Quer saber quais dicas o Eduardo daria para ele mesmo, quando estava começando na fotografia?

O Eduardo deu 6 dicas sobre isso e que, certamente, serão muito importantes para você! Vamos fingir que estamos agora embarcando no DeLorean de “De Volta para o Futuro” e indo para o passado, para o começo da jornada do Eduardo para ouvir o “Eduardo do presente” dar seis dicas de ouro.

1 – Conheça as cerimonialistas

“Conheça todas as cerimonialistas e decoradoras da região e faça uma parceria que preste! Não interessa as desculpas, vá pelo menos fotografar a decoração desse pessoal. No começo, as fotos não estão tão legais, então, o quanto antes começar a ter conexões boas é melhor ainda. No futuro, elas serão mais necessárias do que você imagina, não esqueça de fazer a parceria pessoalmente!”

(lembre-se que eu estou falando para minha versão do passado.)

2 – Você não precisa de equipamento novo

“Não é por ter saído um modelo de câmera novo que significa que você precisa dele. Não use todo o dinheiro suado para comprar algo só por falarem que é um equipamento bom. O equipamento pode ser o que for, mas você precisa tirar o máximo do equipamento que você já tem! Então, Eduardo, tu não precisa dessa lente nova. Se dedique em aprender mais.”

3 – Faça amizades com fotógrafos

“Busque conhecer todos os fotógrafos da sua região. Eles são amigos, não inimigos. Daqui uns cinco anos, a maior parte da tua agenda vai vir de indicação desse pessoal; além disso, em 10 anos, você vai viver de produzir conteúdo para eles! Então, não seja idiota, fique amigo deles logo!”

4 – Compra um MAC!

“Não vem com desculpa de Dell ou de qualquer outro computador, o resto não interessa. Por isso, compra um Mac e não vai ser só pra“editar foto”, ele vai ser teu computador pessoal e teus resultados vão melhorar bastante.

5 – Vendas extra

“Acredite no que você faz, acredite no seu produto e faça vendas extras! Portanto, oferece o teu produto, Eduardo! Mas não demora a perceber isso, por favor. Os teus clientes valorizam mais teu produto do que você mesmo. Teus clientes merecem essas vendas extras, acredite nesse negócio!”

6 – Faça todos os workshops

“Gostou do cara? Das fotos dele? Ou do discurso dele? Vá fazer o workshop! Sabe o dinheiro que tu gastou naquela lente que tu não precisava? Seria muito melhor utilizado se tu tivesse investido em workshops e cursos. Aproveite cada oportunidade! O quanto antes tu fizer workshops, a curva de aprendizado vai diminuir muito! O que eu demorei 14 anos para aprender, teria feito em 5 anos se tivesse feito isso.

Então, Eduardo, siga essas dicas e arrebente! Acima de tudo, isso vai te ajudar a amadurecer e crescer muito mais rápido. Era tudo o que eu queria ter ouvido quando estava começando na fotografia”

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast
Twitter.com/fotologiacast
fotologia.net

vídeo sobre o assunto: