Está começando na fotografia, mas não consegue fazer diferente dos outros ou algo inovador? Então, provavelmente fazer bem feito já serve para você!

Um dos mitos do empreendedorismo e que mais apavora quem está começando é dizer que é necessário ser inovador para ter um negócio que funciona. Pra quem está começando, isso, normalmente, gera pânico! Não ter algo inovador, de forma alguma, não significa que é impossível iniciar no mercado da fotografia e desenvolver um negócio que funcione.

Como iniciar no mercado sem inovar

Se você faz o que promete bem feito, está tudo certo! Dê uma olhada para a galera do teu mercado e observe como os concorrentes estão fazendo. Note a qualidade do material o que é entregue e como você pode fazer. Se o teu concorrente vende bem é por que o mercado está absorvendo e pagando pelo que foi feito. Então, faça isso bem feito que você vai encontrar um lugar legal no mercado.

A partir disso é possível planejar estratégias comerciais, precificar e até mesmo fazer campanhas. Mas, de modo algum, não se apavore! Você não precisa ser o “cara diferentão”. O importante é você começar a trabalhar, ganhar experiência até amadurecer e enxergar o que pode fazer diferente.

Se você já gosta de fazer tudo invertido e esse é teu jeito, arrisque! Pode ser que o mercado goste e até mesmo pague mais por isso. Mas, de qualquer forma, faça bem feito! Entregue de corpo e alma tudo o que puder.

Enfim, só não se cobre demais para fazer algo diferente. O importante é começar a produzir algo bom!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto: