Para saber se o sensor está sujo só é preciso seguir um passo a passo que vamos te ensinar agora!

O que é preciso para se o sensor da câmera está sujo?

1 – Uma folha branca

2 – Uma caneta

3 – A câmera que você quiser dar a conferida no sensor 😉

O que fazer?

– Pegue a caneta e faça uma bolinha no meio da folha branca;

– Depois, cole a folha na parede;

– Em seguida, tire uma foto da folha com o diafragma da câmera completamente fechado e tenha maior nitidez possível no quadro da câmera.

Como faço isso?

– Faça isso com o ISO 100, para não confundir ruído com sujeira;

– Também escolha um ambiente bem iluminado para não ter o risco da folha começar com uma iluminação e terminar com outra;

– Fazer uma foto com +1 na fotometria. A câmera precisa estar bastante exposta para uma folha branca e não cinza, e assim chegar ao resultado.

– Veja a foto no computador e descubra o tanto de sujeira! :O

Mas para que serve o pontinho preto?

O pontinho preto está lá pra você conseguir fazer o foco! Se você usar foco manual, beleza. Mas é preciso esse foco cravado para que a sujeira fique cravada na folha, não na frente ou atrás do foco e assim não dê para enxergar.

Os pontinhos estranhos que aparecem na imagem são todos sujeira no sensor e eles aparecem nas fotos sim! Então, ficou se perguntando como é possível não vermos toda essa sujeira?! Pois é, esse “milagre” acontece porque seria preciso que a “sujeira” ficasse na área em foco, ou seja, dependendo da lente, lá para o f/22; mas normalmente a gente não passa do f;5.6. Isso pode dar trabalho num ensaio com luz do sol e você queira usar um céu azul e tal. Então, não deixe pra lá e limpe ele, uma hora vai te dar trabalho para corrigir no photoshop. Essa é a nossa dica de fotógrafo para fotógrafo. Não deixe esse sensor ficar sujo. Principalmente se você usa mirrorless (sua câmera não tem espelho e todo aqueles trambolhos na frente) o sensor fica bem mais exposto e mais fácil de conseguir uma sujeirinha nova D:

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

be[/embed]