CRISE NA ECONOMIA - Fotógrafo deve baixar o preço?

Um ouvinte nosso fez o seguinte questionamento: Quando e como saber se os preços devem ser alterados? Pois isso varia de sazonalidade, economia e etc.” Esse é um assunto muito importante para a gestão de uma empresa. Um fotógrafo de sucesso precisa saber como lidar com crise na economia e com os momentos de alta no mercado.

Quando devo subir o preço?

Toda vez que você vender o seu pacote de maior valor, mesmo que tenha sido uma única vez, você precisa aumentar o seu preço um pouquinho. Aumente nem que seja 10% ou 7%. Você deve fazer isso porque a compra desse pacote demonstra que o seu valor no mercado subiu e tem gente disposta para pagar por isso!

Outro momento é quando você conseguir um diferencial! Ao começar a fornecer um produto melhor e com entrega mais rápida, precificar um pouquinho melhor. 

Se no mercado aparecer alguém cobrando mais caro,  verifique a qualidade do trabalho, a velocidade, o posicionamento online e offline desse concorrente. Se tudo for parecido como  seu, cobre mais! Quando um profissional começa a cobrar mais, ele ajuda a puxar o preço de todos profissionais da categoria para cima. 

Posso cobrar menos quando tiver crise na economia?

Essa é uma armadilha gigantesca! Muitos profissionais acham que toda vez que o fluxo diminui o problema está nos preços. Entretanto, na maioria das vezes, o problema é outro. Só diminuir o preço não vai resolver tanta coisa como se pensa. O problema, normalmente, está em como se presta o serviço, no posicionamento de mercado ou em algo que se fazia e deixou de fazer. Talvez, antes, as postagens eram mais frequentes, existiam mais parcerias comerciais ou o profissional era mais atencioso com o público.

Em 20 anos de mercado, eu já vi muita coisa acontecendo e sei bem como é a realidade do fotógrafo. Quando o negócio ganha uma certa estabilidade, o fotógrafo sempre cai num certo comodismo. Porém, você precisa fazer algo novo sempre! Aquele anúncio na revista de 10 anos atrás já não funcionam tão bem agora. As estratégias sempre estão mudando.

Outra dica é observar o que os fotógrafos que estão se destacando fazem! Normalmente, eles fazem sucesso justamente porque estão com novas estratégias. Provavelmente esse fotógrafo se porta muito bem tanto no marketing digital como no offline. 

Você precisa estar sempre observando o mercado para ter clientes sem baixar o preço. Até mesmo se aparecer gente cobrando menos! Nem todo mundo se preocupa apenas com o menor preço, tem clientes que se preocupam muito mais com outras coisas. As pessoas querem fazer um bom negócio, mas com quem oferece um bom atendimento, um produto de qualidade e comodidade. Por isso, você precisa se posicionar bem para alcançar exatamente o público certo!

A verdade é que você deve baixar o seu preço nunca! A sua missão é sempre buscar novas possibilidades para ser mais valorizado pelo cliente certo. 

A exceção

Eu acredito que só existe um único momento que você pode baixar o preço, que é ao lançar um produto novo e é preciso mostrar ao mercado. Para isso, faz sentido colocar um preço mais baixo, conseguir mais clientes e mostrar para o público o novo serviço. 

Por exemplo, se você começar a fotografar partos, as primeiras vendas podem ser promocionais e devem ter alguma história junto. Você pode justificar o valor promocional fazendo uma primeira exposição com esse tipo de fotografia. A partir da exposição, você pode fazer a oferta com o preço ideal e já com um reconhecimento no mercado.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts