DESMOTIVAR-SE COM O SUCESSO ALHEIO | Inspiração na fotografia

É muito bom ter alguma inspiração na fotografia, mas tenha cuidado para que o sucesso do outro não te paralise!

Nós já falamos diversas vezes por aqui sobre ter alguém para se inspirar e como essa escolha deve ser bem feita. Afinal, não adianta se inspirar naquele fotógrafo coitadinho que o negócio funciona se arrastando. Você deve se comparar com as pessoas que estão indo bem e tendo um bom resultado no mercado. Entretanto, mesmo assim, é importante ter muito cuidado com quem você escolhe para ser seu modelo de sucesso!

Por que eu preciso ter cuidado ao ter alguma inspiração na fotografia?

Você precisa ter cuidado para não se comparar com a pessoa errada. O sucesso, por si só, não é suficiente para ter alguém como inspiração. Por exemplo, você pode ver alguém que tem décadas de carreira, uma equipe enorme e que executa dezenas de ações ao mesmo tempo como alguém que você pode se espelhar no começo da carreira. Mas é algo que não funciona na prática porque as realidades são bem diferentes.

O perigo!

Tentar ser igual a alguém que tem décadas de trabalho na frente não funciona porque existe uma distância imensa do ponto do fotógrafo iniciante ao experiente. Você pode se inspirar na jornada dessa pessoa e ter como exemplo, mas não deve tentar “repetir” o que ela usa ou faz.

Uma das coisas que sempre traz muita insegurança para fotógrafos inciantes é a questão do equipamento. Ver fotógrafos com equipamentos caríssimos pode fazer você pensar que não pode produzir algo bacana com o equipamento básico, mas isso não é verdade. Você pode vencer e ir muito longe com o equipamento que tem! Não fique colocando o equipamento de alguém como a “chave” para ter um negócio de sucesso.

Conversando com vários fotógrafos, nós escutamos muitas pessoas frustradas porque não conseguiam fazer igual a fulano de tal. Nós não queremos que você se desmotive por se inspirar por um fotógrafo que esteja mais na frente da jornada. Acompanhe pessoas de sucesso, escute, veja o que elas fazem; mas observe a jornada! Não deixe o modelo de sucesso que você escolheu ser algo que te paralisa porque você não consegue fazer no mesmo ritmo que ele.

O que eu devo fazer?

Tenha alguém de um nível alto como referência, mas também tenha outras pessoas que conseguem viver bem de fotografia num nível intermediário. Talvez esse fotógrafo intermediário te dê mais ideias e soluções do que o fotógrafo líder do mercado. Aprenda com esses caras, mas não deixe o sucesso do outro te desanimar. Foque mais sua atenção no momento que você está vivendo agora do que no futuro!

Você tem alguma inspiração na fotografia? Conta pra gente!

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e navegue no nosso site. Esse é o melhor podcast para fotógrafos e com conteúdo inteiramente gratuito para você!

Facebook | Instagram | Twitter

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Últimos Podcasts