É IMPOSSÍVEL!!! -

“Não dá para fazer mil agendamentos num ano”,”não dá para fechar agenda de um ano em 30 dias”, “não dá para ganhar dinheiro assim como foto”. Você já falou ou pensou que era impossível viver de fotografia? O fotógrafo vencedor é aquele que embarca no que aparenta ser impossível e faz! 

Quando nunca experimentamos ou nunca passamos por algo, o natural é considerar tal coisa impossível ou irreal. E isso é algo normal, que acontece até mesmo no mercado da fotografia.

Com muito tempo na fotografia, começamos a conhecer situações que, para a maioria, é impossível! Por exemplo, um aluno do treinamento Vitamina V chegou a fechar mais de 1.000 trabalhos ano passado!

Na Semana do Fotógrafo Vencedor, nós compartilhamos algumas estratégias para conseguir chegar a esse nível; mas teve fotógrafos que não acreditou que seria possível conseguir certos números de vendas. Nós entendemos os questionamentos de quem não viu as explicações porque a maioria dos fotógrafos não consegue fazer muitos trabalhos dentro de um mês. Boa parte só faz 1 ou 2 trabalhos por semana porque essa era a realidade quando começou na fotografia e, assim, permanece.

A caverna de Platão

Uma teoria filosófica de Platão dizia que existia uma caverna com algumas pessoas que nasceram e viveram dentro dela. Essas pessoas estavam amarradas e viam apenas as sombras do que acontecia do outro lado na parede. Certo dia, uma dessas pessoas conseguiu se desamarrar, fugiu para a parte de fora da caverna e viu as cores, flores, animais e formas. Após explorar, essa pessoa voltou para a caverna e tentou explicar para os que estavam dentro da caverna o que viu lá fora. O que você acha que aconteceu? Será que as pessoas vão compreender a explicação de quem teve a experiência além das sombras?

Provavelmente, aquelas pessoas vão chamar o cara que retornou para a caverna de mentiroso. Além disso, imagina só tentar explicar as cores e movimentos de uma borboleta para quem só viu sombras a vida toda! Nós costumamos ler as experiências do outro a partir do que vivemos. Portanto, temos a tendência de considerar como impossível o desconhecido.

Fotógrafo comum x Fotógrafo vencedor

A realidade comum dos fotógrafos é a de 1 cliente por dia. Será que é possível fazer 20 ensaios em apenas um dia?! Você acreditaria? Compartilhe com a gente nos comentários se você acredita ou não acredita nisso, porque vamos falar mais sobre isso depois!

Enfim, não considere como impossível aquilo que não conhece.

Outro exemplo é a questão do transporte. A distância de Porto Alegre para São Paulo vai depender se for feita de pé, cavalo, carro ou avião. Quem não conhece a tecnologia de um carro ou um cavalo, esse percurso só seria possível em 1 mês feito caminhando. Já para quem conhece o cavalo a realidade muda. Consequentemente, para quem conhece o carro e o avião a perspectiva de tempo vai ser outra. Uma viagem de 1 mês pode ser feita em 1h30, dependendo do modo escolhido.

Então, é possível sim ter resultados extraordinários!  Mas para isso é preciso saber a maneira correta para conseguir. É muito mais fácil conseguir fazer o impossível com as dicas de quem já fez antes. Também existem os loucos que buscar fazer o que nunca foi feito, como criar o avião; mas esse é assunto para depois hahaha.

_______________________

Se você curtiu essa discussão e quer aprender mais sobre fotografia, nos acompanhe nas redes sociais e acesse ao fotologia.net, o melhor podcast para fotógrafos com conteúdo inteiramente gratuito para você!

fb.com/fotologiacast

instagram.com/fotologiacast

Twitter.com/fotologiacast

fotologia.net

vídeo sobre o assunto:

//www.fotologia.net" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Assine: iTunes | Android | RSS

Compartilhe isso:

Envie o seu comentário

Comentários (1)

  • Eliane

    12 março 2019 às 08:45

    Eu acredito ,só não sei como fazer isso ,para dividir o tempo ,hj faço apenas 1 por dia.
    Gostaria de dicas

    Responder

Últimos Podcasts