Está difícil selecionar fotos do teu trabalho? Veja só essas 5 dicas para saber escolher! Acredite, não é só você que tem dificuldade.

O método para selecionar fotos

Primeiro, você vai precisar de um programa para fazer a seleção de fotos. Isso é importante por causa da questão da velocidade da leitura. O que te indicamos é o Photo Mechanic; mesmo com o arquivo em raw, ele não demora nenhum segundinho para que a imagem seja gerada. Além disso, ele permite que você marque as fotos que gostou ou não gostou e ainda pode colocar a avaliação, cor e diversos outros sinais. Essa também é uma dico do mestre Henrique Ribas.

Passo 1 – Bom ou ruim

Você primeiro vai olhar as fotos separando o que acha bom ou ruim. Essa seleção deve ser aditiva, então você pode usar qualquer um dos itens marcadores do Photo Mechanic. A principal dica é não voltar atrás para ver qual é a melhor, mas ir adicionando rapidamente.

√Č importante notar que, ao selecionar o que gostou, o resultado vai ser bem mais coerente e restrito do que ir selecionando o que n√£o gostou.

Passo 2 – Qual a melhor foto dentre elas

Após a primeira seleção, você vai repassar as fotos que você já gostou. Por exemplo, se você selecionou 3 fotos numa mesma situação de luz e enquadramento, essa é a hora de comparar as fotos. Assim, você vai escolher o que mais gostou de cada situação.

Passo 3 – As fotos que eu escolheria para o √°lbum

Essa é a hora de você indicar ao cliente quais as fotos que você mais gostou. Você pode deixar elas numa pasta separada ou usar algum aplicativo que mostre ao cliente as sinalizadas para o álbum e que são suas favoritas.

Passo 4 – As fotos para o meu blog

Essas são as fotos para o blog, facebook ou instagram. Essas serão poucas fotos, uma média de 30 fotos dependendo do que foi fotografado, mas que carregam o melhor do teu trabalho. Não deixe isso para depois, é muito importante que você poste e mostre o seu trabalho.

Passo 5 РFotos para portfólio

São fotos que entrariam para portfólio, para serem enviadas para algum concurso ou que poderiam ser ampliadas para decorar o seu escritório. Esse é um espaço mais restrito para 1 ou 2 imagens. Uma dica é sugerir essa ampliação também para o teu cliente e já fechar uma venda extra.

 

√Č sempre importante ir at√© o final para que se tenha com facilidade o que for necess√°rio, como, por exemplo, quando tiver um concurso de fotografia que voc√™ deseje participar. Esse √© o m√©todo para selecionar fotos que te sugerimos, mas agora queremos saber como voc√™ faz!:) Afinal, a internet serve justamente para isso. Vamos compartilhar nossas dicas e crescermos juntos!

_______________________

Se voc√™ curtiu essa discuss√£o e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fot√≥grafos com conte√ļdo inteiramente gratuito para voc√™!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net