Controle Financeiro para Fotógrafos - Não roube de você mesmo

Você sabia que não ter controle financeiro é o motivo número 1 das razões que quebram os negócios de fotografia e qualquer outro que exista no mundo?

Como não queremos isso, vamos te dizer como solucionar isso!

Controle financeiro

O grande desafio de separar o caixa da empresa do seu caixa pessoal

Essa é a dificuldade de separar a sua carteira do caixa da empresa. Isso é o que, normalmente, acontece quando aparece uma conta inesperada para pagar, um lanchinho para fazer ou conta da internet de casa aparece atrasada… Enfim, muita coisa pode acontecer para te fazer pensar que se a empresa é tua, aquele dinheiro que está no caixa é teu e que pode gastar como bem entender. Pois é, esse é o primeiro passo para o fracasso.

O caixa da empresa é da empresa, não é teu, não é tua carteira. Lembre que a empresa precisa se sustentar e pagar os gastos dela; e não estamos falando apenas dos custos de agora, mas também em pagar coisas do futuro – investimentos, manutenções e seja lá o que ela precisar. Ou seja, ela precisa ter o seu próprio dinheirinho bem cuidado para o que der e vier.

E como você fica nessa história?!

Você precisa ter um salário! Isso mesmo que você acabou de ler. Esse é outro segredo para ter controle financeiro e fazer o teu negócio funcionar.

Quando você abre um negócio, essa é uma das primeiras coisas que você precisa fazer. Não é porque você é sócio da empresa que pode tirar dinheiro quando quiser; afinal, é preciso ter planejamento financeiro. A partir de hoje, controle os custos da sua empresa e organize o seu salário. Mesmo a empresa sendo sua e você o seja o único funcionário, tenha um salário!

Então, mesmo que seja estranho; lembre-se de fazer a soma do custo da empresa colocando as suas horas de trabalho nela, como seria se você trabalhasse em qualquer outra empresa. Considere e controle isso. No Vitamina V, temos aulas mais profundas sobre esse assunto; mas para hoje, fique em alerta e esteja ciente do maior problema para as empresas que estão começando.

Você só precisa tomar uma atitude, até hoje mesmo, e fazer isso mudar para ter muito sucesso! Não deixe o seu negócio quebrar, tenha o controle financeiro de tudo da sua empresa!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts