Você sabe dizer de onde vem a maior parte dos teus clientes? Ou conhece qual a jornada que eles percorrem até achar você? Ou qual tipo de fotos eles gostam? Eles vêm de indicações ou do Facebook?

Por que é preciso saber de onde vêm os clientes?

É importante saber quais são os fatores decisivos para teus clientes terem escolhido contratar justamente você! Por exemplo, se uma boa porcentagem dos teus clientes vierem de um certo fornecedor, é importante você saber disso para trabalhar melhor e manter esse relacionamento. 

Apesar dos clientes de fotógrafos, de forma geral, não serem originados do “mundo virtual”, é possível saber qual o caminho que foi trilhado até o contrato. Mesmo não sendo exato, você pode perguntar aos seus clientes e transformar as informações em dados. Assim, você pode saber onde otimizar e investir. Além disso, vai encontrar novas soluções e ideias para aperfeiçoar o público.

Você pode vender fotografia para quem gosta!

Outra coisa importante é você estudar especificamente o cliente. Se os teus clientes favoritos vêm da indicação de uma certa cerimonialista, seu primeiro passo vai ser dar um buquê de flores para nunca perder o contato com essa pessoa hahaha. Observando isso, também é possível buscar outras cerimonialistas que tenham um trabalho parecido. Desse modo você vai estar preparado para não depender apenas de uma pessoa ou só de um único canal para ter clientes. Afinal, qualquer coisa pode acontecer no futuro e é preciso estar preparado.

Quanto mais você compreende e estuda seu público, mais soluções você encontra para aumentar e melhorar ele. Quando se entende a jornada deles até você, se abrem novas formas de otimizar, conseguir crescer e estruturar o seu negócio.

Enfim, estude e melhore!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto: