COMPOSIÇÃO, ILUMINAÇÃO E DIREÇÃO NA FOTOGRAFIA- Não entre em pânico!

“Como podemos lembrar do máximo possível de composição, iluminação, direção na fotografia e parecer super tranquilo na frente do cliente?”

A principal dica de como estar na frente do cliente é: não entre em pânico!

A maior parte dos fotógrafos têm o conhecimento e sabem do que estão fazendo, mas entram em desespero na frente do cliente. Entretanto, independente do que aconteça, não entre em pânico porque o cliente sempre percebe e questiona a capacidade do profissional. Mesmo que você faça boas fotos e tenha um resultado fantástico, o cliente fica com aquela dúvida porque sentiu a insegurança.

Obviamente, isso não significa que você deve se tornar alguém prepotente que não aceita uma sugestão. Afinal, é preciso lidar com o cliente de forma que ele se sinta confortável e seguro. Por isso brinque, converse e interaja para que construam o ensaio juntos e sem pressão.

Quando fazer a direção na fotografia?

Inicialmente, é importante lembrar que você não tem a obrigação de estar fotografando em todo o tempo. Outra coisa que pode te ajudar muito é desenvolver um método. Decida antecipadamente o que você deve observar primeiro no processo de construção de uma foto.

Eu gosto de pensar numa foto de acordo com as coisas que eu não consigo controlar. Então, eu começo com o fundo e procuro o local para fotografar. Em seguida busco a luz do fundo ou luz de recorte. De acordo com a luz eu posiciono as pessoas (no meu caso, que sou fotógrafo de casamentos). Depois eu encaixo o casal no quadro e já penso na composição ideal. E, por fim, eu dirijo o casal de acordo com todo o resto.

A experiência do ensaio é fantástica quando tudo acontece no momento certo, com tudo pronto. Para quem trabalha com flash como luz principal, isso é essencial! Você tem a responsabilidade de deixar tudo pronto para encaixar o casal e clicar.

Dica extra

Uma dica quanto a composição é estudar e compreender como funciona. Não descanse até entender a regra dos terços, o ponto de ouro, caos e espaço, linhas e etc! No início, você pode até levar para o ensaio anotado num papel para ir pegando o jeito. Só o que não pode acontecer é você chegar para um ensaio sem norte ou método.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

#038;enablejsapi=1&origin=https://www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Comentários (3)

Últimos Podcasts