar os seguintes fatores:

Primeiramente, a lente ideal vai depender do tipo de apresentação e da câmera usada. Por exemplo, se a câmera escolhida for a canon EOS R, qualquer lente f/2.8 e com mais de 100mm já dá conta do recado. Nessa situação, uma 70-200mm, mesmo que seja f/4, traz um bom resultado em virtude da pouquíssima quantidade de grão em situações de ISO alto (6400 – 12800).

Não sendo essa opção de corpo de câmera, uma objetiva muito boa é a 135mm f/2. Além de ser um ótimo custo-benefício, a 135mm facilita a questão do foco já que a profundidade de campo é menor.

Eventos mais parados, como o teatro, são mais simples. Para espetáculos de dança é complicado fugir de um investimento maior para ter um bom resultado. Uma dica para isso é confiar em funções como a estabilização da própria lente.

Por que é melhor estabilização na lente?

Por experiência, nós acreditamos que a estabilização de objetivas tele é melhor feita pela lente do que pela câmera. Esse não é um comentário de especialista, mas de quem testou e constatou isso na prática. Isso acontece porque a objetiva longa possui estabilização por um próprio sistema dentro do tambor da objetiva. Quando a estabilização é feita pela câmera, o resultado não é alcançado em perfeição porque é muito mais complicado manter algo estável pela ponta do que pelo centro. Para você ter ideia disso, basta pensar no que é mais fácil: estabilizar um cabo de vassoura pelo centro ou pela borda?

Regularmente, quem trabalha com objetivas longas usa Canon por causa dessa estabilização da lente. Se você pesquisar, vai verificar que fotógrafos de esportes , danças e teatro continuam dando preferência, sobretudo, a Canon.

Enfim, o ideal é que você tenha uma lente clara e de pelo menos 100mm, mas isso pode variar dependendo da câmera usada e do espetáculo.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts