Será mesmo que você é mesmo uma pessoa desorganizada? Ou é alguém que está desmotivado com o que faz?

No canal do Primata Fatante, o Davi falou sobre a diferença de estar desmotivado e estar desorganizado. Essa é uma reflexão muito importante para nós.

Estratégia de organização

Muita gente quer saber como se organizar e quais as estratégias para isso. Tem quem acredite que uma metodologia de organização é o suficiente para resolver todos os problemas. Por exemplo, a estratégia do Eduardo é muito simples, apenas um Kanban com três colunas divididas em: fazer, fazendo, feito; divididos pelos dia da semana.No caso do Eduardo, cada cor de post-it representa uma categoria, por exemplo, uma de marketing, outra pra finanças e por aí vai. Desse modo, os post-its vão caminhando até ser resolvido.

Existem diversos modos de organização, até um papel com uma caneta já resolve se você estiver motivado. Se você estiver desmotivado, não existe sistema de organização no mundo que resolva o problema. O sistema de organização faz nada, ele só mostra o que é preciso fazer.

Está desmotivado?

Se você está desmotivado, a primeira coisa a se perguntar é o motivo para não querer fazer isso. Às vezes, é necessário um psicólogo para orientar e ajudar, até descobrir o que se quer fazer da vida. Porém, muitas vezes, não se faz o que é necessário por acreditar que o desafio é grande demais. Talvez, só se consiga resolver uma situação desse tipo quando ela for dividida em pequenos passos. E, após dar o primeiro, você vai saber que no próximo dia dará o segundo. Consequentemente, você terá mais segurança. Tudo isso deve ser feito sem nenhum desespero, mesmo que você não consiga cumprir tudo o que estava projetado todos os dias. Afinal, é extremamente normal você ter uma lista de 10 coisas para fazer e só conseguir cumprir umas 3 coisas. É normal a gente dimensionar o tempo errado e alguma atividade demorar muito mais do planejado. Mas, quando aparecer novamente algo do tipo para fazer, você já saberá dimensionar o tempo de forma adequada de forma experiente.

Foque no objetivo a longo prazo

Depois de fazer o seu Kanban ou qualquer outra estratégia de organização, é possível olhar para as atividades e ver o que realmente está ali e que ajuda a cumprir o objetivo a longo prazo. Se precisar ser feito, faça e tente executar ao máximo tudo o que puder! Claro que tudo isso deve ser administrado com equilíbrio, já que temos atividades essenciais.

Enfim, o resumo disso é que nem o caderno, nem o post-it ou qualquer outra estratégia de organização vão fazer as atividades. É preciso que você esteja motivado para cumprir o que foi organizado. Por isso, toda essa história sobre desorganização x desmotivação.

Para estar motivado é importante que se compreenda que as diversas atividades estão apontando para o seu sonho e objetivo. Enxergar dessa forma torna tudo diferente.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto: